Entenda como a logística 4.0 funciona e conheça os seus benefícios

4 minutos para ler

A logística 4.0 busca explorar ao máximo os recursos tecnológicos para melhorar a relação com as pessoas e o processo produtivo das empresas, garantindo uma produção mais inteligente e eficiente.

A tecnologia permite acompanhar, com mais efetividade e de maneira integrada, as etapas de produção. Com isso, transportadoras, fornecedores e clientes podem ter mais acesso às informações de cada uma das fases dos processos de manufatura, de vendas e de entrega.

Neste texto, vamos entender o que faz parte da logística 4.0 e quais são os principais benefícios que ela traz. Acompanhe a leitura!

O que faz parte da logística 4.0?

Modelos convencionais de logística contam com estoque e centros de distribuição ultrapassados e desconectados. O resultado disso é composto dos conhecidos problemas de perdas, falhas na produção e desperdícios, o que prejudica o faturamento das empresas.

A fase 4.0 traz elementos que diminuem essas dificuldades, trazendo mais agilidade e precisão para as decisões tomadas. Vamos ver o que faz parte desse cenário!

Alta conectividade

A conectividade faz parte desse novo contexto, já que os elemento estão conectados. O acesso às informações acontece de maneira mais ágil por meio de máquinas, sensores e outras ferramentas presentes na empresa.

Softwares

O principal objetivo está na estratégia de negócio, buscando sempre modernizar e aperfeiçoar a gestão da distribuição, a redução de desperdícios, o ganho de tempo e a diminuição de custos. Para que isso ocorra, o uso de softwares capazes de monitorar todas as etapas dos processos e as atividades do empreendimento é essencial.

Internet das Coisas

Essa nova modalidade se baseia em um conceito chamado Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas, em português. O termo “coisa” pode representar os equipamentos e dispositivos presentes na sua casa ou na empresa, que tem acesso à Internet e que usam essa ferramenta para se comunicar com outros dispositivos ou usuários.

Quando aplicada à logística, essa integração entre os recursos tecnológicos possibilita o acesso aos pedidos do cliente para identificar em qual etapa de produção se encontra. Ela proporciona o acompanhamento dos níveis de estoque em tempo real, facilitando a reposição e o transporte, dentre outras funcionalidades.

Quais são os principais benefícios da logística 4.0?

A utilização dos recursos tecnológicos traz inúmeros benefícios para as empresas. Vamos conhecer os principais!

Diminuição de perdas e erros

O controle que a tecnologia oferece permite reduzir o número de perdas no estoque, já que as informações estão centralizadas em um único sistema. Além disso, também diminui os erros e retrabalhos, problemas que podem atrapalhar a produtividade, os custos e os resultados.

Redução de custos

A redução de custos acontece de várias maneiras, como com a diminuição das perdas, a otimização do transporte e o aperfeiçoamento dos processos. Essa economia aumenta a competitividade do negócio e a margem de lucro.

Agilidade das respostas

O acesso aos dados acontece em tempo real, podendo, por meio de soluções diversas, proporcionar acompanhamento e integração dos processos de forma mais ágil e precisa.

Aumento da precisão na tomada de decisão

Com o apoio das tecnologias inteligentes, é possível monitorar todas as etapas do negócio, o que proporciona uma tomada de decisão mais precisa e baseada em dados.

A logística 4.0 veio para transformar o modo como as empresas trabalham, deixando os processos analógicos de lado e investindo em novas tecnologias. Esse investimento contribui para a melhoria dos processos, a redução dos custos e para outros aspectos, além de ser uma maneira de se posicionar no mercado e de se manter competitivo.

Gostou deste texto? Então, aproveite para nos seguir no Facebook e receba mais informações importantes para a sua empresa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta