Gestão logística: entenda o que é, conceito e benefícios

7 minutos para ler

Administrar corretamente os processos logísticos pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. Mas, para efetuar uma gestão adequada, é conveniente distinguir o conceito de gestão logística e em que consiste a coordenação das atividades relacionadas a ela.

Descubra a seguir o conceito e os benefícios do gerenciamento da cadeia logística, de modo a manter controle sobre ela e evitar prejuízos e perdas que são comuns nesses processos.

 

O que é a gestão logística

A gestão logística consiste na administração dos fluxos logísticos de sua empresa, aqueles que envolvem as atividades relacionadas à compra de produtos e à produção, armazenamento e distribuição das mercadorias.

Essas operações exigem cuidados especiais do gestor e de sua equipe, podendo trazer economia à empresa se forem conduzidas da forma correta e em conformidade com os princípios mais praticados atualmente. Segundo tais diretrizes, é preciso zelar por uma gestão enxuta da cadeia logística, a fim de evitar desperdícios, aumentar a produtividade e agilizar os resultados aspirados.

O processo de gestão logística vai desde a acumulação de matéria-prima até a entrega da mercadoria ao consumidor final. Quando o planejamento, controle e processos gerenciais em cada etapa da produção, transporte e armazenamento são medidos e aprimorados, o negócio consegue cortar custos e melhorar a satisfação dos clientes, ao entregar produtos mais baratos, mais rapidamente e possivelmente mais frescos.

 

Elementos da gestão logística

  • Escolha dos fornecedores adequados

Na gestão logística, decisões ruins criam vários problemas diferentes. Encomendas atrasadas levam à insatisfação de clientes e vendas perdidas. Parceiros podem deixar sua empresa na mão ou o transporte pode danificar as mercadorias, causando prejuízos com trocas e devoluções.

É importante avaliar constantemente o trabalho dos fornecedores de matéria-prima e transporte, e manter com eles um bom relacionamento para quando o negócio precisar de um serviço extra.

  • Previsão de demanda

Administrar envolve planejar. Quantas unidades a empresa pretende vender no Dia das Mães ou na Black Friday? Uma boa gestão logística faz previsões e toma medidas para abastecer os estoques e garantir que o menor número possível de clientes fique sem comprar o que quer.

Para isso, é preciso não apenas estimar o volume de vendas com muita antecedência, mas também fazer ordens de compra e traçar os cenários de como, quando e onde as mercadorias serão compradas, estocadas e transportadas.

  • Peças de reposição

A ciência da logística nasceu no campo militar, onde existe um conceito chamado “fricção”, que é basicamente tudo o que pode dar errado. A gestão logística inclui as peças necessárias para manter tudo funcionando.

Isso inclui estepes, partes para os veículos que transportam mercadorias, combustível extra, geradores de energia nas instalações, backups das informações, etc. Uma boa administração não apenas corrige problemas, mas ativamente constrói soluções para contorná-los antes que eles surjam.

  • Dados técnicos e documentação

Gestão logística é gestão, e gestão envolve medir. É preciso mensurar todos os dados relevantes, desde o tempo médio de viagem do caminhão entre o armazém e o ponto de venda ao custo do aluguel de cada equipamento. De posse desses dados, a gestão logística pode fazer seu trabalho de enxugar custos e aumentar a eficiência. Os dados técnicos incluem também procedimento de inspeção e calibração, dados de engenharia dos sistemas e peças, e informações sobre os fornecedores.

  • Armazenamento, embalagem e transporte

Essa categoria da gestão logística inclui todos os dados sobre materiais e equipamentos, perenes ou descartáveis — sejam eles relacionados à embalagem, preservação, armazenamento ou transporte das mercadorias. Aqui encontramos os requisitos para a distribuição e as atividades de apoio ao longo do ciclo de vida dos produtos.

Também cabem aqui as informações sobre os modais de transporte — aéreo, ferroviário, rodoviário — e potenciais alternativas. Por exemplo: o que a empresa faria no caso de uma nova greve dos caminhoneiros?

 

Benefícios da gestão logística

  • Projetos customizados

O gerenciamento logístico inteligente possibilita que o gestor institua projetos personalizados, bem direcionados para o cliente, considerando o seu perfil de consumidor, as necessidades e as preferências que revela. Esses projetos podem abranger métodos de armazenamento e distribuição dos produtos, que podem ser feitos de forma imediata sem a necessidade de estocagem (cross-docking).

  • Visão mais ampla de toda a cadeia

Trata-se da “Visão 360º”, a qual permite considerar e acompanhar todas as fases da cadeia de suprimentos, levando em conta desde o processo de armazenagem até a entrega ao cliente. Somente com um amplo panorama o gestor pode desenvolver estratégias mais eficientes de controle e um planejamento bem direcionado. Isso vai impedir gastos desnecessários, sem que comprometa a produtividade e a qualidade final dos serviços e produtos.

Vale salientar que, para usufruir dessa visão mais aberta, o gestor precisa de um bom software de gestão — que integre todos os setores entre si.

  • Agilidade e eficiência

Quando as coisas são mantidas sob constante monitoramento, é possível desenvolver processos mais velozes e, ao mesmo tempo, mais eficientes. Ganha-se em qualidade, além de tempo e produtividade. A gestão logística bem-feita contribui para que sejam identificadas falhas, que são corrigidas imediatamente, e riscos que podem ser evitados ou minimizados.

Mais uma vez, vale destacar a importância da tecnologia para certificar a rapidez na execução das operações e mais eficiência no trabalho.

Monitoramento em tempo real

Munido das ferramentas tecnológicas adequadas, o gestor pode realizar acompanhamento em tempo real de todas as fases e operações de sua cadeia logística. Assim, ele consegue intervir no momento exato para resolver alguma dificuldade, otimizar o trabalho, sugerir uma estratégia eficaz ou substituir um plano já traçado.

O monitoramento em tempo real é extremamente vantajoso tanto para o gestor quanto para os colaboradores envolvidos nos processos de logística, pois eles contam com suporte em tempo integral.

Melhoria nos resultados

Dessa forma, os resultados são incríveis para a organização. Vale considerar que o gestor:

  • reduzir gastos e desperdícios;

  • tem mais integração com a equipe;

  • coordena os trabalhos baseado em informações concretas e precisas;

  • melhora a qualidade do nível de serviço;

  • tem melhor controle sobre a armazenagem e a distribuição dos produtos;

  • tem recursos para desenvolver um planejamento mais eficiente e realista;

  • consegue melhorar sua comunicação e seu relacionamento com fornecedores, colaboradores e, principalmente, com os clientes, que ficam ainda mais satisfeitos com os serviços oferecidos (dessa forma, podemos dizer que a gestão logística contribui bastante para a fidelização).

Gestão logística é o segredo para o negócio sempre cumprir prazos. Como vimos, essa meta é muito importante. Com a transformação digital e o aumento da concorrência, os clientes estão cada vez mais exigentes e querem comprar de forma rápida e conveniente.

A gestão logística ajuda a empresa a não perder prazos. Também evita desperdício de tempo e dinheiro e permite tomar melhores decisões. Mais que uma vantagem competitiva, é um processo necessário para a sobrevivência da empresa.

E você, já efetua uma gestão logística eficiente na empresa em que trabalha? O que pensa sobre a automatização de processos? Deixe seu comentário neste post.

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário