Logística Integrada: a chave para a vantagem competitiva Logística Integrada: a chave para a vantagem competitiva

Logística Integrada: a chave para a vantagem competitiva

4 minutos para ler

O contexto atual no mundo das finanças e negócios define que toda empresa deve manter vantagem competitiva sobre as outras. E isso ocorre porque a concorrência cresce, a tecnologia aplicada ao comércio se desenvolve a passos rápidos, o público consumidor tende a ser mais esclarecido e exigente, e as crises econômicas estão mais frequentes.

Um dos melhores recursos atuais para manter a vantagem competitiva é a logística integrada. A seguir, entenda melhor esse conceito, e veja como aplicá-lo em sua empresa!

O que é logística integrada

Esse recurso consiste na integração entre todas as operações e processos efetuados na logística, desde a produção da mercadoria até a entrega final, nas mãos do cliente. Para que a logística integrada possa ser desenvolvida, é necessário um sistema organizacional que garanta o gerenciamento eficiente do fluxo logístico, controlando atividades relacionadas.

Para facilitar esse controle, pode-se dividir a logística integrada em três partes:

  • administração de materiais (fluxo de insumos/produtos);
  • movimentação de materiais (transporte de insumos/produtos);
  • distribuição física (distribuição dos produtos).

A redução de custos

Em tempo de crise, cortar gastos é fundamental para assegurar a vantagem competitiva, já que custos contínuos e elevados vão acabar levando a empresa a fechar ou a viver mergulhada em problemas financeiros. Dessa forma, o gerenciamento integrado do fluxo de materiais e do fluxo de informações permite uma visão mais abrangente da cadeia de suprimentos. Essa visão favorece, por sua vez, a coordenação dos processos, alinhando-os conforme as metas e objetivos da empresa.

O planejamento inteligente e estratégico, baseado em uma abordagem mais ampla, é fundamental para otimização do tempo e dos custos. Nesse caso, é visualizado o ganho total e não somente o ganho relativo a uma etapa do processo logístico.

Avaliar somente os ganhos relacionados a uma etapa específica acaba gerando descontrole financeiro, já que outras etapas, com seus custos e lucros, são desconsideradas.

A minimização de riscos

Outra vantagem da logística integrada é minimização dos riscos comuns aos processos de controle, movimentação, armazenamento e distribuição dos produtos. Como a logística integrada corresponde a um planejamento sistêmico — ou seja, à formação de um sistema de controle e gerenciamento — todas as operações e informações estarão devidamente interligadas entre si.

A integração dos processos permite uma coordenação mais objetiva e segura, de forma a alcançar o fim a que se propõe. A identificação de falhas é bem mais precisa, bem como a previsão de erros e riscos — e, como se sabe, a adoção de práticas preventivas é muito mais eficaz do que esperar os erros acontecerem para proceder com correções. 

O gerenciamento de riscos proporcionado pela aplicação da logística integrada traduz-se, em suma, de três formas:

  • Iientificação das falhas já existentes e aplicação de medidas corretivas imediatas;
  • previsão da possibilidade de riscos e adoção de estratégias preventivas (redução de riscos propriamente dita);
  • visualização de imprevistos e desenvolvimento de procedimentos eficazes para solucioná-los no caso de virem a acontecer.

Reduzir riscos é uma vantagem competitiva importante, considerando que os riscos geram perdas em todos os sentidos, incluindo: financeiras, materiais, de produtividade, de clientes.

A satisfação dos stakeholders

Stakeholder é um termo que designa fornecedores, funcionários e clientes. Considerando que a estrutura logística estará mais bem organizada, a satisfação de todos os envolvidos com tais processos também é certa.

A logística integrada possibilita que sejam proporcionados melhores preços e atendimento aos clientes, visto que serão reduzidos os custos dento da empresa — à medida que se aumenta a produtividade e a agilidade na realização dos processos (e a maior agilidade implica em prazos de entrega cumpridos à risca).

Já utiliza a logística integrada como vantagem competitiva? Diga o que pensa sobre o assunto e compartilhe este post em suas redes sociais, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à informação e tirem suas dúvidas!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta