O EDI – Electronic Data Interchange e seus benefícios para a logística

3 minutos para ler

O EDI – Eletronic Data Interchange – atende as mudanças no comportamento do consumidor na logística, que precisa ser extremamente organizada para obter vantagem de mercado.

Trata-se de um sistema que ajuda a melhorar as estratégias de logística, contribui com a sustentabilidade e ainda reduz custos. 

O EDI oferece bons resultados nessa área para empresas ao redor do mundo. Razão pela qual vamos enfatizar os seus maiores benefícios para a logística.

O que faz o EDI – Eletronic Data Interchange? 

O Eletronic Data Interchange conhecido como EDI, foi desenvolvido para integrar dados entre as empresas.

É comum cada empresa gerar dados em formatos diferentes. O EDI padroniza os formatos dos documentos digitais e possibilita a sua leitura de qualquer lugar.

Esta solução, usada desde a década de 60, nos anos recentes passou a utilizar o serviço em nuvem, que o tornou acessível e com mais recursos para facilitar as operações

Como funciona o EDI – Eletronic Data Interchange na logística?

Na logística o EDI – Eletronic Data Interchange facilita a troca de informações referentes ao transporte de produtos.

Ele ajuda acompanhar com rapidez as solicitações de pedidos, faturas, notas fiscais, notas de fretes e etc.

Outras funcionalidades que o sistema proporciona são: 

  • Acesso a todos os dados relacionados à cadeia de suprimentos;
  • Automação de pedidos pelo sistema ERP;
  • Redução do tempo para processar pedidos;
  • Diminuição de erros e atrasos;
  • Visibilidade ampla e transparência nos processos;
  • Confirmação de entregas;
  • Acompanhamento do status do pedido pelo cliente.

Com a automação e o sistema em nuvem a empresa pode oferecer um serviço personalizado, melhorando a experiência de seus clientes.

Quais os benefícios do EDI – Eletronic Data Interchange para a logística?

Com a redução de tempo nos trabalhos burocráticos, profissionais de logística podem desfrutar dos seguintes benefícios do EDI – Eletronic Data Interchange

Redução de despesas operacionais: o EDI reduz 35% dos custos com papel, impressões, arquivos, postagens e recuperação de documentos. 

Acelera o ciclo de negócios: O sistema de troca de informações acelera 61% os negócios devido a automação de processamento de pedidos.

Simplifica a gestão de estoque: as operações se tornam mais simples e os dados ficam disponíveis em tempo real de qualquer lugar.

Aumenta a precisão dos registros: sem intervenção humana, o EDI diminui cerca de 40% dos erros nas transações e melhora a qualidade dos dados. 

Eficiência no controle de estoque: o sistema possibilita a previsão e o reabastecimento automático de estoque conforme o nível determinado.

Mais segurança nas transações: a troca de dados no EDI conta com padrões de segurança e diversos protocolos na comunicação. 

Clientes mais satisfeitos: O EDI garante agilidade nas entregas e dados em tempo real sobre pedidos, o que aumenta a confiança e satisfação do cliente. 

Para usufruir do melhor desta tecnologia, escolha um provedor que mantenha os recursos e a segurança do sistema atualizados.

Assim a empresa se desenvolve e aumenta sua competitividade com os benefícios do EDI – Eletronic Data Interchange. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário