Health Score: melhore o relacionamento com o seu cliente

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Health Score é uma métrica relacionada à saúde do seu cliente, ou seja, diz respeito à satisfação dos consumidores com o seu serviço.

É bem provável que você saiba que cuidar da saúde é importante e entre os motivos estão: evitar doenças, ter disposição para as atividades diárias, além de alcançar equilíbrio. 

Trazendo isso para sua empresa, podemos dizer que cuidar da saúde do seu cliente pode trazer os mesmos benefícios para o seu negócio, já que seus clientes são a alma dele.

Se você mantém seus clientes satisfeitos, você tem suas contas equilibradas, evita que seu negócio seja prejudicado e ainda tem disposição para continuar crescendo como instituição.

Quer entender melhor como funciona esse índice? Continue lendo esse artigo que você vai encontrar o que precisa saber sobre a métrica Health Score. 

 O que é e a importância do Health Score? 

A métrica Health Score, muito usada no Customer Experience,  avalia a saúde do seu cliente em relação aos seus serviços e com isso, ajuda a prever o comportamento dele. 

Já não é novidade para as empresas que manter um cliente sai mais barato do que conquistar novos.

Por isso, monitorar essa métrica é essencial para evitar o risco de perdê-los e com as informações obtidas, traçar ações para conquistá-los e criar novas oportunidades.  

Como definir o Customer Health Score na sua empresa? 

É claro que cada empresa deve levar em conta o seu tipo de negócio e sua estrutura para melhor trabalhar seu Health Score.

Em geral, os critérios usados avaliam: o quanto os clientes estão satisfeitos com o serviço ou produto da empresa, chances de fazer negócio novamente e o quão satisfeito ficou com o pós-compra.

Mas aqui vão os passos principais:

  1. Defina quais são os pontos de contato ou interação que o cliente tem com a sua empresa. 
  2. Estabeleça uma pontuação para cada tipo de contato, a soma de todos os contatos deve chegar até 100. 
  3. Com o resultado da pesquisa, classifique por categorias como a seguir: 
  4. 0 a 50 – Saúde ruim: grandes chances de o cliente desistir;
  5. 51 a 70 – Saúde neutra: cliente precisa de mais cuidados;
  6. 71 a 100 – Saúde ótima: cliente satisfeito, que pode promover sua marca e com boas oportunidades de recompras.
  7. Depois de classificar seus clientes, o próximo passo é definir e colocar em prática ações de acordo com cada situação.   

Porque o Health Score é interessante para sua empresa? 

Analisar o Health Score traz os seguintes benefícios:

  • Se antecipa aos problemas;
  • Consegue traçar estratégias para fidelizar os clientes;
  • Consegue melhorar o pós-vendas;
  • Aumenta a lucratividade da empresa;
  • Melhora a qualidade dos serviços e a experiência do cliente

Vimos que fazer o check-up da saúde do seu cliente também melhora a saúde da sua empresa, pois quanto antes encontrar a dor, mais rápido se procura o remédio.

O Health Score se tornou tendência por ser uma métrica interessante nesse sentido. Por isso, saiba da saúde dos seus clientes e esteja pronto a agir e reverter situações de risco.

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