A estratégia Data Driven aplicada para cadeia de suprimentos veio para sobressair aos desafios da complexidade de um mercado volátil, global e complexo. Isso significa ter uma cadeia orientada por dados precisos e recentes para lidar com mudanças e pressões de mercado. Ótimo para empresas que buscam ser mais resilientes e competitivas. Neste sentido, entenda os benefícios do Data Driven na cadeia de suprimentos e as etapas para essa estratégia ser aplicada.
O que é a estratégia Demand Driven e como ela funciona na cadeia de suprimentos?
Trata-se de se usar dados estrategicamente para uma previsão mais precisa de produção e estoque, obtendo esses dados de várias fontes em tempo real. O Data Driven permite que gestores tomem decisões mais rápidas baseadas em informações recentes e compiladas com ajuda de soluções em IA.
O aproveitamento dessas novas fontes de dados são essenciais para a gestão de cadeias de suprimentos que se tornam, a cada dia, mais globais e complexas. Geralmente, o sistema de Data Driven inclui compras, ERP, manufatura, distribuição, vendas e outras áreas relacionadas.
Quais os desafios e vantagens de uma cadeia de suprimentos Data Driven?
Vencer processos manuais em todos os processos de abastecimento com mais automação e soluções tecnológicas, bem como focar mais na experiência de compra dos usuários são grandes desafios enfrentados por gestores. Estes, nem sempre têm os recursos e a capacidade para lidar com esses aspectos. Por outro lado, investir em uma estratégia Data Driven é potencializar as chances do seu negócio para vencer esses desafios.
Uma cadeia de suprimentos orientada por dados podem resultar em vantagens como:
- Previsão de demanda precisa;
- Redução de custos com estoque;
- Mais vendas;
- Posicionamento positivo no mercado;
- Aumento no capital de giro;
- Maior capacidade de atendimento;
- Visão completa da cadeia;
- Mais assertividade nas atividades de trabalho;
- Consistência nas decisões.
5 etapas para aplicar o Data Driven na cadeia de suprimentos
1. Comece aprimorando seus dados internos
Você precisa aproveitar ao máximo os dados que sua empresa possui, como por exemplo, informações dos seus clientes e a reação deles quanto à um produto.
2. Traga informações externas para a inteligência da sua empresa
Como por exemplo, dados do comportamento do consumidor, assim como dados dos seus parceiros, dos tipos de contratos, prazos de entrega, etc.
3. Use a automação para obter dados
Essencial para gestores que desejam ter os dados quando quiser para criarem insights. A automação contribui tanto para aquisição, quanto para gestão e análise das informações.
4. Defina que serão os usuários dos dados e como eles serão acessados
Aqui é bom entender para quem,na sua empresa, esses dados são importantes e de quais dados eles precisam. Depois, compartilhe o acesso de forma prática para aqueles que farão uso. Soluções em nuvem são ideias para isso.
5. Adote soluções com IA e Machine Learning (ML)
Essas duas soluções garantem agilidade operacional e transparência. Além de identificar padrões, prever tendências de mercado e possíveis resultados.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários