O conceito de indicadores de desempenho chave (KPI) se popularizou nos anos 80, quando as empresas entenderam a necessidade da qualidade total em suas operações. E essa é a ideia de utilizar o KPI na gestão logística, que é tão complexa e fundamental na questão da entrega do produto com qualidade e a satisfação do cliente.
Se deseja aprimorar essa questão na sua empresa, conheça aqui 7 indicadores de desempenho essenciais para a logística.
Conheça 7 indicadores de logística
Para escolher os melhores indicadores de logística e supply chain, os gestores devem pensar quais são os pontos estratégicos para se sobressair diante dos concorrentes.
Para te ajudar nisto, selecionamos 7 exemplos de KPIs na logística que valem a pena serem estudados.
1. Entrega no Prazo ou On-Time Delivery –OTD
O indicador OTD mensura a porcentagem de pedidos que foram entregues dentro do prazo informado pela empresa no momento da compra.
Otimizar as rotas de entregas e a prática de agendamento de entregas são aspectos que podem melhorar este indicador.
2. Custos com Transporte
O objetivo deste KPI é avaliar se os custos com o transporte dos produtos têm sido maiores que os lucros que a empresa obtém com as vendas.
Com essa informação é possível analisar se vale mais ter uma frota fixa ou terceirizar este serviço.
3. Tempo de Ciclo do Pedido (OCT)
Também conhecido como Order Cycle Time – OCT, mede o desempenho do tempo total entre a data do recebimento do pedido até a data de entrega do produto. O OCT ajuda a entender quais são os fatores que têm causado atrasos na entrega.
4. Pedido Perfeito – OTIF
Pedido perfeito, do inglês On Time In Full, está ligado a satisfação do cliente. Ele analisa a eficiência da empresa em relação às entregas no prazo (on time) com os pedidos entregues sem erro (in full).
5. Custo de Armazenagem
É um indicador de desempenho logístico que analisa os custos de movimentação e armazenagem em relação às receitas de vendas. As despesas envolvem mão-de-obra, local, remessa ou entrega, equipamentos e contas fixas: água, luz e outros.
6. Acuracidade do Inventário
Ajuda a controlar os itens em estoque de acordo com registro no sistema. Um alto percentual no resultado, representa a qualidade da coerência na contagem.
7. Atendimento do Pedido ou Order Fill Rate – OFR
Monitora o desempenho interno da empresa ao processar os pedidos, ou seja, a capacidade da empresa de atender as demandas. É a relação do número total de pedidos atendidos dividido pelo total de pedidos expedidos.
Conclusão sobre indicadores de logística
Estes KPIs são capazes de mostrar a coerência dos dados informados com a realidade da empresa e a qualidade na performance das operações.
Há dezenas de indicadores ligados à produção, estoque, serviço, qualidade, clientes entre outros que são de suma importância para análise. No entanto, especialistas sugerem escolher poucos KPIs para monitorar. Por isso abordamos somente 7 indicadores de desempenhos logísticos, agora cabe a você buscar conhecê-los melhor.
Leia também: 7 KPIs de estoque para uma gestão eficiente
A ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.
Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos como esse, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor ou entre em contato conosco!
0 comentários