Gestão de estoque de produtos químicos: como é feita

4 minutos para ler

A gestão de estoques pode ser entendida como um processo que faz a integração entre a área de suprimentos e a área de produção, também entre a distribuição e os clientes finais. Esse processo, normalmente, é cercado de várias particularidades e fatores que devem ser observados, especialmente quando relacionados ao estoque de produtos químicos, é necessário que sejam observados outros aspectos devido aos riscos relacionados a incêndios, explosões ou ainda à possível formação de gases tóxicos. E para te mostrar como realizar da melhor forma essa gestão de estoque, listamos no post de hoje algumas práticas que tornarão esse ato mais adequado e seguro à empresa. Acompanhe e descubra a seguir!

 

Gestão de estoques

A gestão de estoques é um processo complexo que envolve desde a movimentação dos materiais em ambiente interno e externo da empresa. Ela envolve também questões como observação do espaço correto para armazenamento, embalagem, programação envolvendo as necessidades de produção, bem como a manutenção da base de dados que promove o correto planejamento e logística da empresa.

 

Estoque de produtos químicos

A gestão de estoque de produtos químicos, além das características observadas na logística industrial, deverá observar que esses produtos podem reagir de forma violenta, gerando explosões ou ainda produzindo gases tóxicos ou inflamáveis.

Assim, todo o processo envolvendo produtos químicos, ou seja, desde o transporte, o armazenamento, questões envolvendo manuseio e também o descarte, deve ser executado para que as substâncias envolvidas não entrem em contato com aquelas que não são compatíveis entre si.

 

Como armazenar os produtos químicos?

O armazenamento e a logística de produtos químicos envolvem vários agentes nocivos à saúde que podem causar irritação, explosões, corrosão e até mesmo radioatividade. Assim, é preciso levar em consideração na correta gestão de estoques desses produtos a armazenagem por família e a observância das distâncias mínimas entre os componentes.

Os produtos corrosivos e outros produtos perigosos devem ser armazenados na parte inferior da bancada ou das prateleiras, sendo o mesmo procedimento observado para os produtos inflamáveis e explosivos, observando ainda distância dos oxidantes.

Em se tratamento de armazenamento de sais, a observação da família de cada um deles pode ser utilizada como fator de separação e de localização. Os componentes de natureza redutora devem ser separados daqueles de natureza oxidante, por exemplo.

Além desses aspectos, outras questões deverão ser observadas, como o material de condicionamento, tipo do material das prateleiras e locais onde estão dispostos esses materiais, bem como questões envolvendo a manipulação e iluminação desses produtos químicos.

Na correta gestão de estoques de produtos químicos ressalta-se também aspectos especiais em relação aos equipamentos de proteção e questões de segurança envolvendo o prédio ou local onde eles estão armazenados, como saídas de emergência, limpeza adequada e, por fim, descarte adequado de resíduos e embalagens.

 

Soluções otimizadas para gestão de estoques

A gestão de estoque de produtos químicos deve também contar com o uso de soluções otimizadas e que possibilitem o controle de quantidades mínimas e máximas, erros na hora da inserção de dados relativos aos produtos, bem como aspectos envolvidos na logística tradicional.

A gestão de estoque é um processo que agrega valor à empresa, pois permite um melhor fluxo dos materiais dentro e fora dela. No caso de produtos químicos, além das questões operacionais, deverão ser observadas combinações de materiais que possam gerar risco à saúde, a quem os manipula ou à própria empresa. Portanto, cuidados especiais deverão ser tomados. E caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse meio de gestão de estoque, deixe o seu comentário e participe da conversa.

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta