Dentro de tantos processos da cadeia de suprimentos, a gestão de compras envolve procedimentos que precisam ser estratégicos e eficientes para que os próximos ciclos dentro da cadeia prossigam da melhor maneira.
Confira neste artigo mais detalhes de como isso funciona, sua importância e mais 4 passos de como organizar na sua empresa.
O que é e como funciona o setor de compras?
O principal objetivo de compras é a aquisição de produtos ou serviços, que devem ser feitos com bons custos e boa qualidade.
Detalhando esse ciclo, é interessante saber que ele envolve:
- Seleção de fornecedores;
- Cotação e previsão de preços;
- Análise e qualificação dos serviços;
- Determinação de prazos;
- Conferência de mercadorias;
- Aprovação e pagamento de faturas;
- E a previsão da demanda.
Todas essas atividades devem ocorrer de forma organizada e o porquê é o que vamos entender no próximo tópico.
Porque você deve se importar com a gestão de compras?
Fazer a gestão de compras de forma estratégica tem ganhado interesse de muitos gestores pelo simples motivo de aumentar a lucratividade da empresa.
Alguns erros comuns nessa área, como comprar sem planejamento, não ter um controle de estoque ou não estudar fornecedores, podem trazer grandes riscos ao seu negócio.
Como por exemplo, te prejudicar frente aos consumidores e ainda gerar altos custos.
Esta é uma área que se inter-relaciona com vários outros setores da empresa, como é o caso da sua influência nos estoques e nos resultados da logística, e que precisa manter um equilíbrio para obter um bom custo-benefício.
4 Passos de como organizar a gestão de compras da sua empresa
Chegou o momento de pensar em alguns passos para que a gestão de compras seja eficiente na sua empresa.
- Planejamento e Alinhamento dos processos internos
É preciso uma boa visibilidade para se planejar, para isso, você precisará de dados precisos sobre seu estoque e da necessidade de compras de outros setores.
Essas informações são importantes para uma boa clareza e controle.
Depois desse alinhamento, não se esqueça que o seu planejamento também deve envolver: definição de demanda e quantidade, métodos de medição, como KPIs e o desempenho de fornecedores.
- Gestão de estoque e Previsão de demanda
Seja sua empresa da área de varejo ou indústria, as entradas e saídas de materiais e produtos precisam estar alinhados com o setor de compras e as previsões de demanda devem ser as mais precisas possível.
Softwares de gestão são ferramentas mais do que úteis nesse processo.
Ter uma delimitação de volume máximo e mínimo de mercadorias e insumos necessários, vão te ajudar a manter o nível adequado.
- Tenha uma boa rede de fornecedores
Pesquise bons fornecedores, tenha referências, faça benchmarking. Tudo isso irá cooperar para que você trabalhe com os melhores.
Não deixe de analisar preços, verificar prazos e formas de trabalho.
- Automatize o máximo dos seus processos
Com bons sistemas de gestão de compras, você irá otimizar boa parte dos processos, deixá-los mais ágeis e eficientes e ainda reduzir custos.
Sem contar que a automação pode ajudar na programação das compras, o que contribui para manter os estoques sempre com uma quantidade mínima necessária.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários