Fique por dentro de 4 rotinas sobre como evitar perdas no estoque

4 minutos para ler

As perdas de estoque atrapalham muito o dia a dia das corporações. Afinal, o objetivo é fazer que o trabalho renda e que a produção chegue às mãos do cliente, mas, quando há produtos parados, a empresa pode ter prejuízos e défices em suas finanças.

Por isso, é vital saber como evitar perdas no estoque e fazer um planejamento estratégico que permita alcançar os resultados almejados. Já sabe por onde começar? Então, leia este post e encontre quatro dicas que podem fazer a diferença!

 

1. Sistema de gestão integrado

Uma facilidade que a tecnologia oferece para quem trabalha com gerenciamento de estoques são os sistemas de gestão integrados. Com eles, é possível automatizar as tarefas, evitar erros e ainda agregar valor à empresa.

Antes de começar a fazer uso desse tipo de software, porém, lembre-se de pesquisar o mercado. Isso é importante para verificar se a solução realmente oferece funções interessantes para a companhia.

 

2. Acompanhamento de compras e controle de estoque

Ter materiais parados no estoque pode trazer prejuízos para a organização. Isso acontece principalmente se os produtos tiverem prazo de validade. Afinal, a empresa corre o risco de não vender tudo e ainda perder parte do que produziu. 

Por isso, é fundamental ter em mente que um passo importante para evitar perdas no estoque inclui acompanhar o volume de compras e controlar a quantidade de itens necessários. Dessa forma, é possível evitar o desperdício, garantir a satisfação do cliente e garantir que a empresa tenha produtos para vender.

 

3. Controle de recebimento de mercadorias

Para saber como evitar perdas no estoque, é necessário ter um controle preciso do recebimento de produtos. Nesse momento, devem ser levantadas informações importantes, como prazo de validade, quantidade disponível, estado de conservação e outros dados que forem relevantes para o funcionamento da empresa.

Assim, o pessoal responsável pela administração do estoque vai ter mais condições de tomar as melhores decisões a respeito do armazenamento dos produtos que devem ser mantidos.

 

4. Análise de indicadores

É necessário definir alguns indicadores de resultados. Eles servem para auxiliar no gerenciamento do estoque, mostrar a quantidade de material perdido e quais são as causas mais frequentes dessa situação. Essa ação ajuda a planejar melhor a distribuição dos produtos e, assim, evitar que se façam investimentos errados.

Vale a pena lembrar que nesse momento é necessário tomar o cuidado de definir indicadores que estejam de acordo com a realidade da empresa. Caso contrário, eles servirão apenas para apresentar a falsa impressão de que tudo vai bem quando, na verdade, há muito a ser aprimorado.

Ao colocar essas dicas em prática, é mais fácil saber como evitar perdas no estoque. Lembre-se de que, para alcançar resultados definitivos nesse processo, é preciso fazer que todos os colaboradores trabalhem com esse propósito. Por isso, é essencial mantê-los informados sobre o que se espera deles e como está a situação do empreendimento.

Gostou de conhecer essas quatro dicas para evitar perdas de estoque? Quer continuar a se informar sobre esse assunto? Então, fique com a gente e veja como manter o controle de estoque de matérias-primas!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta