Organização de estoque: por que isso é tão importante?

5 minutos para ler

A necessidade de manter os ativos e as operações organizadas e alinhadas às estratégias e aos objetivos empresariais, é, atualmente, fundamental para obter eficiência operacional, logística e financeira. Nesse sentido, entre os mais variados setores que compõem as empresas, a organização de estoque merece destaque devido à sua importância na realização das atividades, no capital de giro empregado e na integração com as demais áreas.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, abordamos as principais ações que auxiliam na sua realização e apresentamos, também, a relevância da organização de estoques para a sua empresa. Boa leitura!

 

Por que manter um estoque organizado?

O setor de estoque é o responsável, de maneira geral, pela manutenção, organização e disponibilização tanto dos ativos industriais necessários à produção empresarial quanto dos produtos acabados referentes à movimentação de mercadorias das empresas para os clientes finais.

Logo, realizar uma organização de estoque eficiente é crucial para as operações efetuadas pela empresa, à medida que otimiza os recursos empresariais, amplia os controles, reduz gastos desnecessários e o tempo de certos procedimentos que não agregam valor.

Isso, consequentemente, contribui para alavancar a lucratividade por meio de um melhor aproveitamento dos ativos e recursos da organização.

 

Quais ações auxiliam a organização de estoque?

Manter o estoque organizado é imprescindível para o controle empresarial e para a realização das mais variadas atividades presentes na empresa. Confira, a seguir, as principais ações a realizar para atingir esse objetivo:

 

Faça a contabilização do inventário

Manter o inventário atualizado e contabilizado é essencial para o conhecimento da realidade de produtos no estoque, garantindo maior confiança e segurança acerca da quantidade de itens. Afinal, disparidades entre o demonstrado e o real podem ocasionar altos custos para a empresa e comprometer toda a produção.

 

Mantenha a disciplina e a organização

As empresas contam com uma grande variedade de produtos que requerem condições e métodos de estocagem específicos.

Diante disso, para melhor explorar e organizar o estoque empresarial, é altamente recomendável criar procedimentos e utilizar técnicas — como PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) ou agrupar produtos similares — com o intuito de manter a disciplina na organização dos ativos.

 

Defina o estoque mínimo e o máximo

A definição dos estoques mínimos e máximos permite que o gestor tenha maior controle sobre a quantidade ideal de produtos em estoque.

Dessa forma, a empresa não sofre paralisação das atividades devido à falta de itens (pois, o estoque mínimo garante a continuação das atividades até o recebimento dos pedidos de mercadorias) nem apresenta altos custos com produtos parados (o estoque máximo estabelece um limite).

 

Registre todos os produtos

Registrar os produtos consiste na realização de um cadastro que indique toda a movimentação dos produtos no momento de sua entrada e saída da empresa. Essa medida objetiva o aumento do controle dos ativos presentes na organização e possibilita medir algumas variáveis importantes para a produção.

 

Automatize o gerenciamento do estoque

O uso da tecnologia está presente em praticamente todas as atividades empresariais. No setor de estoque, o uso da automação permite maior controle sobre os ativos, segurança na informação — reduzindo a taxa de erros entre a quantidade real de materiais e a demonstrada — e eficiência na tomada de decisão.

 

Vale a pena contratar empresas que oferecem soluções de gestão de estoques?

Conforme mencionado, a organização do estoque influencia diretamente na eficiência operacional, na otimização dos processos e nos custos das empresas. Dessa forma, negligenciar a atividade pode acarretar altos custos empresariais, redução da eficiência e comprometimento da imagem organizacional.

A contratação de empresas especializadas pode ser um importante diferencial para você, uma vez que, assim, é possível à organização de estoque ampliar sua capacidade operacional e, também, obter maior controle e segurança em suas operações.

Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe todas as nossas dicas e novidades!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (11) 96420–1701

 

Posts relacionados

Deixe um comentário