Automação de pedidos: otimize a logística da sua empresa

por | 27/03/2019

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O processo de vendas é de grande importância para qualquer empresa, envolvendo uma série de procedimentos que vão desde o atendimento ao cliente até a logística de distribuição dos produtos.

Uma falha em uma dessas etapas pode comprometer toda a venda e, inclusive, levar à perda do comprador. Por isso, a automação de pedidos de clientes é um mecanismo que pode facilitar essa cadeia e tornar o trabalho mais eficiente e ágil.

E para falar ainda mais sobre os benefícios que você pode ter com essa automação, listamos, neste artigo, algumas informações que podem ser extremamente favoráveis para as suas práticas internas. Acompanhe o post e conheça a importância de automatizar os pedidos dos clientes da sua empresa!

A automação de pedidos

A ferramenta de automação consiste em estabelecer uma interface capaz de processar todos os pedidos de clientes recebidos pela empresa, bem como gerenciar as saídas. Além disso, melhora o controle de estoques, diminui o tempo gasto pelos funcionários nas rotinas diárias de vendas e reduz as chances de erros que envolvem a troca e a devolução de mercadorias.

Ou seja, trata-se de um sistema que torna eficiente a relação entre empresa, colaboradores, fornecedores e clientes. Isso sem contar a contribuição que a automação de pedidos traz para a redução de custos.

Afinal, o processamento das solicitações de mercadorias é mais rápido e aumenta a produtividade do negócio, além de reduzir erros, fazendo com que a empresa tenha menos gasto nesse setor. Tal eficiência ainda garante o aumento das vendas e da satisfação dos clientes.

A automação de pedidos entre empresas

Se o controle interno de solicitação já é um desafio para as empresas, imagine quando o sistema logístico depende da integração com outras companhias. Quanto mais amplo os processos, mais complicados eles se tornam. Por isso, as tecnologias têm sido desenvolvidas para facilitar esse trabalho e minimizar os erros, levando ao aumento da produtividade e à redução dos custos relacionados à logística.

O Electronic Data Interchange (EDI) é um sistema de integração entre as empresas que estabelece um mecanismo de troca de informações e dados de maneira eletrônica, ou seja, com menos intervenção humana durante o processo. Nesse caso, as chances de erros humanos são minimizadas, pois nada é inserido manualmente. Em um primeiro momento, podemos afirmar que não são lançados dados de maneira errônea ou informações digitadas de forma incorreta.

Os motivos de automatizar os pedidos de clientes

De modo geral, podemos dizer que a automação é uma opção moderna e eficiente para tornar mais dinâmica a rotina do negócio. Com isso, essas ferramentas são as grandes responsáveis pela execução das atividades. A automação de pedidos reúne informações importantes em um mesmo ambiente, facilitando as análises e os processos de vendas. Além disso, a tecnologia é um diferencial competitivo no mercado, que faz com que sua empresa tenha uma reputação melhor perante a concorrência.

As principais maneiras de aplicar a automação são por meio do atendimento e faturamento dos pedidos, da gestão de compras, do controle de estoque, da definição do preço e do controle financeiro no geral. Intervir nesses quesitos, além de permitir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente, torna os processos mais simples de serem realizados.

Os diversos benefícios que a automação traz para a empresa

É possível identificar muitas vantagens ao implementar a automação no seu negócio. Confira algumas delas a seguir!

  • Aumento da produtividade

Ao utilizar essa solução, os dados são lançados mais rapidamente devido à automatização do sistema. Isso, além de gerar a economia de recursos, como mão de obra e papel, faz com que a empresa tenha mais prazo para trabalhar em aspectos de maior relevância, aumentando, consequentemente, a produtividade dos colaboradores.

  • Mais agilidade

A agilidade nos negócios também é ocasionada pela transmissão de informações rotineiras, como nos casos de faturas, notas fiscais, notificações de envio e recebimento e, claro, no despacho de encomendas. Essa agilidade na troca de dados traz benefícios não só para as empresas envolvidas no processo, mas também para os clientes, que passam a ter um nível de informação maior em relação aos seus pedidos.

Eles podem rastrear e acompanhar todo o processo desde o momento em que fazem a solicitação de alguma mercadoria. E, ao final, recebem de maneira cômoda as notas. Existe aí a redução da burocracia comum aos sistemas de vendas.

  • Maior satisfação dos clientes

Uma das vantagens de ter uma ferramenta capaz de automatizar os procedimentos do setor comercial é que ela coleta todas as informações dos clientes, mostrando quais estratégias devem ser usadas e quais produtos são mais relevantes para determinado público. Assim, ao investir nesses sistemas, o processo de venda se torna mais ágil, aumentando a eficiência do atendimento e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

  • Maior redução de custos

A utilização de técnicas que dispensam a execução manual de tarefas, o que permite o aumento de produtividade, reduz consideravelmente os custos da empresa. Isso porque a automação fornece melhor controle sobre as atividades, evita os erros e o retrabalho e aumenta os níveis de qualidade e segurança para o cliente. Além disso, ao automatizar processos, é possível trabalhar com uma equipe mais reduzida, diminuindo, dessa forma, as despesas com o quadro de funcionários.

A melhor ferramenta para automatizar pedidos de clientes

É evidente que a automação de pedidos com um EDI traz mais praticidade a todos que convivem com os sistemas logísticos e os desafios inerentes a esse setor. Porém, diante de tantas opções no mercado competitivo, como escolher a melhor ferramenta para automação de pedidos?

O ideal é buscar um sistema que atenda às necessidades do seu negócio e apresente funcionalidades específicas. Ou seja, um sistema que seja moderno, dinâmico, versátil e que tenha uma equipe altamente qualificada. Nesse caso, podemos destacar a Orbit Logistics — uma empresa fornecedora de soluções de gestão, que auxilia os empreendedores no processo de automação de pedidos de clientes.

Os diferenciais da Orbit Logistics

Depois de conhecer as principais características do processo de automação de pedidos e a importância de otimizar a logística da empresa, chegou a hora de conhecer o nosso diferencial no mercado, que nos torna um dos principais fornecedores internacionais de soluções de gerenciamento.

Esses serviços incluem:

  • medição e captura de produtos embalados, a granel e líquidos;
  • visualização online do seu inventário em tempo real;
  • notificações via Orbit Cloud;
  • implementação de Gestão Eletrônica de Pedidos em sistemas de clientes e/ou fornecedores.

Todas as soluções apresentadas constituem ferramentas para um negócio melhor, com tecnologia inovadora e funcionalidades diferentes da concorrência. Ao fornecer serviços de consultoria profissional, a empresa assegura que as soluções implementadas estejam ajustadas para que funcionem da maneira mais eficiente possível.

Se a sua empresa ainda não utiliza um sistema para a automação de pedidos de clientes, que tal conhecer os nossos serviços? Entre em contato agora mesmo com a Orbit Logistics para descobrir como podemos ajudá-lo a melhorar os resultados do seu negócio.

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

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