Gestão de relacionamento: um conjunto de estratégias para aproximar as empresas dos clientes

3 minutos para ler

Toda empresa quer ter clientes fiéis e com isso aumentar as oportunidades de vendas, mas a única forma de se conseguir isso é por meio de uma interação constante com o público. 

No artigo de hoje, vamos abordar um pouco sobre o poder que uma boa gestão de relacionamento com o cliente tem em aproximá-lo da empresa e as estratégias utilizadas.

Leia até o fim para ficar por dentro do assunto! 

O que é Gestão de Relacionamento com o Cliente?

O cliente precisa ser o centro de atenção de qualquer empresa e é com essa premissa que a gestão de relacionamento com o cliente se desenvolve. 

Também conhecido por CRM, do inglês Customer Relationship Management, esta abordagem busca por meio da comunicação conhecer melhor seus usuários.

Ela se concentra em coletar dados de seus consumidores e transformá-los em estratégias que tragam soluções personalizadas ao público, influenciar o seu comportamento e melhorar a sua interação com a empresa.

Os resultados desejados dessas ações são um relacionamento de longo prazo com os clientes, potencialização dos lucros e vantagem competitiva

Quais as melhores estratégias de Gestão de Relacionamento com o Cliente?

Há uma busca constante por estratégias que conectam e estreitam a relação da empresa com o cliente. 

Aqui reunimos algumas das estratégias que têm sido utilizadas no mercado e que apresentam bons resultados. 

1.           Atualize sempre as informações dos seus clientes

Uma comunicação eficaz e personalizada depende de informações atuais do seu cliente. 

Use esses dados para fazer um agrado em datas comemorativas e ainda enviar as últimas novidades do seu negócio que podem ser de interesse do seu cliente. 


2. Tenha os canais online como forte aliado

Estratégias de marketing de conteúdo são perfeitas para gerar leads, atrair novos clientes, apresentar sua empresa e educar o seu público. 

Aproveite suas redes sociais e o blog corporativo da empresa para isso e ainda descobrir tendências e observar as atividades com melhores resultados. 

3. Se mantenha na mente do consumidor

Uma forma de continuar na mente dos seus clientes e fortalecer seu relacionamento com ele é utilizando newsletters e e-mail marketing. 

Mas para isso é essencial enviar conteúdos conforme suas preferências e em uma frequência apropriada, caso contrário você corre o risco de ser inconveniente. 

4. Faça uma abordagem mais pessoal

Se for de acordo com a realidade da sua empresa, busque fazer visitas pessoais para demonstrar seu interesse em ajudar seu cliente a solucionar algo.

5. Conte com um sistema de gestão de CRM

Estes softwares possuem funcionalidades que categorizam processos em andamento, automatizam ferramentas como e-mails e newsletters, e facilita a análise de resultados. 

Suas funcionalidades permitem interações mais personalizadas com os clientes, respondê-los com agilidade, além de facilitar o acompanhamento métricas.  

Uma gestão de relacionamento com o cliente bem sucedida pode ser obtido com estratégias bem definidas e o uso da tecnologia.

Tudo pensado em como agregar valor em toda a experiência do cliente com a empresa.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário