Gestão de estoque: 5 dicas para ser mais organizado Gestão de estoque: 5 dicas para ser mais organizado

Gestão de estoque: 5 dicas para ser mais organizado

4 minutos para ler

A organização do estoque é fundamental para garantir bons índices de produtividade da equipe, atender aos pedidos de vendas e, também, reduzir perdas, desperdícios, excessos e faltas. Além disso, uma gestão ineficiente das rotinas de estoque pode, inclusive, prejudicar a saúde financeira, devido à má aplicação do capital na compra de produtos.

Mas como essa organização pode ser feita? Para esclarecer essa dúvida, no post de hoje, listamos algumas dicas que podem transformar sua gestão de estoque e melhorar a organização. Confira!

 

Faça um planejamento que contemple médio e longo prazo

É comum que o planejamento da gestão de estoque contemple mais o curto prazo, em decorrência do tipo de atividades que são realizadas. Porém, para que se possa obter maior organização, o ideal é alinhar as informações com outras áreas — como comercial e compras, por exemplo — e realizar um planejamento que envolva também o médio e o longo prazo. Isso pode ser feito no caso das previsões de demanda e de compras, por exemplo.

 

Organize o layout

A organização do espaço e a distribuição física dos produtos fazem toda a diferença no processo de separação — que, assim, se torna mais ágil. O ideal é que o estoque seja organizado de acordo com a categoria, o tipo e as marcas dos itens, o que facilita a localização.

Além disso, para que o processo de separação e expedição seja ainda mais ágil, as mercadorias com maior giro devem estar localizadas em alturas inferiores (mais acessíveis) e mais próximas da área de consolidação dos pedidos para expedição.

Vale lembrar, também, que o registro dos itens deve ser feito de maneira uniforme — sempre com código e nome — e que o endereçamento deve ser feito corretamente, evitando furos e extravios.

 

Controle todas as movimentações

Quando se trata da organização da gestão de estoque, um dos pontos principais está no registro e controle de todas as movimentações realizadas.

Todas as operações de entrada, armazenagem, separação, expedição, trocas e devoluções devem ser apontadas no controle — seja ele em planilhas ou no sistema. Dessa forma, é possível manter o controle de tudo o que acontece e, assim, reduzir os índices de furos de estoque.

 

Faça inventários rotativos

Inventários rotativos são aqueles balanços de estoque que são realizados em curtos períodos de tempo, analisando seções diferentes do estoque por vez. A realização dessa atividade ajuda a encontrar com maior rapidez as causas de furos, extravios e perdas, além de auxiliar na organização e no endereçamento correto de materiais que foram estocados de forma equivocada.

 

Utilize um sistema de gestão

Além de permitir uma gestão de estoque mais organizada, a utilização de um sistema de gestão permite que a empresa consiga reduzir custos, aumentar os índices de produtividade, automatizar os processos, reduzir os índices de erros e retrabalhos e garantir maior segurança para as informações.

Com o software, é possível controlar automaticamente todas as atividades do setor — e gerar relatórios que dão suporte gerencial e fornecem informações sólidas para o processo de tomada de decisão.

Uma gestão de estoque mais organizada permite que o índice de atendimento de pedidos se eleve, auxilia na redução de custos, melhora a produtividade da equipe e impacta na saúde financeira da empresa — visto que o estoque representa dinheiro parado que, agora, pode ser investido na compra dos produtos. Logo, vale a pena investir e criar ações de melhorias!

E você, já utiliza alguma das nossas dicas em sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre uma gestão de estoque eficiente? Deixe seu comentário e conte pra gente!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta