Entenda por que mapear a jornada do cliente é tão importante

4 minutos para ler

Muitas empresas estão preocupadas com o sucesso do cliente e que ele realmente alcance os resultados desejados por meio da interação com o seu negócio. Esse processo é fundamental para fidelizar os clientes e mostrar que, além da venda, você quer eles sejam bem-sucedidos com o que você tem a oferecer.

Para ser eficiente ao fazer isso, porém, é importante mapear a jornada do cliente. Mas o que é esse mapeamento? Para saber um pouco mais sobre ele e como você pode implementar essa estratégia na sua empresa, continue lendo o nosso post. Você não vai se arrepender!

 

Entenda o que é mapear a jornada do cliente

Basicamente, significa que você vai dar atenção à história dele com a sua empresa. Você vai conseguir visualizar desde o primeiro contato até o engajamento que vocês fizeram a longo prazo. Algumas coisas que você vai ver são:

  • a prospecção, que acontece quando o cliente pesquisa sobre a sua marca, produtos ou serviços que você tem a oferecer;
  • o contato inicial;
  • a oferta do que sua empresa pode fazer para ajudá-lo a resolver os problemas;
  • a avaliação do cliente;
  • o fechamento do contrato;
  • o pós-venda.

 

Saiba como fazer o mapeamento da jornada do cliente

O primeiro passo para conhecer bem o seu cliente é dar atenção a quem ele é. Isso é mais do que apenas saber qual é o seu público-alvo. Você pode elaborar uma persona — que é a representação fictícia do seu cliente — por meio de pesquisas que mostram quem realmente vai consumir o que você tem a oferecer.

A partir desse momento, você vai saber como fazer a sua campanha de marketing de forma que chame a atenção de pessoas com o perfil certo. Afinal você vai:

  • pensar como o cliente;
  • conseguir analisar em qual canal vai conseguir interagir com o futuro consumidor;
  • ver como os seus produtos são oferecidos e procurar meios de garantir a satisfação dele depois da compra;
  • verificar frequentemente se há maneiras de melhorar o seu mapa da jornada com o cliente.

 

Conheça as principais vantagens em utilizar essa estratégia

Para entender um pouco mais a importância de fazer o mapeamento da jornada do cliente com a sua marca. é importante levar em consideração os benefícios que vai obter por fazer isso. Alguns deles são:

  • entender melhor a interação dos clientes com o negócio, saber o que o motiva a procurar a sua marca e como ele será bem-sucedido com sua empresa;
  • esclarecimento de informações, pois não haverá dúvidas de como é preciso lidar com o cliente e você saberá exatamente como agradá-lo;
  • esforços centrados no cliente, pois, por mais que a qualidade do seu serviço seja importante, o cliente precisa sentir que você se importa com as dores dele.

Como você pode perceber, mapear a jornada do cliente com a sua empresa é fundamental para melhorar a forma como você procura atendê-lo e torná-lo fiel à sua marca. Essa ação vai, além de tudo, ajudar você a conseguir aumentar a sua competitividade no mercado.

E aí, gostou do conteúdo desse post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também adquirirem esse conhecimento!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta