Picking ou order picking é uma técnica que consiste em recolher certos produtos armazenados baseando-se no pedido de um cliente. Existem cinco estratégias de organização: picking discreto; picking por zona; picking por lote; picking por onda; e bucket brigades, uma nova estratégia. Cada uma delas é utilizada para determinada situação.
Neste artigo iremos abordar as estratégias para organizar suas atividades de picking na logistica. Continue a leitura!
Picking Discreto
É o método mais simples e cada agente fica responsável por um pedido por vez. Neste método, o operário pega apenas um tipo de produto por vez, na quantidade pedida, e leva para a zona de preparação de encomendas. Nessa zona está situado um espaço reservado que irá servir para preparar os produtos que o agente está recolhendo para o cliente.
O picking discreto tem margem de erro muito baixa e é muito fácil de organizar, porém, é um método um pouco menos produtivo devido à quantidade de deslocações que o operário irá realizar até terminar o pedido de encomenda.
Picking por Zona
Essa técnica é bem parecida com o picking discreto, porém utiliza agentes específicos para cada família de produtos do armazém. Após o operário receber o pedido de encomenda, ele vai até sua família e recolhe todos os produtos pertencentes ao seu setor que foram pedidos na encomenda. Os produtos restantes serão recolhidos por outros agentes que também estão trabalhando nesse mesmo pedido.
É vantajoso, pois os funcionários já são especializados para cada setor, então ganham tempo por já conhecerem muito bem os produtos e todas as localizações. Todavia, é necessário mais de um funcionário para a função e possui uma margem de erro um pouco maior que o picking discreto.
Picking por Lote
O picking por lote é uma estratégia em que o operário acumula certa quantidade de pedidos e observa os produtos em comum de cada encomenda. Após isso, ele se desloca poucas vezes pelo armazém, já que não é necessário retornar à zona de preparação, recolhendo a soma dos produtos pedidos de cada setor. Depois de recolher, ele separa a quantidade de encomendas para cada pedido e prepara para o cliente.
Apresenta uma margem de erro um pouco maior, pois é realizada por apenas um operário, que pode se atrapalhar na hora de separar e ordenar os produtos. Em contrapartida, é altamente produtiva e lucrativa.
Picking por Onda
Neste método cada operador é encarregado por apenas um tipo de produto por vez, de forma similar ao picking discreto. Os agentes irão recolher a soma da quantidade de cada produto pedido, mas o número de agendamentos de pedidos em um turno é maior, de forma que os produtos são recolhidos em certos períodos do dia. Esse método é diferencial, pois pode ser fundido com outros métodos de picking.
Bucket Brigades
Bucket brigades é uma nova estratégia de picking na logística que foi desenvolvida com intenção de auto balancear as linhas de produção da empresa. O autobalanceamento é realizado com base no aumento ou na diminuição das taxas de pedido, que serão menores quando os operadores forem terminando os pedidos.
Os operadores são responsáveis por cada pedido. Quando o operador termina o seu pedido, ele passa para o próximo que tinha sido anteriormente iniciado por outro operador que, consequentemente, passará para o próximo pedido. A vantagem dessa técnica é não sobrecarregar os operadores e/ou equipamentos, porém exige grande coordenação entre os colaboradores.
Após entender todas estas estratégias, podemos observar que a técnica de picking na logística é bem importante, facilitando os processos de preparação de encomendas para os clientes. Quando bem aplicado, o order picking faz com que os seus funcionários economizem tempo, diminuindo o tráfego de operários, equipamentos e automóveis, e traz satisfação ao cliente e lucro para a empresa.
Gostou do nosso artigo e pretende implementar o picking na sua empresa? Deixe um comentário abaixo nos contando sua experiência!
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários