Logística farmacêutica: 4 dicas essenciais Logística farmacêutica: 4 dicas essenciais

Logística farmacêutica: 4 dicas essenciais

4 minutos para ler

A logística farmacêutica pode ser conceituada como um conjunto de etapas que garantem a integridade física e microbiológica dos medicamentos da aquisição até o consumidor final. Para tanto, é necessário controlar as atividades de compra, estoque, transporte, distribuição, armazenamento e dispensação desses produtos farmacêuticos.

Conhecer os pontos críticos de cada uma dessas etapas é crucial tanto para as empresas que compõem a cadeia farmacêutica, quanto para o paciente que receberá o medicamento com qualidade e segurança.

Por isso, apresentaremos a seguir 4 dicas essenciais na cadeia de logística farmacêutica para serem implementadas já! Acompanhe conosco!

1. Garanta um ótimo gerenciamento de estoque de produtos

Uma ótima gestão de estoque é realizada quando os produtos apresentam rotatividade elevada, evitando manter produtos sem movimentação.

Isso significa que o histórico de consumo está bem próximo do real, o estoque de segurança é mínimo e a demanda sazonal influencia pouco. Além disso, um software de logística e controle de estoque está atualizado com as entradas de mercadorias por notas fiscais, saídas por consumos e empréstimos, e o estoque físico está muito próximo do estoque virtual.

2. Elabore mecanismos para evitar perda por expiração de validade

A perda de medicamentos por expiração da data de validade é um custo perdido que deve ser evitado ao máximo. A implantação de estratégias gerenciais para dizimar esse problema vão desde a conferência da validade de cada item individualmente até a reorganização dos produtos de forma que o primeiro que expira seja o primeiro a ser consumido.

Também é importante notificar as empresas parceiras, estabelecer contratos de consignação ou estabelecer estoques mínimos de medicamentos de baixo consumo.

3. Redobre a atenção ao armazenar medicamentos termolábeis

Medicamentos termolábeis são muito sensíveis a variações bruscas de temperatura, pois isso contribui para alterar a integridade física e facilitar a proliferação de micro-organismos.

É importante seguir a temperatura de armazenamento preconizada pelos fabricantes e evitar oscilações da temperatura dentro da área destinada a essa atividade. Devido a isso, o uso de termômetros para o ambiente e geladeira são itens indispensáveis no processo.

A temperatura de refrigeração dos medicamentos deve permanecer entre 2 e 8°C, enquanto a do meio ambiente não deve passar dos 35°C. Todos os registros diários de temperatura devem ser guardados em local seguro conforme exigências da Vigilância Sanitária.

4. Invista no transporte adequado para medicamentos

As boas práticas de transporte preconizam que a transferência de produtos de um ambiente a outro deve ocorrer em condições adequadas.

Para transporte de produtos dentro de uma instituição hospitalar podem ser utilizados carrinhos ou monta-cargas. No caso de transferência de produtos para área externas, os veículos devem possuir temperatura adequada para os medicamentos que irão transportar. Além disso, é imprescindível garantir a amarração adequada dos itens para evitar quebras ou avarias durante a movimentação do veículo.

A logística farmacêutica deve ser pensada de forma a garantir a integridade física e microbiológica dos medicamentos. As dicas essenciais mostradas no texto devem ser implantadas ou aperfeiçoadas para possibilitar o acesso do paciente a medicamentos em condições adequados para consumo.

Por isso, avalie a cadeia logística farmacêutica de sua empresa e fique por dentro dos nossos artigos, curtindo e seguindo nossos posts nas redes sociais (Facebook e Twitter).

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário