Gestão de relacionamento com o cliente: por que você não pode ficar sem?

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A gestão de relacionamento com o cliente diz respeito a um conjunto de ações estratégicas que tem por objetivo aproximar a empresa e o consumidor.

Para alcançar resultados significativos, é preciso fazer uso de recursos tecnológicos, como softwares que foram desenvolvidos justamente com essa finalidade. Esse tipo de ação vai ajudá-lo a satisfazer e fidelizar os seus clientes. Quer saber como? Confira!

 

Bom atendimento

Fazer a gestão de relacionamento com o cliente vai ajudá-lo a manter o seu consumidor satisfeito. Sempre que for preciso o contato entre vocês, o cliente vai se identificar com a sua empresa e se sentirá satisfeito. Uma excelente maneira de conseguir alcançar resultados com isso é sempre procurar colocar-se no lugar do consumidor, avaliar as suas necessidades e como você gostaria de ser tratado se a situação fosso inversa.

Desse modo, você não tentará forçar o cliente a comprar os seus produtos ou a contratar os seus serviços, por exemplo. A liberdade de escolha do consumidor sempre será respeitada.

 

Marketing

Assim, como a sua equipe de vendas precisa colocar-se no lugar do cliente, o pessoal responsável pelo marketing deve fazer o mesmo. Os dois times precisam trabalhar juntos para que as medidas da empresa realmente sejam eficientes. Quanto maior for a proximidade das duas equipes, melhor serão as estratégias de marketing e, consequentemente, as vendas.

 

Recursos da tecnologia

Conforme a sua empresa vai crescendo, fica mais difícil lembrar-se de todas as informações de cabeça. Além disso, talvez seja necessário que mais de uma pessoa entre em contato com o cliente. Ele ter de ficar repetindo todas as informações será desgastante.

Para resolver essa situação, você pode usar a tecnologia a seu favor e implementar o uso de um bom software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM — customer relationship management).

Desse modo, você conseguirá:

  • organizar as informações do seu público-alvo de modo completo;
  • criar métodos de se relacionar com o consumidor, como fazer o envio de newsletters com novidades atrativas;
  • acompanhar os resultados alcançados com as suas estratégias.

 

Canais de comunicação

Faz parta da gestão de relacionamento com o cliente conhecer os métodos que são mais fáceis de o seu cliente conhecer a sua marca e fazer negócios com você. 

Desse modo, você consegue aproveitar todas as oportunidades de fazer negócios. Talvez seja preciso aumentar a sua presença nos canais de comunicação. Uma boa dica é marcar presença nas redes sociais, como LinkedIn, Instagram e Facebook, que os seus consumidores costumam acessar.

Também podem ser usados:

  • chat on-line;
  • atendimento por WhatsApp;
  • formulários de contrato diretamente no seu site;
  • aplicativos para celulares e tablet.

Fica claro que fazer o uso de um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente  — CRM  — vai ajudá-lo a tomar as melhores decisões na hora de elaborar as suas estratégias. Aplicar as dicas que mencionamos aqui vai ajudá-lo a manter o consumidor satisfeito e fiel à sua marca.

Gostou de saber por que você não pode ficar sem uma gestão de relacionamento com o cliente? Quer continuar lendo posts de qualidade como esse? Veja, agora, 3 dicas incríveis para fazer um excelente atendimento ao cliente via e-mail!

 

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