Logística interna: veja por que ela é estratégica para a empresa Logística interna: veja por que ela é estratégica para a empresa

Logística interna: veja por que ela é estratégica para a empresa

4 minutos para ler

A logística sobe em importância no planejamento estratégico das empresas a cada dia. Se antes era vista somente como distribuição e transporte, hoje já é essencial para o sucesso das organizações. E para que este sucesso se torne uma realidade, é necessário que todos os processos estejam alinhados. E é justamente esse o papel da logística interna.

Quer saber mais sobre a logística interna e seus benefícios? Confira nosso artigo!

O que é logística interna?

É a área que abrange as movimentações de materiais e as operações de apoio que ocorrem dentro de uma empresa. Compreende diversos processos, como armazenagem, controle de estoque, sistemas de automação e estocagem, manuseio de materiais, equipamentos e tecnologia da informa.

Ou seja, auxilia na regulação dos fluxos de materiais dentro da instituição, garantindo que os itens certos estejam no lugar certo, na quantidade e na hora certa.

Um exemplo prático: são constatados atrasos no processo de distribuição da empresa X. O responsável pela logística interna deve analisar o centro de distribuição (CD) da empresa, a fim de identificar a raiz do problema. Então, são descobertas falhas no estoque, que possui um layout vertical. Esse tipo de layout demanda a utilização constante de empilhadeiras e a empresa X só possui 1 empilhadeira, o que gera grandes atrasos. Conhecendo o problema, o gestor pode tomar alguma providência — no caso, comprar mais empilhadeiras ou rearranjar o layout.

Dessa forma, os processos da cadeia de suprimentos se tornam mais ágeis.

A relevância da logística interna nas empresas

A ausência dos processos de logística interna gera problemas na movimentação dos materiais que alimentam a linha de produção. Assim sendo, o processo produtivo é inviabilizado e a distribuição física também. Enfim, a comercialização não é concretizada e não há lucro.

Além disso, o consumidor atual exige entregas corretas em bons prazos. Isso só é possível com um fluxo de materiais bem sincronizado, que por sua vez só existe com uma boa gestão de logística interna. Resumindo, sem a aplicação correta da logística interna, compromete-se o desenvolvimento das estratégias da empresa e também seu crescimento no mercado.

A logística interna como estratégia

Quando bem aplicada, a logística interna permite o desenvolvimento de estratégias que reduzem os custos e aumentam o nível do serviço oferecido ao cliente. Diversas grandes empresas utilizam a logística interna e inclusive aplicam, junto com ela, outros conceitos, como os do Sistema Lean. Exemplos relevantes são Bosch, Nike, Mercedes-Benz e 3M.

Alguns dos benefícios da logística interna:

  • Movimentação adequada de materiais;
  • Redução de estoques;
  • Redução de custos de locação e manutenção;
  • Maior aproveitamento da mão de obra;
  • Otimização da cadeia de suprimentos;
  • Melhor utilização do espaço da empresa;
  • Agilidade nos processos internos;
  • Atendimento ao cliente mais eficaz e satisfatório.

Para que se alcance os objetivos, são necessárias atitudes corretas desde o começo. Assim, para que a experiência do cliente com uma empresa seja boa, deve haver uma boa gestão desde seus processos internos. A importância da logística interna para o sucesso das empresas tem conquistado cada vez mais atenção. Uma aplicação correta rende grandes benefícios e um desejável salto no mercado competitivo.

E você, pretende aplicar a logística interna em sua empresa? Ou já aplica e teve alguma experiência boa? Compartilhe com a gente, nos comentários!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário