Gestão de estoques e prazos de entrega. Veja como elas se relacionam. Gestão de estoques e prazos de entrega. Veja como elas se relacionam.

Gestão de estoques e prazos de entrega: veja como elas se relacionam

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Uma das principais funções do setor de logística é auxiliar as empresas e encontrarem soluções viáveis e eficazes para solucionar problemas e aprimorar processos, principalmente em relação à gestão de estoque e aos prazos de entrega. Com isso as etapas ficam cada vez mais integradas, tornando o fluxo mais ágil — garantindo, assim, maior sinergia e menor tempo na execução de cada um desses processos.

Nesse sentido, vamos abordar no post de hoje qual é a relação entre gestão de estoques e prazo de entrega e como essas questões citadas influenciam nos resultados. Confira!

 

Gestão de estoques mais assertiva

Uma boa gestão de estoque não depende apenas de gerir o fluxo de materiais da empresa — do momento em que são requisitados para o fornecedor até o seu envio para transporte. Seu papel é garantir melhorias nos processos executados, integração, agilidade, redução de desperdícios e perdas, maior controle e aumento da acuracidade do inventário, entre outras coisas. Ou seja, deve existir um planejamento bem estruturado e definição de metas para o setor.

 

Prazos de entrega

Os prazos de entrega são vistos como o tempo que as transportadoras demoram a entregar as mercadorias ao cliente final. Sob essa ótica, esse prazo começa a ser válido a partir do momento em que a carga é liberada na expedição até a hora em que o cliente assina o documento de entrega, atestando o recebimento. Entretanto, essa é uma visão macro e operacional do que é o prazo de entrega. O que nos leva ao tópico a seguir.

 

Relação entre gestão de estoques e os prazos de entrega

Um prazo de entrega, na verdade, começa a contar quando o cliente demanda um pedido da empresa. Ou seja, quando um vendedor promete um prazo de 5 dias para seu consumidor, quer dizer que a empresa este período para realizar todos os procedimentos internos — separação, emissão de documentos, consolidação da carga, carregamento e expedição — mais o transporte.

Nesse aspecto, a relação entre gestão de estoques e prazos de entrega se torna mais evidente. Pois, se os processos internos apresentam falhas, a possibilidade de ocorrer atraso na entrega para o cliente final é grande.

Por exemplo: em razão de problemas de gestão, o índice de acuracidade de inventário não é satisfatório e o índice de extravios e avarias dentro do estoque é grande. Nesse caso, quando um pedido é inserido para o vendedor, o item pode constar como disponível no sistema, quando, na verdade, no estoque físico existe um furo e aquela mercadoria não existe.

Por se tratar de um item disponível no sistema, a venda será realizada, mas na hora de realizar a separação constata-se que o item está zerado. É aí que os problemas se iniciam e podem comprometer o cumprimento dos prazos de entrega. Outras questões importantes também incluem a agilidade e sinergia entre os processos de gestão, a qualidade dos estoques e, de maneira geral, uma boa gestão dos mesmos.

Como podemos ver, a forma como um estoque é gerido pode influenciar diretamente no cumprimento dos prazos de entrega. Ou seja, uma boa qualidade de estoque impactará no nível de satisfação do cliente com a empresa e seus serviços — e vice-versa.

O que achou do nosso post de hoje? Ficou clara a relação entre os processos de gestão de estoque e o cumprimento dos prazos de entrega para o cliente final? Comente e deixe-nos saber sua opinião sobre esse assunto!

 

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