O que é otimização do estoque. O que é otimização do estoque.

O que é otimização do estoque?

4 minutos para ler

O estoque é muito importante para boa parte dos empreendimentos, mas se ele for gerido de maneira incorreta ele pode causar prejuízos em vez de benefícios. Como atualmente os negócios estão em busca de resultados cada vez melhores e longe de toda a acomodação, a otimização de estoque é uma realidade cada vez mais presente. Mas você realmente sabe o que é isso? Tire suas dúvidas a seguir.

 

O conceito de otimização do estoque

A otimização do estoque também é denominada otimização do inventário. Isto consiste em, basicamente, tornar o estoque o mais enxuto e benéfico possível. Isso significa que o ele será aprimorado de tal maneira para que tenha o tamanho ideal, garantindo assim, o abastecimento necessário para todas as compras.

Tal melhoria do estoque também diz respeito a um controle bastante preciso sobre o fluxo e giro do estoque em geral, até mesmo para garantir o abastecimento correto dos itens. Além disso, essa otimização também envolve um planejamento e previsão de demanda, assim como realocação de recursos e itens.

 

As vantagens da otimização do estoque

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e com necessidades cada vez mais específicas, este processo é uma necessidade para qualquer empreendimento que almeje o sucesso. Nesse sentido, as principais vantagens de tal aprimoramento incluem:

 

  • Redução de custos

Um estoque otimizado é mais enxuto e, portanto, demanda menos custos operacionais tanto em relação à sua administração, quanto ao seu armazenamento.

Além disso, um estoque bem afinado também permite que os reabastecimentos sejam feitos de maneira planejada e assertiva, o que leva a uma redução dos custos associados a compras feitas em caráter de urgência, por exemplo.

 

  • Maior disponibilidade de produtos

Sobre o reabastecimento, inclusive, a otimização de estoque garante maior disponibilidade de produtos. Isso significa que com a melhoria realizada da forma correta, existem menos chances de que um produto esteja constantemente fora de estoque.

Isso é importante, porque a falta de disponibilidade pode ser um dos fatores que fazem com que os clientes desistam da compra, levando a uma perda de oportunidade de negócios. Com mais disponibilidade, há mais vendas, mais fidelização e também maior satisfação dos clientes.

 

  • Vantagem competitiva

A otimização do estoque leva a uma vantagem competitiva porque diminui bastante os gastos com armazenamento e diminui o tempo dos fluxos e movimentações no local. Os resultados de tempo e recursos, melhores do que os anteriores, obviamente poderão tornar-se relevantes em comparação aos concorrentes de mercado, de modo a oferecer melhores serviços aos clientes.

 

A dúvida mais frequente sobre como fazer uma boa otimização do estoque

Não é incomum que os empreendedores tentem enxugar seus dispêndios e demorem a investir em um sistema para otimizar o estoque. Antigamente, muita coisa era viável de ser cumprida na gestão da cadeia de suprimentos É através de controle manual e planilhas. Será que hoje em dia isso ainda é possível?

Não só a velocidade que o mercado atual exige, mas também as possibilidades de integração com outros módulos de controle, como a parte logística e a aquisição de dados em tempo real, dão ao gestor uma larga aptidão para a tomada de decisões importantes. E os investimentos têm retorno em menos tempo do que se imagina! Vale a pena buscar orçamentos de uma boa solução de gestão de estoque e automação da cadeia de suprimentos, bem como ter projeções dos benefícios que isso traria à sua empresa.

A otimização do estoque é muito importante para que o negócio possa ter o melhor e mais adequado estoque e consequentemente, conseguir melhores resultados. Mais do que uma simples ação, tal aperfeiçoamento é um objetivo, uma estratégia para se posicionar melhor no mercado. E você, tem alguma outra dúvida sobre o processo? Aproveite para comentar!

 

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

1 comentário em “O que é otimização do estoque?

Deixe uma resposta