O que é a gestão da cadeia logística? O que é a gestão da cadeia logística?

O que é a gestão da cadeia logística?

4 minutos para ler

A gestão da cadeia logística, quando feita de forma estratégica, faz com que seus benefícios saiam do âmbito operacional — recebimento, movimentação, expedição, etc — e passe a beneficiar a empresa como um todo, investindo em melhorias que otimizam os processos e melhoram os resultados.

Ainda é possível ir além e controlar todas as etapas do processo — desde o fornecedor, até o atendimento ao cliente — por meio da gestão da cadeia logística.

Quer saber como funciona e quais seus benefícios? Então confira agora mesmo!

Afinal, o que é a gestão da cadeia logística?

A gestão da cadeia logística é uma forma de gerenciar as relações entre todas as empresas — fornecedores, parceiros e transportadoras — que participam do fluxo dos materiais e das informações que são geradas e trocadas entre elas.

Dessa forma, se promove uma cadeia integrada, em que todos os participantes atuam em conjunto em prol de objetivos em comum, como otimizar os processos e criar mais valor para os clientes finais.

Quais benefícios ela proporciona?

A integração das empresas que participam da cadeia e o aumento do compartilhamento de informações proporciona diversas vantagens. Dentre elas:

Proporciona uma visão ampla, de ponta a ponta

Como a gestão da cadeia logística envolve o acompanhamento dos processos, pode-se dizer que se consegue acompanhar com maior precisão todas as etapas que envolvem o abastecimento — desde a realização do pedido de compra, até a entrega no cliente final e a logística reversa, se for o caso.

Aumenta a qualidade dos produtos e serviços

A competitividade acirrada no mercado faz com que cada vez menos os clientes tenham apego à marca. Com isso, é preciso monitorar constantemente a qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos e isso envolve acompanhar o que os parceiros também estão apresentando.

Isso é importante, pois mesmo que sua empresa esteja com os processos otimizados, se as outras empresas não mantêm um padrão de qualidade aceitável, dificilmente será possível agregar valor ao resultado final e encantar os clientes.

Ou seja, a gestão da cadeia logística possibilita que as relações comerciais sejam firmadas com base na exigência de requisitos de qualidade previstos em contrato.

Dessa forma, são criadas políticas para que se alcance um desenvolvimento saudável que garanta produtos e serviços satisfatórios.

Auxilia na redução de custos

Com a otimização dos processos e a parceria com empresas comprometidas com os objetivos, torna-se possível alcançar a redução de custos, que pode vir por meio de:

  • Redução dos erros de execução nos processos;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Diminuição dos níveis de estoque;
  • Aumento da eficiência na produtividade;
  • Comunicação mais ágil, precisa e fluida.

Ajuda a aprimorar os resultados

Com as melhorias que vão sendo geradas, se consegue um aumento no nível de serviço, diminuição dos custos, elaboração de decisões mais acertadas, entre outras coisas.

A consequência é a melhoria nos resultados, tanto da empresa, quanto dos parceiros.

Aumenta a competitividade no mercado

Com todos os benefícios já citados, é inegável que as empresas alcançam um nível mais alto de eficiência e conseguem criar valor, destacando-se no mercado.

Porém, além disso, vale lembrar que a gestão da cadeia logística também faz com que os parceiros passem a atuar como um grupo forte e consolidado, em vez de vários negócios atuando sozinhos contra os concorrentes.

A adoção da gestão da cadeia logística é um meio de conseguir controlar melhor todos os processos internos ou externos que estão ligados ao atendimento ao cliente. Para isso, desenvolver parceiros que estejam alinhados aos objetivos é essencial.

Suas dúvidas foram esclarecidas? Quer continuar por dentro de temas referentes à logística e outros assuntos relacionados? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário