Os desafios atuais da Gestão da Cadeia de Suprimentos

4 minutos para ler

A crise inesperada trazida pela Covid-19 em 2020, trouxe grande pressão à cadeia de suprimentos e mostrou alguns pontos vulneráveis desta área. 

Entendendo a importância do tema para uma gestão mais preventiva, vamos falar destes desafios e como a sua empresa pode contorná-los. 

Aproveite a leitura!

Os desafios na gestão da cadeia de suprimentos em 2021

Selecionamos os desafios que ficaram evidentes com a pandemia em todo mundo e que provavelmente seguirá nos próximos anos.  Confira a seguir!

Aumento de custos em toda cadeia de suprimentos

Em uma crise, o aumento de custos é algo inevitável, o que afeta diretamente a cadeia de suprimentos. 

São vários os motivos para que haja aumento dos custos na cadeia de suprimentos: aumento do combustível, commodities, custos de mão de obra, etc.

Estes custos acabam elevando os preços de produção e distribuição e precisam ser gerenciados para evitar que as despesas operacionais aumentem.

Transformação digital lenta

Muitas empresas ainda não contam com as soluções tecnológicas da Indústria 4.0 que otimizam processos e trazem dados precisos para uma melhor tomada de decisões. 

É comum o misto de sistemas manuais e digitais, que fornecem uma visão parcial de toda a cadeia de abastecimento, obscurecendo a tomada de decisões. 

Por mais que as tecnologias 4.0 tenham se mostrado decisivas na competitividade e sobrevivência no mercado, sua implantação pelas empresas tem ocorrido a passos lentos. 

Dificuldades de Integração 

A complexidade da cadeia de suprimentos devido a globalização de mercado e o uso de múltiplos canais de atendimento desafiam a integração de equipes e processos.

Esta integração é necessária para manter o controle e eficiência da gestão e para garantir a qualidade no atendimento de todos os canais de acordo com os ideais da marca.

Nestes casos, a tecnologia é a melhor aliada para facilitar esse gerenciamento. 

Atender as expectativas do consumidor

As tendências do comércio digital refletem em mais agilidade e qualidade nos serviços, e com tantas opções disponíveis, aumentam a busca por serviços mais personalizados. 

Empresas que desejam ganhar espaço no mercado precisam estar prontas para atender às variadas demandas com o máximo de qualidade e velocidade possível.

Dados e estratégias limitadas

A pandemia do coronavírus evidenciou que grande parte das empresas não estão preparadas para mudanças bruscas em curto período de tempo. 

Antigas estratégias, comumente orientadas por custos, se demonstraram insuficientes.

E a falta de modernização dos sistemas dificultaram a obtenção de relatórios de inteligência para uma melhor gestão na crise. 

Ficou claro a necessidade de um planejamento prévio de toda a cadeia de suprimentos para que ela seja flexível em momentos que exijam mudanças. 

Por fim, os gestores devem considerar soluções para análises avançadas de toda a sua cadeia de suprimentos para avaliar diferentes cenários, superar desafios e alcançar metas. 

Atentar-se às avaliações dos clientes contribui para a prestação de um serviço de qualidade.

Vale ainda um monitoramento constante dos custos para um melhor controle, lembrando que a questão do planejamento deve ser levada a sério.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta