A relação entre logística reversa e sustentabilidade pode ser extremamente positiva para as organizações. Afinal, nas últimas décadas, o conceito de proteção ao meio ambiente tornou-se cada vez mais importante para a sociedade e, consequentemente, para os negócios. Adotar medidas de prevenção, assim, é cada vez mais importante para gerar uma imagem positiva para o seu negócio.
A logística reversa, assim, tem um papel importante no processo. Quando bem aplicada, os seus benefícios podem ir muito além da sustentabilidade, trazendo a empresa para um outro patamar.
Vamos mostrar os principais pontos sobre esse tema a seguir. Boa leitura!
A importância da sustentabilidade
A sustentabilidade é um valor importante a ser adotado nas organizações, principalmente diante do seu papel social. Afinal, elas são, também, agentes responsáveis por transformações na sociedade e precisam estar atentas para essas questões.
Além disso, o posicionamento ajuda a marcar um nicho para a sua empresa. Se ela se posiciona a favor do meio ambiente, por exemplo, é esperado e natural que, assim, aja de acordo e, portanto, implemente medidas de proteção ambiental.
Outro ponto é que muitas oportunidades surgem, justamente, pela adoção de medidas sustentáveis. Há, por exemplo, organizações que só realizam parcerias ou compras com outras que adotem medidas de proteção ambiental.
O conceito de logística reversa
A logística reversa, uma das principais tendências do setor logístico, diz respeito às ações realizadas pela empresa nas quais é possível levar os materiais dos locais finais (ponto de venda ou, até mesmo, dos clientes) até a sua empresa. Isso pode acontecer em diversas situações, tais como:
- devolução e troca de produtos;
- compras consignadas;
- recolhimento de embalagens e itens poluentes para fins de sustentabilidade e reaproveitamento dos materiais nas rotinas internas.
A relação entre logística reversa e sustentabilidade
Logística reversa e sustentabilidade, assim, andam lado a lado no dia a dia. Isso porque a primeira adota uma série de medidas que são importantes para garantir ações de proteção ao meio ambiente ao longo das suas rotinas. Vejamos os principais pontos sobre isso a seguir:
- garante o descarte correto de itens que podem ser altamente poluentes (como pilhas e baterias) ou, então, permite o reaproveitamento e a reciclagem de materiais (plástico, vidro, entre outros);
- permite o reaproveitamento de materiais por parte da organização, o que, além de ser sustentável, pode ser interessante para a economia na aquisição de insumos no negócio;
- estabelece uma melhor relação entre empresa e sociedade, de forma a gerar uma imagem positiva com o público (Customer Experience) e deixando clara a consciência ecológica da empresa;
- faz a adequação à legislação ambiental vigente.
Além de tornar a sua empresa mais sustentável, a logística reversa traz outros benefícios, tais como:
- redução de custos internos;
- melhoria de processos produtivos;
- auxílio à minimização de problemas de imagem e perda de clientes que poderiam vir, justamente, devido a dilemas ambientais.
Sobre esse último ponto, podemos falar, como exemplo, o caso da logística reversa feita pela Nespresso. A empresa produtora de cápsulas de café começou a adotar medidas de recolhimento da embalagem pós-utilização. Isso porque são compostas de alumínio e outros materiais, o que provoca um aumento de resíduos gerados e liberados no meio ambiente.
Ao adotar essa medida, a empresa consegue, assim, reverter um quadro negativo (afastar pessoas preocupadas com o meio ambiente) e, ao mesmo tempo, mostrar-se preocupada com questões de sustentabilidade, destacando-se em seu mercado.
A relação entre logística reversa e sustentabilidade, como você viu, é importante para identificarmos formas de conseguir unir a produtividade e uma imagem positiva para a sua empresa perante o nicho ao qual ela pretende atender. Temos certeza de que construir isso vai trazer pontos positivos para o negócio.
Agora, aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos para auxiliar nos processos logísticos em seu e-mail.
0 comentários