Logística interna: veja por que ela é estratégica para a empresa

7 minutos para ler

A logística vem ganhando mais destaque e importância no planejamento estratégico das empresas a cada dia. Se antes era vista somente como distribuição e transporte de mercadorias, hoje já é um ponto de suma importância para o sucesso das organizações. 

E para que esse sucesso se torne uma realidade, é necessário que todos os processos estejam devidamente alinhados: é justamente esse o papel da logística interna. Ao contrário do que a maioria pensa, a logística não se limita apenas a atividades relacionadas à distribuição de mercadorias.

Em um primeiro momento, as matérias-primas ou bens produzidos permanecem armazenados na sede da empresa, onde são manuseados, embalados e catalogados antes de chegarem aos seus destinatários.

Para gerir de forma eficaz o fluxo de movimentação desses bens nas áreas de armazenamento, as organizações contam com a logística interna. Quer saber mais sobre a logística interna estratégica e seus benefícios? Então leia até o final este artigo completo que preparamos especialmente para você!

 

Afinal, o que é logística interna?

Logística interna é a área que abrange as movimentações de materiais e as operações de apoio que ocorrem dentro de uma empresa. Compreende diversos processos como, por exemplo, armazenagem, controle de estoque, sistemas de automação e estocagem, manuseio de materiais, equipamentos e tecnologia da informação. Ou seja, auxilia na regulação dos fluxos de materiais dentro da organização, garantindo que os itens certos estejam no lugar certo, na quantidade e hora certas.

Um exemplo prático: são constatados atrasos no processo de distribuição de determinada empresa. O responsável pela logística interna deve então analisar o centro de distribuição (CD) da empresa a fim de identificar a raiz do problema. Nessa análise são descobertas falhas no estoque, que apresenta um layout vertical.

Esse tipo de layout demanda a utilização constante de empilhadeiras e a empresa em questão só conta com uma máquina, o que resulta em grandes atrasos. Conhecendo o problema, o gestor pode tomar alguma providência — no caso, comprar mais empilhadeiras ou rearranjar o layout. Dessa forma, os processos da cadeia de suprimentos se tornam mais ágeis.

 

Qual é a relevância da logística interna nas empresas?

A ausência dos processos de logística interna nas empresas gera grandes problemas na movimentação dos materiais que alimentam a linha de produção. Assim sendo, o processo produtivo é inviabilizado e, consequentemente, a distribuição física também. Ou seja, a comercialização não é concretizada e não há lucro.

Além disso, o consumidor atual exige entregas corretas em bons prazos. Isso só é possível com um fluxo de materiais bem sincronizado, que por sua vez só existe com uma boa gestão de logística interna. De forma resumida, sem a aplicação correta da logística interna, todo o desenvolvimento das estratégias da empresa é comprometido, assim como seu crescimento no mercado.

 

Como aplicar a logística interna de forma estratégica?

Quando bem aplicada, a logística interna permite o desenvolvimento de estratégias que reduzem consideravelmente os custos e aumentam o nível do serviço oferecido ao cliente. Diversas grandes empresas utilizam a logística interna e, inclusive, aplicam junto com ela outros conceitos, tais como os do Sistema Lean. Exemplos relevantes são Bosch, Nike, Mercedes-Benz e 3M.

Alguns dos principais benefícios da logística interna são:

  • movimentação adequada de materiais;

  • redução de estoques;

  • redução de custos de locação e manutenção;

  • maior aproveitamento da mão de obra;

  • otimização da cadeia de suprimentos;

  • melhor utilização do espaço da empresa;

  • agilidade nos processos internos;

  • atendimento ao cliente mais eficaz e satisfatório.

 

Como melhorar a logística interna na sua empresa?

Saber identificar pontos de melhoria na organização é fundamental para que a empresa caminhe cada vez mais alinhada a seus objetivos, diminuindo assim gastos desnecessários e aproveitando melhor os recursos disponíveis. Para te ajudar ainda mais nesse processo, fizemos um compilado de dicas fundamentais para garantir uma boa logística interna. Confira!

 

  • Automatize processos

Não é nenhuma novidade que a tecnologia existe para nos auxiliar em diversos processos do cotidiano. Então, explore essa facilidade da melhor forma possível! Dessa forma, além de otimizar processos garantindo maior confiabilidade e segurança, você disponibilizará mais tempo e dedicação dos colaboradores para outras tarefas mais importantes.

 

  • Monitore resultados

Todo e qualquer investimento feito com o objetivo de planejar e organizar a logística de sua empresa deve ser avaliado com certa frequência. Afinal, monitorar os resultados obtidos é a melhor forma de avaliar a efetividade das estratégias e processos que foram adotados.

Se a sua empresa adotou um software de gestão, por exemplo, ele pode gerar diversos números, relatórios e oferecer outros tantos recursos que permitam uma análise mais ampla do que acontece no seu negócio. Verifique periodicamente as reclamações, se as entregas foram pontuais e as taxas de devolução, entre outros indicadores relevantes.

 

  • Treine sua equipe

Poder contar com uma equipe alinhada e bem treinada é a chave para qualquer setor da empresa e na logística interna não poderia ser diferente. Invista em treinamentos, reciclagens e capacitações para os colaboradores. Garanta que todos estejam de acordo com os princípios e normas da empresa para que tudo caminhe de acordo com os objetivos da organização.

 

  • Trabalhe com fornecedores de confiança

A falta de um fornecedor qualificado pode comprometer todo o fluxo da produção. Por isso, é essencial monitorar continuamente o desempenho das atividades dos prestadores de serviço a fim de garantir mais eficiência nos processos. Acompanhe os resultados obtidos e estabeleça indicadores de performance para entender o que não está funcionando adequadamente e o que precisa melhorar.

Uma avaliação correta e constante permite que problemas sejam encontrados mais rapidamente, possibilitando assim que os gestores consigam ajustar o que for preciso ou até mesmo que procurem por um fornecedor substituto a tempo de não afetar a produção.

Ao longo da leitura do artigo, você certamente pôde perceber que para uma organização alcançar seus objetivos, são necessárias atitudes corretas e bem planejadas desde o começo. Dessa forma, para que a experiência do cliente com uma empresa seja boa, deve haver uma boa gestão dos seus processos internos.

A importância da logística interna para o sucesso das empresas tem conquistado cada vez mais atenção dos gestores, e não é pra menos. Uma aplicação correta resulta em grandes benefícios e um desejável salto no mercado competitivo. Agora que você já sabe como aplicar a logística interna em sua empresa, confira também este post incrível e veja que vale a pena fazer um curso de logística!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário