Vale a pena fazer um curso de logística?

8 minutos para ler

A área de logística tem crescido cada vez mais e se tornado essencial para a expansão das empresas e participação de mercado. Entretanto, mesmo com a importância dos profissionais de logística, o mercado ainda está escasso de pessoas qualificadas.

O setor logístico possui diversas áreas de atuação, como almoxarifado, gestão de armazéns, frota e outros, e também possui diferentes cursos de capacitação.

Ficou interessado em fazer um curso de logística? Então confira o conteúdo que separamos para esclarecer todas as suas dúvidas e veja se vale a pena fazer logística. 

 

O que faz o profissional de logística?

O profissional de logística é responsável pelos recursos e materiais utilizados dentro de uma organização. Seu papel é controlar o estoque e a armazenagem para garantir que os insumos sejam usados da maneira correta. Além disso, é dever dele planejar a movimentação e a distribuição dos materiais e gerenciar os centros de distribuição.

Em outras palavras, as funções da logística são a organização, planejamento e coordenação das movimentações internas e externas de materiais relacionados à empresa, comunicando-se com fornecedores e clientes para garantir o bom funcionamento das operações.

Ter conhecimento em outras línguas e noções de informática são diferenciais para quem quer crescer na empresa e desenvolver carreira na profissão. Além disso, é importante possuir disponibilidade de horário, flexibilidade e estar acessível para viagens de negócios.

De maneira geral, a atuação dos profissionais de logística se dá em aeroportos, fábricas, empresas de transporte, canais de distribuição, portos, atacadistas e varejistas.

 

Por que fazer um curso de logística?

Como dito anteriormente, a carreira está em alta, pois proporciona o crescimento de um negócio por meio da redução de custos e eficiência dos processos. A área de logística abre um leque de opções de atuação e oferece diversos benefícios.

É possível alcançar o rápido crescimento quando o profissional procura a capacitação e a diferenciação. Como é um setor que ainda está em processo de desenvolvimento, o mercado está carente de pessoas qualificadas para atuar nessa área e isso possibilita a escolha de uma boa organização para se trabalhar.

 

Tipos de cursos

Até agora você conseguiu perceber que vale a pena fazer logística. Os cursos nessa área vão auxiliar você a ter um diferencial competitivo no mercado. Mas qual deles escolher? Veja como os cursos de logística estão divididos e do que cada um se trata:

Bacharelado

O bacharelado tem duração média de 4 anos e equivale ao curso de graduação convencional. As disciplinas envolvem as áreas de ciências exatas, como a estatística, e de ciências sociais aplicadas, como a administração. Essa mescla serve para criar no estudante uma visão sistêmica.

As matérias específicas da logística são muitas: gestão da qualidade, logística internacional, comércio exterior, etc. Se você pretende a formação em bacharel, é interessante que pesquise a abordagem que a faculdade trabalha, pois a grade curricular varia de uma instituição para outra.

Tecnólogo

O tecnólogo equivale-se ao curso de graduação, mas tem duração média inferior ao bacharel, com extensão média de 2 anos. Essa modalidade é direcionada para profissionais que buscam o aprimoramento das técnicas de gestão e das novas ferramentas.

Como explora o desenvolvimento do profissional, as disciplinas têm como finalidade capacitar o estudante a tomar decisões, atingir resultados, oferecer um bom atendimento ao cliente e conhecer os princípios de qualidade.

Técnico

O curso técnico em logística oferece uma formação de nível médio. Sua duração varia de uma instituição para outras, sendo mais comum encontrar cursos de um ano e meio a dois anos de extensão.

Um técnico em logística é capaz de aplicar os principais procedimentos de transporte e armazenamento, executar processos de compras, recebimento e movimentação de produtos, bem como prestar atendimento ao cliente e apoiar a gestão de estoque.

Vale a pena lembrar que, além das principais modalidades de cursos citadas acima, ainda existem os de capacitação que têm durações variadas, mas que oferecem um suporte para o bom desempenho do profissional. Algumas instituições oferecem opções a distância, que são ideais para estudantes que não têm disponibilidade para deslocamento, mas querem obter um diploma.

 

Conheça as vantagens em fazer um curso de logística

Fazer um curso nessa área de atuação realmente abre as portas para o mercado de trabalho. Mas será que existem formas de provar que vale a pena fazer logística? Confira algumas vantagens que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão:

Aquisição de conhecimentos de diversas áreas

Adquirir novos conhecimentos é muito importante para que a pessoa sempre esteja atualizada e competitiva no mercado. Quem faz um curso de logística e depois passa a atuar nessa profissão tem a oportunidade de aquirir conhecimento em diversos setores.

Isso ocorre por que um bom profissional entende plenamente do que faz. Por isso, ele sabe como funciona cada parte do trabalho e tem a capacidade de otimizar os processos da empresa.

Mercado de trabalho amplo

Como já falado neste post, ter uma pessoa com curso de logística é essencial dentro de diversas áreas de uma empresa, como: 

  • almoxarifado, exigindo um controle de estoque (reposição, quantidade, uso, armazenagem, validade dos materiais, etc);
  • gerenciamento de frotas, cuidando do transporte (entrega) dos produtos;
  • armazenamento, ou seja, cuidar do local onde serão guardados os produtos da empresa.

A melhor parte disso tudo é que todas todos os estabelecimentos precisam de pessoas capacitadas para executar essas funções, desde as grandes corporações como as pequenas e médias empresas.

Depois de capacitado, o profissional pode procurar emprego em fábricas, aeroportos, portos, empresas de varejo, empresas de transportes e em muitos outros lugares, afinal, esse processo organizacional é necessário em diversos setores.

Boa remuneração inicial

Outra grande vantagem de fazer um curso de logística é a remuneração inicial que o profissional dessa área recebe. É verdade que o valor vai variar de acordo com o porte da empresa e a experiência que a pessoa contratada possui.

No entanto, comparado com a maioria das profissões, essa área apresenta, em média, um bom salário inicial. Vale a pena lembrar que esse dado também muda de região para região. 

Por isso, converse com pessoas que estão na área e/ou procure nos sites de busca qual é o valor médio para o local onde você pretende atuar e veja como realmente vale a pena fazer logística.

Aumento do seu network

Hoje em dia muito se fala em se ter um bom network. Isso significa que, para continuar se desenvolvendo no mercado, uma pessoa precisa criar uma rede de contatos que se ajuda em momentos de necessidade.

Trabalhar em um local onde, de um jeito ou de outro, todos os envolvidos no processo corporativo precisarão ter algum tipo de acesso é uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas e desenvolver cada vez mais o seu network.

Fica claro que vale a pena fazer logística. Além de poder trabalhar em diversas áreas de atuação você terá vantagens incríveis por ter feito um curso nessa área tão importante e valorizada dentro de uma empresa.

Pronto para investir no seu crescimento profissional? O curso de logística é uma excelente opção, não é mesmo? Então deixe um comentário abaixo nos contando o que você mais gostou nessa profissão!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (55 11) 3796–1755 / 1756
Cel.: (55 11) 96420–1701

Posts relacionados

Deixe um comentário