O que você precisa saber sobre Solução Intralogística?

por | 04/11/2022

4 minutos para ler

Cuidar da intralogística do seu negócio significa potencializar ao máximo seus processos internos que fazem parte da logística da empresa. Apesar de muitos acharem que os resultados podem não ser tão significativos, na realidade, podem ser um ponto de partida para aumentar sua vantagem competitiva.

Por isso, trouxemos esse tema que anda em alta internacionalmente, para que você entenda sua importância e as soluções tecnológicas usadas nessa área. Veja mais nos próximos tópicos!

O que é Intralogística? E por que ela é importante?

O que é Intralogística? E por que ela é importante?

Você encontra várias definições de intralogística por aí, mas se podemos te dar um conceito central, podemos resumir em otimização e automação de cada informação dentro de um centro de distribuição ou armazém. Se a logística é a responsável pelo deslocamento de coisas de um ponto ao outro de forma mais ampla em sua gestão de todo o ciclo da mercadoria.

A intralogística, também conhecida como logística in house, trata desse movimento mais interno, que inclui atividades que contribuem para aprimorar as operações internas.

 

Leia também: Saiba por que investir na integração de processos na cadeia de suprimentos

E quanto a sua importância?

Quando a solução intralogística é bem sucedida, ela traz benefícios como:

  • Maior capacidade operacional;
  • Redução de custos/economia;
  • Produtividade;
  • Aproveitamento de espaços;
  • Agilidade;
  • Mão de obra otimizada;
  • Diminuição de estoque;
  • Processos otimizados;
  • Melhor infraestrutura.

Ou seja, uma intralogística eficiente garante processos mais inteligentes e flexíveis.

Intralogística e tecnologia

Intralogística e tecnologia

O uso de soluções tecnológicas na intralogística maximiza sua segurança e controle, fornece uma visão sistêmica dos processos facilitando sua gestão. E ainda registra cada etapa da mercadoria, o que é perfeito para obter dados em tempo real.

Um exemplo são os WMS – Sistema de Gestão de Armazéns que aumentam a capacidade de entrega e a vantagem competitiva dos negócios. E podem ser integrados facilmente ao sistema ERP adotado pela empresa. O softwares de gestão são essenciais e podem ser grandes auxiliares para:

  • Rastrear remessas e cargas;
  • Fazer a integração de departamentos;
  • Formar um banco de dados dos clientes;
  • Gerir estoques, entre outros.

As tecnologias 4.0, da mesma forma, têm um grande papel para avanços na intralogística. Só para ilustrar, podemos citar:

  • Automação: solução que promove o aproveitamento de espaço e eleva a produtividade;
  • Robótica: aumenta a eficiência no transporte da mercadoria, além de aliviar trabalhos pesados;
  • Big Data: tecnologia que permite a análise imediata de dados e a criação de relatórios.

Essas soluções simplificam muito mais os processos.

Como você pode otimizar a intralogística na sua empresa?

Como você pode otimizar a intralogística na sua empresa?

É claro que a resposta para isso começa por PLANEJAMENTO. Você vai precisar planejar para rever seus processos internos logísticos e analisar onde cabe melhorias e quais são os principais gargalos. O segundo passo é traçar as tecnologias utilizadas pela empresa.

Essa parte também vai precisar responder algumas questões quanto ao seu orçamento, complexidade do negócio, urgência para a aquisição da tecnologia, treinamentos, etc. Para otimização das suas operações o ideal é você automatizar o máximo de etapas que puder, a fim de ganhar agilidade, maior segurança no local de trabalho e uma comunicação interna muito mais fluida.

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *