O que é estratégia Data Driven e como aplicá-la cadeia de suprimentos

por | 04/01/2023

4 minutos para ler

A estratégia Data Driven aplicada para cadeia de suprimentos veio para sobressair aos desafios da complexidade de um mercado volátil, global e complexo.

Isso significa ter uma cadeia orientada por dados precisos e recentes para lidar com mudanças e pressões de mercado e isso é ótimo para empresas que buscam ser mais resilientes e competitivas.

Neste sentido, entenda os benefícios do Data Driven na cadeia de suprimentos e as etapas para essa estratégia ser aplicada. 

O que é a estratégia Demand Driven e como ela funciona na cadeia de suprimentos?

O que é a estratégia Demand Driven e como ela funciona na cadeia de suprimentos?

Trata-se de se usar dados estrategicamente para uma previsão mais precisa de produção e estoque, obtendo esses dados de várias fontes em tempo real. O Data Driven permite que gestores tomem decisões mais rápidas baseadas em informações recentes e compiladas com ajuda de soluções em IA.

O aproveitamento dessas novas fontes de dados são essenciais para a gestão de cadeias de suprimentos que se tornam, a cada dia, mais globais e complexas. Geralmente, o sistema de Data Driven inclui compras, ERP, manufatura, distribuição, vendas e outras áreas relacionadas.

 

Leia também: Os 5 maiores desafios dos Centros de Distribuição

Quais os desafios e vantagens de uma cadeia de suprimentos Data Driven?

Quais os desafios e vantagens de uma cadeia de suprimentos Data Driven?

Vencer processos manuais em todos os processos de abastecimento com mais automação e soluções tecnológicas, bem como focar mais na experiência de compra dos usuários são grandes desafios enfrentados por gestores.

Estes, nem sempre têm os recursos e a capacidade para lidar com esses aspectos. Por outro lado, investir em uma estratégia Data Driven é potencializar as chances do seu negócio para vencer esses desafios.

Uma cadeia de suprimentos orientada por dados podem resultar em vantagens como:

  • Previsão de demanda precisa;
  • Redução de custos com estoque;
  • Mais vendas;
  • Posicionamento positivo no mercado;
  • Aumento no capital de giro;
  • Maior capacidade de atendimento;
  • Visão completa da cadeia;
  • Mais assertividade nas atividades de trabalho;
  • Consistência nas decisões.

5 etapas para aplicar o Data Driven na cadeia de suprimentos

5 etapas para aplicar o Data Driven na cadeia de suprimentos

1. Comece aprimorando seus dados internos

Você precisa aproveitar ao máximo os dados que sua empresa possui, como por exemplo, informações dos seus clientes e a reação deles quanto à um produto.

2. Traga informações externas para a inteligência da sua empresa

Como dados do comportamento do consumidor, assim como dados dos seus parceiros, dos tipos de contratos, prazos de entrega, etc.

3. Use a automação para obter dados

Essencial para gestores que desejam ter os dados quando quiser para criarem insights. A automação contribui tanto para aquisição, quanto para gestão e análise das informações.

4. Defina que serão os usuários dos dados e como eles serão acessados

Aqui é bom entender para quem, na sua empresa, esses dados são importantes e de quais dados eles precisam. Depois, compartilhe o acesso de forma prática para aqueles que farão uso. Soluções em nuvem são ideias para isso.

5. Adote soluções com IA e Machine Learning (ML)

Essas duas soluções garantem agilidade operacional e transparência. Além de identificar padrões, prever tendências de mercado e possíveis resultados.

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *