O estudo da logística urbana tem se preocupado com o crescimento populacional nas áreas urbanas e sua organização quanto à mobilidade. A falta de um plano para a expansão das cidades acarreta em prejuízos ao meio ambiente, qualidade de vida, entre outros aspectos, incluindo a distribuição de cargas.
Razão pela urgente busca de soluções, para que todos os envolvidos, incluindo empresas, mantenham suas atividades com qualidade e eficiência. Saiba mais lendo neste texto quais os principais desafios da logística urbana e algumas soluções bem aceitas para contornar tais problemas.
Conheça os principais desafios da logística urbana
Comentamos de início sobre o problema do crescimento populacional para logística urbana. Detalhando esta questão, o aumento de pessoas significa mais carros circulando e com isto, mais poluição, trânsito congestionado e prejuízos na infraestrutura urbana. São fatores que interferem na qualidade, custos, eficiência e tempo na distribuição de cargas.
Dos principais desafios em relação a logística urbana, podemos citar:
- Maior demanda de entregas, que são restringidas por horários e afetadas pelo tráfego;
- Menor volume dos itens adquiridos que encarece o serviço de distribuição;
- Prazos de entregas reduzidos e entregas fracassadas;
- Políticas públicas que restringem o transporte de cargas em áreas urbanas;
- No Brasil, a dificuldade comtransporte multimodal;
- Carência de locais adequados para carga e descarga de mercadorias.
Quais as soluções mais indicadas para o problema da logística urbana?
Para contornar os desafios mencionados no tópico anterior, algumas empresas têm estudado e recorrido há algumas possibilidades para facilitar a logística urbana.
Em alguns países europeus, essas soluções têm demonstrado resultados positivos e empresas como Amazon tem inovado e se destacado com algumas destas ideias.
-
Tecnologias da logística 4.0
Por serem capazes de grande armazenagem de dados e prever demandas, estas tecnologias têm otimizado rotas, tempo e eficiência dos transportes e entregas.
-
Armazéns urbanos
Tem instalações menores com melhor localização, assim permitem que a distribuição seja mais ágil e rápida.
-
Pontos de retirada
São os sistemas de “compre online e retire na loja”, e as opções de armários em espaços públicos e chaves inteligentes em casas e carros.
-
Veículos menores e inteligentes
Veículos menores apresentam melhor mobilidade na cidade, além de serem mais econômicos.
-
Transporte alternativo
Alguns países já utilizam o auxílio de “transportes limpos” para pequenas entregas nas áreas urbanas, como bicicleta, patinetes e agora os drones.
-
Entregas em horários alternativos
No horário noturno encontra-se mais pessoas em casa e o trânsito nesse horário é mais tranquilo. No entanto, por mais atrativa que seja esta possibilidade às empresas, ainda apresenta restrições por questões de segurança e aceitação.
Todas estas alternativas têm o mesmo objetivo: eficiência na distribuição de cargas, atendendo o desejo do consumidor de fretes em menor prazo a custo baixo. E tudo isto sem alterar a qualidade do serviço ou produto, obtendo lucratividade e inovação como fator de competitividade. Estudar a logística urbana é essencial para que os negócios continuem evoluindo sem prejudicar a população.
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários