Muitas empresas estão preocupadas com o sucesso do cliente e que ele realmente alcance os resultados desejados por meio da interação com o seu negócio. Esse processo é fundamental para fidelizar os clientes e mostrar que, além da venda, você quer eles sejam bem-sucedidos com o que você tem a oferecer.
Para ser eficiente ao fazer isso, porém, é importante mapear a jornada do cliente. Mas o que é esse mapeamento? Para saber um pouco mais sobre ele e como você pode implementar essa estratégia na sua empresa, continue lendo o nosso post. Você não vai se arrepender!
Entenda o que é mapear a jornada do cliente
Basicamente, significa que você vai dar atenção à história dele com a sua empresa. Você vai conseguir visualizar desde o primeiro contato até o engajamento que vocês fizeram a longo prazo. Algumas coisas que você vai ver são:
- a prospecção, que acontece quando o cliente pesquisa sobre a sua marca, produtos ou serviços que você tem a oferecer;
- o contato inicial;
- a oferta do que sua empresa pode fazer para ajudá-lo a resolver os problemas;
- a avaliação do cliente;
- o fechamento do contrato;
- o pós-venda.
Saiba como fazer o mapeamento da jornada do cliente
O primeiro passo para conhecer bem o seu cliente é dar atenção a quem ele é. Isso é mais do que apenas saber qual é o seu público-alvo. Você pode elaborar uma persona — que é a representação fictícia do seu cliente — por meio de pesquisas que mostram quem realmente vai consumir o que você tem a oferecer.
A partir desse momento, você vai saber como fazer a sua campanha de marketing de forma que chame a atenção de pessoas com o perfil certo. Afinal você vai:
- pensar como o cliente;
- conseguir analisar em qual canal vai conseguir interagir com o futuro consumidor;
- ver como os seus produtos são oferecidos e procurar meios de garantir a satisfação dele depois da compra;
- verificar frequentemente se há maneiras de melhorar o seu mapa da jornada com o cliente.
Conheça as principais vantagens em utilizar essa estratégia
Para entender um pouco mais a importância de fazer o mapeamento da jornada do cliente com a sua marca. é importante levar em consideração os benefícios que vai obter por fazer isso. Alguns deles são:
- entender melhor a interação dos clientes com o negócio, saber o que o motiva a procurar a sua marca e como ele será bem-sucedido com sua empresa;
- esclarecimento de informações, pois não haverá dúvidas de como é preciso lidar com o cliente e você saberá exatamente como agradá-lo;
- esforços centrados no cliente, pois, por mais que a qualidade do seu serviço seja importante, o cliente precisa sentir que você se importa com as dores dele.
Como você pode perceber, mapear a jornada do cliente com a sua empresa é fundamental para melhorar a forma como você procura atendê-lo e torná-lo fiel à sua marca. Essa ação vai, além de tudo, ajudar você a conseguir aumentar a sua competitividade no mercado.
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