O que é Logística Empresarial e quais seus impactos no resultado das empresas

3 minutos para ler

Existem empresas que não se dão ao trabalho de planejar uma logística empresarial e optam por terceirizar muitas das suas etapas, para reduzir custos e “se livrar desse fardo”.

Terceirizar não é bem o problema, mas perder de vista como o seu produto chega até o cliente final, é! 

Confira neste artigo como a logística empresarial se preocupa com toda a movimentação do seu produto e como ela impacta a sua empresa.

Entenda o que é a logística empresarial

Neste ponto você deve estar se perguntando qual a diferença entre a logística empresarial e a convencional? Ou ainda o que é a logística empresarial? 

Há confusão nos termos e o motivo é que empresas pequenas costumam terceirizar o serviço de transporte, criando a imagem de que a logística é apenas a entrega de cargas. 

Mas a logística empresarial não se resume só a isso. 

O que você precisa saber é que ela busca melhoria constante do momento da aquisição da matéria prima para a produção, armazenamento, distribuição até chegar ao cliente.

Os objetivos são aprimorar todo o caminho do produto para reduzir custos, fazer com que o cliente final tenha uma boa experiência e por fim, maximizar os lucros.

Como ter uma logística empresarial eficaz em seu negócio?

Como vimos no tópico anterior, a logística empresarial se preocupa em otimizar a movimentação do produto desde a produção ao cliente final e se tornar mais eficaz.

E para te ajudar a construir essa eficácia, separamos alguns pontos interessantes para avaliar:

  • Planeje alternativas: avalie possíveis riscos e procure soluções para ter um maior controle.
  • A tecnologia não pode faltar: para melhorar a comunicação, transparência e a conexão com sua equipe, fornecedores e clientes. 

Ela ainda ajudará a equipe ser mais ágil, facilitará o processo de localizar produtos, previsão de demanda e planejamento de rotas. 

  • Se prepare para se tornar Omnichannel: você precisa estar presente nos canais de interesse do seu público.

Uma logística omnichannel é flexível e sensível às necessidades do cliente.

  • Faça um controle constante: desde a análise de KPI’s, controle da comunicação e também de equipamentos.
  • Faça o uso inteligente de espaços: tenha espaço suficiente para a movimentação dos seus produtos e pessoal.

Espaços inteligentes facilitam o manuseio e ainda diminuem a necessidade de manutenção. 

Estas dicas precisam estar alinhadas com plano estratégico da empresa.

Quais resultados a logística empresarial pode trazer para a sua empresa?

Com uma gestão logística empresarial bem aplicada e aliada às tecnologias como sugerimos no tópico acima, os impactos positivos na empresa são inevitáveis. 

Alguns resultados conhecidos são: 

Já parou para avaliar se a logística da sua empresa tem trazido retornos como esses? Caso contrário, faça isso o quanto antes.

Atingir esses resultados exigem dedicação para planejar uma logística empresarial que seja estratégica e tempo para as ações em prática produzirem efeito.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário