O que seus fornecedores precisam para alinhar o processo logístico? O que seus fornecedores precisam para alinhar o processo logístico?

O que seus fornecedores precisam para alinhar o processo logístico?

4 minutos para ler

Quando se fala na cadeia de suprimentos como um todo, não é apenas sua empresa que pode tomar providências, criar melhoramentos e adotar novas técnicas e tecnologias para agilizar os processos internos, de maneira a otimizar a logística. Os fornecedores, que estão logo no início do fluxo de materiais e produtos da cadeia produtivo-comercial, também podem proporcionar uma postura diferenciada no mercado, a fim de que levem benefícios significativos para que a empresa consiga entregar mercadorias aos clientes no tempo ajustado e da forma adequada.

Então, que tal observar alguns métodos que fariam um melhor alinhamento dos fornecedores à cadeia logística de sua empresa?

Realizar pagamentos mais rápidos

É vital que os fornecedores exerçam rapidamente o processo de pagamento inteirado pela sua empresa, de forma que não atrasem a liberação das remessas para seu acervo. Assim, os itens já estarão na rota para seus depósitos, logo após a aprovação rápida da quitação, podendo lhe enviar os dados eletronicamente para seu sistema de gestão financeira e contábil. As faturas podem ser pagas a tempo, os dias de vendas podem ser reduzidos a até meia semana útil, e o fluxo de caixa fica bastante melhorado.

Investir em um software de Supply Chain Management (SCM)

Uma das maneiras mais efetivas de aperfeiçoar sua gestão logística de modo abrangente seria favorecer um alinhamento com os fornecedores, ou seu fornecedor principal, de tal modo que suas demandas chegassem a essas empresas de abastecimento de forma antecipada. Ou seja, a organização que provê os materiais básicos para a sua empresa teria noção dos dados acerca de seu estoque, de modo que poderia tomar decisões prévias para enviar-lhe os produtos em determinados períodos, já que os cenários futuros seriam previstos com muito mais precisão. Com uma solução tecnológica deste porte, inclusive, será viável sincronizar estoques situados em diferentes lugares, em tempo real.

Aumentar a produtividade conforme sua demanda

Ao conhecer as demandas de curto e médio prazo de sua empresa, os fornecedores poderão já colocar em processo de produção (ou separação) aqueles materiais, peças e matérias-primas de que você vai precisar. A entrega vai acontecer muito mais depressa no seu estoque, e você vai poder ao mesmo tempo acelerar seus processos internos e até eliminar certas requisições de provisões.

Otimizar os processos de O2C (Order-to-Cash)

Quando existe uma gestão ótima dos processos que dão entrada nos pedidos de sua empresa na organização do fornecedor, de modo que as ordens de serviço sejam cumpridas a tempo, se realizem menos processos de faturação e os pagamentos sejam adequadamente registrados, de sorte a liberar os despachos dos produtos encomendados às empresas-clientes, a satisfação será muito mais garantida para você. Por isso, o ciclo de caixa do fornecedor (O2C) deve ser sempre bem feito, atendendo a tempo as solicitações de produtos ou matérias-primas.

Quando todos os envolvidos nos fluxos dos produtos que você comercializa em sua empresa participam ativamente dos processos, do início ao fim da cadeia de abastecimento e entrega, será possível entregar um serviço muito melhor aos clientes, e até surpreendê-los.

O que você ou seus parceiros de aprovisionamento têm feito para manter seu Supply Chain bem alinhado? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário