Gestão de estoques: a importância do Business Intelligence

4 minutos para ler

Seja um centro de distribuição propriamente dito ou uma empresa de qualquer setor que comercialize algum produto: o fato é que, independentemente do segmento, em alguma etapa de sua cadeia de processos, as organizações vão depender da logística. Aqui, evidencia-se uma grande questão: qual é o formato ideal de gestão da minha estrutura logística?

Para que a organização possua uma logística eficaz, é necessário que os seus diversos sub-processos — principalmente, a gestão de estoques — sejam eficazes e integrados, de forma a possuir uma operação enxuta, e só é possível conseguir isso com informatização e inteligência de mercado.

Se você precisa otimizar a sua gestão de estoques, confira neste artigo por que o Business Intelligence é tão importante para este processo.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios, em português) representa uma área responsável por, por meio principalmente das ferramentas de BI, integrar e automatizar a gestão das informações corporativas, permitindo a geração de negócios e otimização de processos por meio da análise dos dados.

Por que os softwares de BI são tão importantes para a organização?

No cenário corporativo, a rotina das organizações vem tornando-se cada vez mais complexa e corrida. À vista disso, executar os processos de forma ágil e precisa e ser proativo na identificação de oportunidades de melhoria são duas práticas essenciais para manter a empresa competitiva.

Um software de BI completo e competente é capaz de providenciar automatização em toda a cadeia de processos logísticos da empresa, desde a etapa da efetivação do pedido até o processo de entrega, coletando e analisando dados destas etapas em tempo real, e permitindo a gestão integrada de tudo isso.

Implementar um software de BI à gestão de estoques pode ajudar consideravelmente todos os setores que se relacionam com este processo.

Avaliando os dados de armazenagem, como períodos, custo de recursos, entradas e expedição de mercadorias, é possível reduzir custos, identificar e sanar falhas operacionais, além de otimizar/direcionar a negociação de mercadorias e serviços por parte do setor de compras com base no que mais movimenta.

E os benefícios de um software de BI vão além da gestão de estoques, pois ele pode ser integrado aos demais sistemas da empresa, como ao ERP e CRM, permitindo uma integração completa de todos os processos de diferentes setores e provendo uma macro visão de todo o negócio.

Como implementar corretamente um BI na minha empresa?

O software de BI é uma das mais importantes engrenagens do processo de análise de dados, entretanto, existem duas coisas importantes a se pensar acerca dele: a sua implantação é avançada e trabalhosa, e uma estrutura de BI é composta por outros recursos também.

O software de BI geralmente é composto por módulos e outros aplicativos auxiliares, e a sua estrutura lógica requer uma gama de dispositivos e hardware para comportar e executar todos os sistemas envolvidos no processo de análise de dados.

O software de BI será capaz de coletar, integrar e permitir análises abrangentes das informações do negócio, entretanto, a identificação de insights valiosos deverá ser feita por profissionais especializados, conhecedores tanto da esfera técnica quanto da esfera do negócio.

A gestão de estoques é uma tarefa que envolve diversos sub-processos e que, em muitos casos, acaba sendo um gargalo de muitas operações. Uma estrutura de BI competente é capaz de otimizar e automatizar esta tarefa e integrar as informações deste processo à gestão da empresa, facilitando a otimização da rotina e fomentando a geração de novos negócios.

Conseguiu identificar algum insight de negócio interessante neste artigo? Compartilhe o post nas suas redes sociais e dissemine o conhecimento para os seus contatos!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: +55 (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: +55 (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta