Você já teve a experiência de esperar um bom tempo por um produto e quando ele finalmente chega você percebe que está quebrado. É frustrante, não é mesmo?
Experiências negativas como esta, decorrentes da logística, podem fazer seus consumidores nunca mais comprarem seus produtos e ainda te dar uma má fama.
Para evitar esse tipo de situação, vamos ver aqui a importância da logística na retenção de clientes e o como ela pode colaborar nesse processo.
Leia todo o artigo para saber mais!
Por que a logística é importante para a retenção de clientes?
Como já falamos na introdução deste texto, umaexperiência frustrante por conta da logística leva a insatisfação dos clientes com os seus serviços.
Os problemas que geram mais reclamações nesta área costumam estar ligados à entrega, como: atrasos, falta de opções e informações, erros e danos no produto.
Para evitar futuras queixas, use a logística a seu favor e conquiste seus clientes de uma vez por todas.
Alguns dos benefícios que você pode obter com isso são:
- Produtos entregues com maior qualidade;
- Reforço positivo na experiência do cliente;
- Melhor desempenho com fornecedores.
Todo o investimento numa boa gestão logística irá cooperar para um serviço eficiente e no final, para um cliente satisfeito. Mas como fazer isso?
Confira no próximo tópico!
Dicas de como a logística pode ser útil na retenção de clientes?
Tenha uma gestão de estoque confiável
Seja terceirizado ou interno, uma boa gestão logística precisa ter controle sobre o estoque.
Hoje, a tecnologia facilita processos como rastreamento, contagem e previsões com mais assertividade.
Trabalhe com vários tipos de envio:
Não ter variedade nas formas de envio é um dos motivos que levam consumidores a desistirem da compra.
Busque oferecer o máximo de conveniência ao seu cliente, como opção de entrega expressa, porta a porta, retirada na loja e também diferentes tipos de preços no frete.
Selecione bons parceiros
Lembre-se que seus parceiros de logística serão uma extensão da sua marca, o cliente não fará diferença entre sua empresa e fornecedores.
Leve isso em conta e selecione parceiros que além do bom preço, sejam competentes na entrega e no suporte ao cliente.
Cuide com os prazos de entrega
Prazos de entrega muito extensos desanimam o cliente na hora da compra, enquanto a entrega rápida é um dos principais motivadores.
Razão pela qual você deve ser transparente quanto aos prazos, oferecer opções express e investir no rastreamento do produto para que o cliente acompanhe.
Mantenha a transparência
Quanto mais informações você disponibilizar para o cliente, mais autonomiaele terá para decisão de compra, o que é muito valorizado no mercado atualmente.
Permita o consumidor acompanhar informações de pedido, entrega, devoluções e tenha diferentes canais de suporte ao cliente.
Uma gestão com foco na logística para retenção de clientes pode trazer resultados animadores!
Ela fará sua marca criar uma conexão com eles e aumentará as chances deles voltarem a consumir os seus serviços.
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