Conheça os principais elementos da rede de suprimentos

7 minutos para ler

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam focar em resultados, custos operacionais adequados e prestação de serviço qualificada. Tudo isso exige estratégias eficientes, que possam proporcionar resultados em alta escala, como a elaboração de uma rede de suprimentos eficiente.

Gerenciar esse fluxo exige a utilização de um conjunto de métodos que possibilitem um excelente desempenho em todos os setores e processos envolvidos.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos quais são os principais elementos envolvidos em uma rede de suprimentos e as vantagens que ela pode oferecer. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

 

Quais os principais elementos da rede de suprimentos?

Estruturar uma rede de suprimentos consistente é uma tarefa que exige muita responsabilidade e conhecimento sobre os processos logísticos da empresa. Confira agora os elementos que compõem toda essa rede.

 

Logística e operações

O velho ditado de que tempo é dinheiro pode ser utilizado com maestria para exemplificar o quão importante é ter um sistema operacional que seja realmente funcional e atenda às necessidades de fornecedores e clientes. Ter informações em tempo real, automatizar processos e operações e, dessa forma, definir uma logística mais eficiente, são elementos fundamentais para construir uma rede de suprimentos que funcione em alto nível.

 

Planejamento e estratégia

Identificar as demandas e a melhor forma de cumpri-las — e, dessa maneira, construir um “modus operandi” que funcione a longo prazo — faz parte da estratégia que visa construir uma rede de suprimentos que possa ser executada com sucesso. Para isso, é preciso ter um planejamento abrangente sobre todas as fases do processo, visando a otimização, a redução de custos e um desempenho empresarial de excelência.

 

Controle de estoque e vendas

Ter um controle de estoque automatizado, que permita o reabastecimento de itens essenciais de forma rápida e segura, bem como a verificação das quantidades adequadas para cada item e a hora certa de comprá-los, possibilita um processo de venda que é altamente benéfico para o cliente em termos de preço e entrega.

 

Tecnologia

Com a necessidade de gerar processos paralelos que se comuniquem, muitas vezes é preciso cruzar dados em tempo real. O uso de tecnologias de gerenciamento e análise (especialmente softwares), é primordial para que se possa atuar de forma consistente e gerar os resultados necessários, bem como identificar os pontos que necessitam de melhoria e otimização.

Levando em conta a complexidade existente em muitos casos — que vão desde a compra da matéria prima, confecção do produto, estoque e venda —, a importância de ter dados pontuais sobre cada uma dessas etapas é fundamental e o uso da tecnologia atua em favor dessa sistemática. Isso porque a utilização de atividades manuais geraria um maior custo financeiro e de tempo, colocando em risco a eficácia e a lucratividade da sua empresa.

Com base nos elementos acima, é possível compreender os itens que permeiam o funcionamento de uma rede de suprimentos e como eles, em conjunto, podem determinar o gerenciamento eficaz dessa cadeia e, assim, se consolidarem como parte fundamental na construção de processos eficientes — e do consequente sucesso empresarial.

 

Quais os benefícios que a rede de suprimentos proporciona?

Que a rede de suprimentos é um procedimento responsável por gerenciar e organizar todos os processos e demandas da empresa, você já sabe. Mas será que isso pode gerar benefícios ao negócio? Confira agora as principais vantagens dessa rede.

 

Produção otimizada

Uma das maiores vantagens de estruturar a sua cadeia de suprimentos de maneira organizada e funcional é que ela otimiza a linha de produção da empresa. Dessa forma, o gestor passa a ter controle e acesso a todos os procedimentos internos e externos, alcançando melhores resultados, além de ofertar uma experiência mais positiva ao cliente, com um produto ou serviço de alta qualidade e dentro do prazo estabelecido.

 

Redução de custos operacionais

Sem dúvida, um dos maiores objetivos de qualquer empreendedor é aumentar a lucratividade por meio da redução de custos logísticos, não é verdade? Porém, esse também é um dos grandes desafios, pois o corte de gastos não deve afetar a produtividade e eficiência do negócio.

Nesse contexto, podemos afirmar que uma das vantagens de dominar a rede de suprimentos é que, ao conhecer todas as etapas de produção, é possível ampliar a perspectiva e visualizar falhas potenciais, gargalos e desperdícios. Dessa forma, a empresa consegue operar em alto desempenho sem desperdiçar recursos, e o cliente é beneficiado com um produto que atende as suas expectativas a um preço competitivo.

 

Diminuição do tempo dos processos

Hoje em dia, uma organização que não é capaz de realizar suas entregas em tempo hábil não é afetada apenas financeiramente: sua reputação e credibilidade também são prejudicadas. O consumidor moderno prioriza a entrega de produtos ou serviços de alta qualidade e exige que o procedimento seja realizado com agilidade. Portanto, acompanhar a rede de suprimentos é uma das melhores estratégias para garantir a satisfação dos clientes.

Uma gestão eficiente dessa cadeia logística reduz o nível de complexidade, aumentando a velocidade em que os processos de produção são realizados. Ou seja, a empresa consegue entregar um produto/serviço dentro dos padrões de qualidade e em menos tempo.

 

Inovação empresarial

Para concluirmos, um dos grandes benefícios que o controle sobre a rede de suprimentos pode oferecer é o notável crescimento da empresa em seu mercado de atuação. Afinal, uma cadeia logística bem estruturada — que proporciona uma visão mais ampla e detalhada do negócio — pode se transformar em uma excelente ferramenta de inovação para o ambiente corporativo. 

Em meio a uma concorrência tão alta, inovar pode ser a melhor forma de agregar valor competitivo ao seu negócio, além de se manter rentável e garantir uma posição de destaque no mercado.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a rede de suprimentos é uma peça-chave indispensável na gestão de uma empresa. Com ela, além de manter os processos logísticos alinhados, o empreendimento usufrui de uma infinidade de benefícios.

O conteúdo sobre quais são os principais elementos da rede de suprimentos foi útil para você? Então que tal assinar a nossa newsletter para receber mais artigos como esse, todas as semanas, e se manter atualizado sobre o mercado?

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe um comentário