O EDI – Eletronic Data Interchange – atende as mudanças no comportamento do consumidor na logística, que precisa ser extremamente organizada para obter vantagem de mercado. Trata-se de um sistema que ajuda a melhorar as estratégias de logística, contribui com a sustentabilidade e ainda reduz custos. O EDI oferece bons resultados nessa área para empresas ao redor do mundo. Razão pela qual vamos enfatizar os seus maiores benefícios para a logística.
O que faz o Eletronic Data Interchange?
O Eletronic Data Interchange conhecido como EDI, foi desenvolvido para integrar dados entre as empresas. É comum cada empresa gerar dados em formatos diferentes. O EDI padroniza os formatos dos documentos digitais e possibilita a sua leitura de qualquer lugar. Esta solução, usada desde a década de 60, nos anos recentes passou a utilizar o serviço em nuvem, que o tornou acessível e com mais recursos para facilitar as operações.
Como funciona o Eletronic Data Interchange na logística?
Na logística o EDI – Eletronic Data Interchange facilita a troca de informações referentes ao transporte de produtos. Ele ajuda acompanhar com rapidez as solicitações de pedidos, faturas, notas fiscais, notas de fretes e etc.
Outras funcionalidades que o sistema proporciona são:
- Acesso a todos os dados relacionados à cadeia de suprimentos;
- Automação de pedidos pelo sistema ERP;
- Redução do tempo para processar pedidos;
- Diminuição de erros e atrasos;
- Visibilidade ampla e transparência nos processos;
- Confirmação de entregas;
- Acompanhamento do status do pedido pelo cliente.
Com a automação e o sistema em nuvem a empresa pode oferecer um serviço personalizado, melhorando a experiência de seus clientes.
Quais os benefícios do EDI – Eletronic Data Interchange para a logística?
Com a redução de tempo nos trabalhos burocráticos, profissionais de logística podem desfrutar dos seguintes benefícios do EDI – Eletronic Data Interchange:
Redução de despesas operacionais:
o EDI reduz 35% dos custos com papel, impressões, arquivos, postagens e recuperação de documentos.
Acelera o ciclo de negócios:
O sistema de troca de informações acelera 61% os negócios devido a automação de processamento de pedidos.
Simplifica a gestão de estoque:
as operações se tornam mais simples e os dados ficam disponíveis em tempo real de qualquer lugar.
Aumenta a precisão dos registros:
sem intervenção humana, o EDI diminui cerca de 40% dos erros nas transações e melhora a qualidade dos dados.
Eficiência no controle de estoque:
o sistema possibilita a previsão e o reabastecimento automático de estoque conforme o nível determinado.
Mais segurança nas transações:
a troca de dados no EDI conta com padrões de segurança e diversos protocolos na comunicação.
Clientes mais satisfeitos:
O EDI garante agilidade nas entregas e dados em tempo real sobre pedidos, o que aumenta a confiança e satisfação do cliente. Para usufruir do melhor desta tecnologia, escolha um provedor que mantenha os recursos e a segurança do sistema atualizados. Assim a empresa se desenvolve e aumenta sua competitividade com os benefícios do EDI – Eletronic Data Interchange.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários