Logística na Retenção de Clientes: entenda a importância e como usá-la a seu favor!

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Você já teve a experiência de esperar um bom tempo por um produto e quando ele finalmente chega você percebe que está quebrado. É frustrante, não é mesmo? 

Experiências negativas como esta, decorrentes da logística, podem fazer seus consumidores nunca mais comprarem seus produtos e ainda te dar uma má fama.

Para evitar esse tipo de situação, vamos ver aqui a importância da logística na retenção de clientes e o como ela pode colaborar nesse processo. 

Leia todo o artigo para saber mais! 

Por que a logística é importante para a retenção de clientes?

Como já falamos na introdução deste texto, umaexperiência frustrante por conta da logística leva a insatisfação dos clientes com os seus serviços. 

Os problemas que geram mais reclamações nesta área costumam estar ligados à entrega, como: atrasos, falta de opções e informações, erros e danos no produto.

Para evitar futuras queixas, use a logística a seu favor e conquiste seus clientes de uma vez por todas. 

Alguns dos benefícios que você pode obter com isso são:

  • Produtos entregues com maior qualidade;
  • Reforço positivo na experiência do cliente;
  • Melhor desempenho com fornecedores.

Todo o investimento numa boa gestão logística irá cooperar para um serviço eficiente e no final, para um cliente satisfeito. Mas como fazer isso?

Confira no próximo tópico!

Dicas de como a logística pode ser útil na retenção de clientes?

 

Tenha uma gestão de estoque confiável

Seja terceirizado ou interno, uma boa gestão logística precisa ter controle sobre o estoque. 

Hoje, a tecnologia facilita processos como rastreamento, contagem e previsões com mais assertividade. 

Trabalhe com vários tipos de envio:

Não ter variedade nas formas de envio é um dos motivos que levam consumidores a desistirem da compra.

Busque oferecer o máximo de conveniência ao seu cliente, como opção de entrega expressa, porta a porta, retirada na loja e também diferentes tipos de preços no frete.

Selecione bons parceiros

Lembre-se que seus parceiros de logística serão uma extensão da sua marca, o cliente não fará diferença entre sua empresa e fornecedores.

Leve isso em conta e selecione parceiros que além do bom preço, sejam competentes na entrega e no suporte ao cliente.

Cuide com os prazos de entrega

Prazos de entrega muito extensos desanimam o cliente na hora da compra, enquanto a entrega rápida é um dos principais motivadores. 

Razão pela qual você deve ser transparente quanto aos prazos, oferecer opções express e investir no rastreamento do produto para que o cliente acompanhe. 

Mantenha a transparência

Quanto mais informações você disponibilizar para o cliente, mais autonomiaele terá para decisão de compra, o que é muito valorizado no mercado atualmente.

Permita o consumidor acompanhar informações de pedido, entrega, devoluções e tenha diferentes canais de suporte ao cliente. 

Uma gestão com foco na logística para retenção de clientes pode trazer resultados animadores!

Ela fará sua marca criar uma conexão com eles e aumentará as chances deles voltarem a consumir os seus serviços.

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