O grande avanço da inteligência artificial na cadeia de suprimento

4 minutos para ler

Por meio de aprendizagem contínua e estudo lógico, a inteligência artificial na cadeia de suprimento está sendo uma alternativa cada vez mais utilizada pelas grandes empresas, a fim de melhorar seus níveis de qualidade.

E isso não é à toa! Enquanto vantagem competitiva, a IA tem se mostrado uma grande aliada, promovendo redução de custos, redução de tempo, maior flexibilidade logística etc. Sem dúvida, o uso da tecnologia é uma oportunidade única para otimizar esforços e fazer melhores negócios.

Para que você entenda melhor sobre a participação da inteligência artificial na cadeia de suprimentos, neste artigo, apresentaremos alguns exemplos da influência da tecnologia. Continue lendo e confira!

 

Previsões de demanda mais eficazes

A previsão de demanda é uma atividade essencial e complexa dentro do planejamento de qualquer empresa. Basicamente, funciona como um prognóstico sobre a necessidade de produtos, a fim de evitar que a organização sofra tanto pela escassez quanto pelo excesso de estoque. O fato é que, sem um trabalho correto de previsão de demanda, a empresa pode sofrer grandes prejuízos em longo prazo.

Aqui, a participação da inteligência artificial entra como um fator decisivo na simplificação da atividade. A tecnologia da IA permite que o trabalho preditivo sobre o consumo dos produtos seja mais assertivo, utilizando o perfil das mercadorias e classificando-as por meio do potencial de vendas e rentabilidade. Com isso, as empresas acabavam de vez com as práticas de incluir “achismos e intuições” no planejamento de previsões de demanda.

 

Tomada de decisões mais assertivas

O próprio cenário descrito no tópico anterior reforça a importância da IA na tomada de decisões no que tange a cadeia de suprimentos. Além disso, a inteligência artificial realiza um trabalho baseado em estatísticas e históricos da empresa, apresentando resultados completamente lógicos. E mesmo o gestor mais bem-preparado não é passível de erros, tendo em vista que todo ser humano tem suas limitações.

Porém, graças às informações fornecidas pela IA, as decisões passam a ser calcadas em argumentos sólidos e com comprovações estatísticas. A partir disso, as chances dos direcionamentos alcançarem os resultados esperados aumentam consideravelmente.

 

Facilidade em lidar com variáveis diferentes

A cadeia de suprimentos apresenta diferentes etapas e cada uma com suas variáveis próprias. Por isso, são necessários diferentes gestores para condicionar um melhor trabalho em cada estágio. Todavia, para a empresa, o mais importante é que toda a cadeia de suprimentos funcione de maneira nivelada, sem discrepâncias entre os setores.

A inteligência artificial pode justamente providenciar essa equidade. Isso porque, dentro de uma lógica, a tecnologia ajuda cada gerente a lidar com as variáveis do setor. Assim, mesmo que com as peculiaridades, a direção tomada é sempre a mais adequada para o negócio.

Enfim, está claro que inteligência artificial na cadeia de suprimentos não é mais uma possibilidade e sim uma necessidade para que a sua empresa obtenha destaque no mercado. Com a exigência cada vez maior por um serviço qualificado, a adoção da IA nos processos diários se tornou imperativo. Então, analise as dicas apresentadas e comece a impulsionar as atividades da sua empresa agora mesmo.

Quer contar com as melhores soluções tecnológicas em seu negócio? Entre em contato com a nossa empresa que vamos ajudá-lo.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta