KPI: Conheça 7 indicadores de desempenho logístico para aplicar na sua empresa

por | 20/05/2021

4 minutos para ler

O conceito de indicadores de desempenho chave (KPI) se popularizou nos anos 80, quando as empresas entenderam a necessidade da qualidade total em suas operações. E essa é a ideia de utilizar o KPI na gestão logística, que é tão complexa e fundamental na questão da entrega do produto com qualidade e a satisfação do cliente.

Se deseja aprimorar essa questão na sua empresa, conheça aqui 7 indicadores de desempenho essenciais para a logística. 

Conheça 7 indicadores de logística

Indicadores de desempenho 

Para escolher os melhores indicadores de logística e supply chain, os gestores devem pensar quais são os pontos estratégicos para se sobressair diante dos concorrentes.

Para te ajudar nisto, selecionamos 7 exemplos de KPIs na logística que valem a pena serem estudados. 

1. Entrega no Prazo ou On-Time Delivery – OTD

O indicador OTD mensura a porcentagem de pedidos que foram entregues dentro do prazo informado pela empresa no momento da compra. 

Otimizar as rotas de entregas e a prática de agendamento de entregas são aspectos que podem melhorar este indicador.

2. Custos com Transporte

O objetivo deste KPI é avaliar se os custos com o transporte dos produtos têm sido maiores que os lucros que a empresa obtém com as vendas. 

Com essa informação é possível analisar se vale mais ter uma frota fixa ou terceirizar este serviço.

3. Tempo de Ciclo do Pedido (OCT)

Indicadores de desempenho

Também conhecido como Order Cycle Time – OCT, mede o desempenho do tempo total entre a data do recebimento do pedido até a data de entrega do produto. O OCT ajuda a entender quais são os fatores que têm causado atrasos na entrega. 

4. Pedido Perfeito – OTIF 

Pedido perfeito, do inglês On Time In Full, está ligado a satisfação do cliente.  Ele analisa a eficiência da empresa em relação às entregas no prazo (on time) com os pedidos entregues sem erro (in full). 

 

Leia também: Entenda como funciona o sistema OTC (Order to Cash)

5. Custo de Armazenagem 

É um indicador de desempenho logístico que analisa os custos de movimentação e armazenagem em relação às receitas de vendas. As despesas envolvem mão-de-obra, local, remessa ou entrega, equipamentos e contas fixas: água, luz e outros. 

6. Acuracidade do Inventário

Ajuda a controlar os itens em estoque de acordo com registro no sistema. Um alto percentual no resultado, representa a qualidade da coerência na contagem.

7. Atendimento do Pedido ou Order Fill Rate – OFR

Indicadores de desempenho

Monitora o desempenho interno da empresa ao processar os pedidos, ou seja, a capacidade da empresa de atender as demandas. É a relação do número total de pedidos atendidos dividido pelo total de pedidos expedidos.

Conclusão sobre indicadores de logística 

Estes KPIs são capazes de mostrar a coerência dos dados informados com a realidade da empresa e a qualidade na performance das operações. 

Há dezenas de indicadores ligados à produção, estoque, serviço, qualidade, clientes entre outros que são de suma importância para análise.  No entanto, especialistas sugerem escolher poucos KPIs para monitorar. Por isso abordamos somente 7 indicadores de desempenhos logísticos, agora cabe a você buscar conhecê-los melhor.  

 

 

A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga nos no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor.

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *