O que é estratégia Data Driven e como aplicá-la cadeia de suprimentos

por | 04/01/2023

4 minutos para ler

A estratégia Data Driven aplicada para cadeia de suprimentos veio para sobressair aos desafios da complexidade de um mercado volátil, global e complexo. Isso significa ter uma cadeia orientada por dados precisos e recentes para lidar com mudanças e pressões de mercado. Ótimo para empresas que buscam ser mais resilientes e competitivas. Neste sentido, entenda os benefícios do Data Driven na cadeia de suprimentos e as etapas para essa estratégia ser aplicada. 

O que é a estratégia Demand Driven e como ela funciona na cadeia de suprimentos?

Data Driven

Trata-se de se usar dados estrategicamente para uma previsão mais precisa de produção e estoque, obtendo esses dados de várias fontes em tempo real. O Data Driven permite que gestores tomem decisões mais rápidas baseadas em informações recentes e compiladas com ajuda de soluções em IA.

O aproveitamento dessas novas fontes de dados são essenciais para a gestão de cadeias de suprimentos que se tornam, a cada dia, mais globais e complexas. Geralmente, o sistema de Data Driven inclui compras, ERP, manufatura, distribuição, vendas e outras áreas relacionadas.

Quais os desafios e vantagens de uma cadeia de suprimentos Data Driven?

Data Driven

Vencer processos manuais em todos os processos de abastecimento com mais automação e soluções tecnológicas, bem como focar mais na experiência de compra dos usuários são grandes desafios enfrentados por gestores. Estes, nem sempre têm os recursos e a capacidade para lidar com esses aspectos. Por outro lado, investir em uma estratégia Data Driven é potencializar as chances do seu negócio para vencer esses desafios.

Uma cadeia de suprimentos orientada por dados podem resultar em vantagens como:

  • Previsão de demanda precisa;
  • Redução de custos com estoque;
  • Mais vendas;
  • Posicionamento positivo no mercado;
  • Aumento no capital de giro;
  • Maior capacidade de atendimento;
  • Visão completa da cadeia;
  • Mais assertividade nas atividades de trabalho;
  • Consistência nas decisões.

5 etapas para aplicar o Data Driven na cadeia de suprimentos

Data Driven

1. Comece aprimorando seus dados internos

Você precisa aproveitar ao máximo os dados que sua empresa possui, como por exemplo, informações dos seus clientes e a reação deles quanto à um produto.

2. Traga informações externas para a inteligência da sua empresa

Como por exemplo, dados do comportamento do consumidor, assim como dados dos seus parceiros, dos tipos de contratos, prazos de entrega, etc.

3. Use a automação para obter dados

Essencial para gestores que desejam ter os dados quando quiser para criarem insights. A automação contribui tanto para aquisição, quanto para gestão e análise das informações.

4. Defina que serão os usuários dos dados e como eles serão acessados

Aqui é bom entender para quem,na sua empresa, esses dados são importantes e de quais dados eles precisam. Depois, compartilhe o acesso de forma prática para aqueles que farão uso. Soluções em nuvem são ideias para isso.

5. Adote soluções com IA e Machine Learning (ML)

Essas duas soluções garantem agilidade operacional e transparência. Além de identificar padrões, prever tendências de mercado e possíveis resultados.

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *