Gestão de inventário: 5 motivos para automatizar esse processo

3 minutos para ler

A tendência da automação de processos é algo que está se tornando cada vez mais cotidiano e a gestão de inventário não fica de fora disso.

Um bom gerenciamento de catálogo significa redução de custos da cadeia de suprimentos, melhoras no fluxo de negócios, aumento na produtividade, entre outras vantagens.

Mas tornar este setor automatizado pode trazer ainda mais benefícios para seu negócio e é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Vantagens em automatizar a gestão de inventário

1.   Tempo é dinheiro

Você e seu time poderão usar o tempo investido no gerenciamento manual em outras questões importantes.

Mas sem deixar de lado a execução dessa tarefa, uma vez que a administração automática de inventário informa, registra e atualiza toda vez que um item é vendido, devolvido ou recebido.

2.   Visibilidade em tempo real

Se um de seus produtos está com o estoque baixo e atingindo o ponto de reposição pré-determinado, o seu software irá, automaticamente, te avisar, ou até mesmo repor para você.

3. Menos erros, mais precisão

A execução manual de cálculos é muito propícia a erros.

Porém, a gestão de inventário automatizada monitora precisamente os dados de seus clientes para prever seus níveis de estoque ideais e realizar o seu reabastecimento quando necessário.

4. Detecção precoce de problemas

Ao invés de ficar sabendo de um problema apenas quando ele já lhe causou prejuízos, você será informado em tempo real.

E estes já estarão sendo rastreados, assim, é possível gerir os riscos com eficiência e ainda, seu inventário terá um melhor aproveitamento.

5. Investimento para economizar

As chances de perda de produtos reduzem drasticamente.

Graças à rastreabilidade completa, os relatórios de estoque identificam rapidamente os produtos de baixa movimentação.

E assim, você pode marcá-los e tomar uma decisão que pode economizar algum custo.

Como escolher um software para automatizar a gestão de inventário?

Escolher um software que não apenas se integre perfeitamente aos seus sistemas existentes.

Mas também forneça rastreamento completo com precisão para seus processos, é essencial.

Ter alguns dos seguintes fatores em mente antes de tomar uma decisão final pode ajudar bastante:

  • Reordenação automática;
  • Integração de E-Commerce;
  • Alertas e notificações de estoque;
  • Transferência de estoque automatizada;
  • Gerenciamento automatizado de pedidos;
  • Relatórios simplificados da loja.

Um servidor que vá atender às necessidades com soluções personalizadas para seu negócio é o ideal.

Estamos falando de modernidade, dinamismo, versatilidade e suporte qualificado.

Nesse caso, a Orbit Logistics tem as melhores soluções para a sua organização.

Somos uma empresa que auxilia empreendedores no processo de automação com soluções gerenciais.

Fundada em 2003, a ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de aquisição de dados em tempo real e soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management).

Temos ferramentas com tecnologia funcional inovadora, para automação da gestão de inventário.

Então, se está pensando em modernizar essa área, podemos te orientar com a solução mais adequada à estrutura da sua organização.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário