Gestão logística: entenda o que é, conceito e benefícios Gestão logística: entenda o que é, conceito e benefícios

Gestão logística: entenda o que é, conceito e benefícios

4 minutos para ler

Administrar corretamente os processos logísticos pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. Mas, para efetuar uma gestão adequada, é conveniente distinguir o conceito de gestão logística e em que consiste a coordenação das atividades relacionadas a ela.

Descubra a seguir o conceito e os benefícios do gerenciamento da cadeia logística, de modo a manter controle sobre ela e evitar prejuízos e perdas que são comuns nesses processos:

O que é a gestão logística

A gestão logística consiste na administração dos fluxos logísticos de sua empresa, aqueles que envolvem as atividades relacionadas à produção de mercadorias ou à compra de produtos, ao armazenamento e à distribuição das mercadorias.

Essas operações exigem cuidados especiais do gestor e sua equipe, podendo trazer economia à empresa se forem conduzidas da forma correta e à conformidade dos princípios mais praticados atualmente. Segundo tais princípios, é preciso zelar por uma gestão enxuta da cadeia logística, a fim de evitar desperdícios, aumentar a produtividade e agilizar os resultados aspirados.

Os benefícios da gestão logística

Projetos customizados

O gerenciamento logístico inteligente possibilita que o gestor institua projetos personalizados, bem direcionados para o cliente, considerando o seu perfil de consumidor, as necessidades e as preferências que revela.

Esses projetos podem abranger métodos de armazenamento e distribuição dos produtos, que pode ser feita de forma imediata sem a necessidade de estocagem (cross-docking).

Visão mais ampla de toda a cadeia

Trata-se da “Visão 360º”, a qual permite considerar e acompanhar todas as fases da cadeia de suprimentos, levando em conta desde o processo de armazenagem até a entrega ao cliente.

Somente com um amplo panorama, o gestor poderá desenvolver estratégias mais eficientes de controle e um planejamento bem direcionado. Isso vai impedir gastos desnecessários, sem que comprometa a produtividade e a qualidade final dos serviços e produtos.

Vale salientar que, para usufruir dessa visão mais aberta, o gestor precisa de um bom software de gestão — que integre todos os setores entre si.

Mais agilidade e eficiência

Quando as coisas são mantidas sob constante monitoramento, é possível desenvolver processos mais velozes e, ao mesmo tempo, mais eficientes. Ganha-se em qualidade, além de tempo e produtividade.

A gestão logística bem-feita contribui para que sejam identificadas falhas, que serão corrigidas imediatamente, e riscos que poderão ser evitados ou minimizados.

Mais uma vez, vale destacar a importância da tecnologia para certificar a rapidez na execução das operações e mais eficiência no trabalho.

Monitoramento em tempo real

Munido das ferramentas tecnológicas adequadas, o gestor poderá realizar acompanhamento em tempo real de todas as fases e operações de sua cadeia logística. Poderá, assim, intervir no momento exato para resolver alguma dificuldade, otimizar o trabalho, sugerir uma estratégia eficaz, substituir um plano já traçado.

O monitoramento em tempo real é extremamente vantajoso tanto para o gestor quanto para os colaboradores envolvidos nos processos de logística, pois eles contarão com suporte em tempo integral.

Melhoria nos resultados

Certamente, os resultados serão incríveis para a organização. Vale considerar que o gestor:

  • Reduzirá gastos e desperdícios;

  • Terá mais integração com a equipe;

  • Coordenará os trabalhos baseado em informações concretas e precisas;

  • Melhorará a qualidade do nível de serviço;

  • Terá melhor controle sobre a armazenagem e a distribuição dos produtos;

  • Terá recursos para desenvolver um planejamento mais eficiente e realista;

  • Conseguirá melhorar sua comunicação e seu relacionamento com os fornecedores, os colaboradores e, principalmente, com os clientes, que ficarão ainda mais satisfeitos com os serviços oferecidos (dessa forma, a gestão logística contribui bastante para a fidelização).

E você, já efetua uma gestão logística eficiente na empresa em que trabalha? O que pensa sobre a automatização de processos? Faça seu comentário, e aproveite para seguir a Orbit Logistics no Facebook!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário