VMI – Uma analogia com a vida cotidiana
• Você requisita o produto “água” e cria uma demanda ao abrir a torneira.
• A companhia de água – o seu fornecedor – gerencia seu estoque de água até a próxima demanda.
• A companhia de água é “dona” e administra o fornecimento de água e garante que ela esteja sempre disponível quando você precisar.
• Você não emite uma ordem de compra para um copo de água individual.
• Você só assina um contrato básico e não há a emissão de uma fatura individual para cada copo de água.
• A companhia totaliza o seu uso, que é pago com base no consumo do período acordado (mensal).
O que é Vendor Managed Inventory?
Vendor Managed Inventory (VMI), em português Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, é um sistema para otimizar o desempenho da cadeia de suprimento, em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoque nos clientes. O fornecedor tem acesso aos níveis de estoque do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos.
O VMI se integra na cadeia de abastecimento como forma de estabelecer uma real colaboração e partilha de informação entre o fornecedor e o cliente.
Verificando detalhadamente a utilização de soluções Vendor Managed Inventory em alguns mercados e alguns estudos realizados por pesquisadores brasileiros e internacionais, entendemos que uma solução Vendor Managed Inventory possui dois estágios, mesmo ambos sendo conhecidos como VMI.
Vendor Managed Inventory – Primeiro Estágio
Este estágio, que denominaremos aqui como VMI, o fornecedor é responsável pela verificação do nível de estoques, pela colocação do pedido internamente e reabastecimento, em suma, pela gestão do estoque.
Neste primeiro estágio, tem-se verificado que fornecedores utilizam diversas ferramentas para receber as informações de estoque, que são o que geram o início do ciclo de pedido, como:
1. Preposto: alguns fornecedores possuem prepostos dentro de seus clientes ou os enviam com frequência, para verificarem o nível dos estoques.
2. Telemetria: sensores captam os níveis de estoque e alarmes (email, SMS, etc.) são gerados quando níveis pré-definidos são alcançados.
3. Cliente: o próprio cliente verifica diariamente (normalmente, uma vez or dia) o nível dos estoques e informa ao fornecedor – sim, algumas empresas consideram esta forma como VMI, a partir do recebimento da informação do nível de estoque, o fornecedor é responsável pelo reabastecimento.
A telemetria tem sido bastante utilizada, em razão de custos acessíveis e, em conjunto com a internet, possibilita acesso às informações de nível a qualquer momento e em qualquer lugar.
Vendor Managed Inventory – Segundo Estágio
É o que está sendo chamado de “eVMI” (Vendor Managed Inventory eletrônico).
Neste segundo estágio, o conceito de o fornecedor ser o responsável pelo gerenciamento do estoque continua, entretanto, todo o ciclo de pedido está automatizado e integrado, entre fornecedor, cliente e, possivelmente, operador logístico. Além da gestão do estoque, o fornecedor pode gerir os pedidos.
Quando há a necessidade de reabastecimento, indicada pelos sensores, um pedido é criado diretamente no sistema (ERP) do fornecedor. O estágio de cada pedido pode ser compartilhado entre fornecedor e cliente, como ordem registrada, despachada, entregue.
Algumas literaturas afirmam que maior parte dos benefícios do VMI é encontrada no segundo estágio (eVMI), pois o fornecedor gerencia toda a política de estoque (ordens, limites de estoque, quantidades de entrega, otimização do transporte, etc.), uma vez que no primeiro estágio (VMI) o fornecedor é responsável somente pelo reabastecimento, não tendo liberdade sobre a política de estoque do cliente.
Estoque Consignado
Entende-se por estoque consignado quando o fornecedor estoca seu produto final dentro de seu cliente ou distribuidor e detém a propriedade deste estoque.
O pagamento deste produto não é realizado até o item ser realmente utilizado. Um relacionamento Vendor Managed Inventory pode ou não envolver estoques consignados.
ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Para mais informações:
ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br
Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701
0 comentários