Logística: por que e como ela é uma das áreas mais importantes das empresas

3 minutos para ler

Melhorar a gestão logística será sempre uma das questões centrais das empresas e ainda mais no período da pandemia do Covid-19 que aumentou a demanda pelos e-commerces

Mas você entende bem o porquê a logística é tão importante e como ela impacta as empresas? 

Neste artigo vamos explicar o papel essencial deste setor. Confira!

Porque a logística é tão importante para as empresas? 

Queira as empresas ou não, o setor de logística não deixa escapatória. Independente da forma de gestão, ela terá grande peso para o sucesso ou fracasso dos negócios. 

Só na economia brasileira a logística, incluindo as áreas de transporte, estoque, armazém e serviços administrativos, movimentam 912,5 bilhões de reais por ano. 

Valor que representa 12,5% do PIB. Por outro lado, os custos do setor chegam a quase 8% do PIB, conforme dados da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística).

Isso nos mostra o papel da logística no desempenho dos negócios, que se bem estruturada tem o poder de promover a eficiência, agilidade e expandir as margens de lucro.

Quando planejada de forma estratégica, ela vai além do deslocar mercadorias dos estoques ao consumidor, pois gera valor no mercado, integra setores e se torna atrativa aos clientes

Como a logística impacta a empresa de forma positiva? 

Agora que você sabe a importância da logística para as empresas conheça algumas formas de como ela afeta os empreendimentos de forma positiva.

1.  A logística gera valor e competitividade para as empresas

Quando a logística torna os produtos mais acessíveis a um público mais amplo, ela gera valor para os clientes e com isso aumenta a demanda pelas mercadorias.

Uma logística consistente, se mostra confiável e mantém uma imagem positiva frente aos consumidores, o que faz as empresas expandirem seu espaço no mercado.

2.  A logística traz satisfação ao cliente

A experiência do cliente com uma logística bem gerida, estimula novas compras. Isso aumenta as chances de vendas futuras e fideliza clientes

As regras básicas atuais para agradar o consumidor são que as empresas facilitem o processo de compra, sejam ágeis na entrega, simples e clara na comunicação. 

3.  A logística diminui desperdícios e reduz custos 

Quando as empresas aumentam a visibilidade dos setores e com isso passam a melhorar cada processo, elas conseguem reduzir gastos e aumentar as margens de lucro. 

Ao otimizar espaços em armazéns, controlar estoque e demanda, rastrear produtos e gerir a eficiência dos transportes, há menos desperdícios e aumento da capacidade dos processos.

Junto à adoção de táticas que simplificam as operações e aumentam a produção, observa-se também uma busca maior por práticas sustentáveis.

4.  A logística aumenta a produtividade e eficiência das empresas

A logística eficaz é capaz de integrar diversos setores e em razão disso contribuir para alcançar os resultados do negócio.

A empresa ganha em produtividade quando há uma comunicação eficiente na integração dos setores somado a visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, que melhora a eficiência nos processos. 

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário