A micrologística, que já foi utilizada no princípio, ressurge como uma resposta para superar os obstáculos que o mercado tem sofrido globalmente.
Alguns exemplos, são o atendimento a alta demanda, oferta de produtos personalizados, agilidade na entrega, ultrapassar limites geográficos, são desafios complexos que todo o setor de supply chain tem enfrentado nos últimos anos.
Mas, como realmente funciona a micrologística?
É o que iremos abordar nesse texto – entenderemos um pouco mais sobre seus conceitos e benefícios! Não perca a leitura!
Por que falar de micrologística?
Essa abordagem surgiu primeiramente nos EUA com uma indústria farmacêutica.
Com o varejo online, grandes players como a Amazon, Walmart e Google adotaram esta estratégia utilizando tecnologias avançadas na armazenagem urbana.
Trata-se de instalações que utilizam soluções como modulares verticais, robotização, automação e o que for preciso para aumentar a eficiência no picking.
Também são conhecidas como microinstalações, micro-hubs, microdepósitos, instalações de microdistribuição ou distribuição de última milha.
A ideia central é que a empresa tenha uma rede de pequenos armazéns, com localização próxima a vários grupos de clientes.
Este “poder de proximidade” abre portas para diversas possibilidades de entregas e ainda otimiza custos operacionais.
Os benefícios desse conceito é o que veremos no próximo tópico.
Quais os benefícios da micrologística?
Há um grande motivo para os gigantes do varejo online e empresas do mundo inteiro estarem mirando na abordagem da micrologística.
Vamos destacar alguns dos seus principais benefícios:
Melhora da capacidade de resposta
É possível adaptar os inventários para mercados específicos. Ainda mais, a empresa ganha agilidade para atender às mudanças das demandas dos consumidores.
Menor tempo de entrega
Estando mais próximo aos clientes é possível investir em entregas do dia seguinte ou até mesmo no mesmo dia.
Menor custo de frete
Com a proximidade, os custos de envio diminuem, sem contar a possibilidade de optar por transportes mais econômicos e limpos para as entregas.
Sustentabilidade
Com entregas de curtas distâncias, empresas têm investido em meios de entregas menos convencionais e mais econômicos nesta área.
Como motos, bicicletas, drones entre outros que em geral são mais amigos do meio ambiente.
Melhora na gestão de mix de produtos
Essa abordagem contribui para que empresas invistam em segmentação de produtos por geolocalização.
Caminhos de fluxos otimizados
Empresas conseguem introduzir um número maior de instalações para envio, gerando mais oportunidades nos fluxos de produtos para os clientes.
Sem contar fatores que contribuem ainda mais para isso, como níveis de estoque, custo de mão de obra e variedade de transporte.
Aproveitamento de espaços
As microinstalações acabam por aproveitar melhor espaços urbanos que muitas vezes são subutilizados.
Uma das grandes vantagens da micrologística é que ela pode ser implementada de diversas formas e até por meio de parcerias de serviços logísticos.
A necessidade de serem cada vez mais flexíveis fará com que empresas busquem mais e mais parcerias para oferecer serviços mais completos e variados.
E ao que parece esta abordagem, que apresenta infinitas possibilidades, tem tudo para ser mais explorada nas cadeias de suprimentos de qualquer tipo de empresa.
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