Entenda os impactos de Logística Digital nas empresas

por | 16/11/2022

4 minutos para ler

Se você é um leitor assíduo deste blog, irá perceber que estamos sempre falando de uma logística digital, porque não é de hoje que a Orbit Logistic vem abordando a importância da transformação digital no setor.

O tema está em voga, pois tem trazido grandes impactos positivos no setor e acelerado de forma nunca visto antes operações logísticas.

Como essa é uma tendência distante de se findar, precisamos alertar os negócios sobre as vantagens de investir em inovações na sua empresa.

Deixá-los cientes desse fenômeno e claro, indicar os primeiros passos para que você também adote uma logística mais digital no seu negócio.

Leia tudo com atenção!

Por que falamos tanto de logística digital?

Se você é novo no assunto, a forma mais simples de explicar o que é uma logística digital é basicamente utilizar soluções tecnológicas aplicadas nas operações logísticas com o intuito de agilizar e otimizar os processos gerando resultados mais eficientes.

E porque esse assunto tem sido tão falado nos últimos dias?

Podemos trazer 2 respostas para isso.

  • A primeira seria as mudanças no consumo, devido ao crescente uso da internet nas transações comerciais. O e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos anos e expandiu os horizontes do mercado a um nível global, dando muito mais possibilidades aos compradores.
  • E o segundo motivo são as infinitas possibilidades que as soluções tecnológicas, conhecidas da indústria 4.0, têm oferecido aos negócios. Desde economias com a otimização de tempo e recursos, até ao aumento das vendas.

Da mesma forma, podemos mencionar a transparência nos dados e a precisão que aprimora as formas de gestão.

Como a logística digital impacta o setor?

O aumento das vendas online causou uma necessidade enorme de mais velocidade e flexibilidade, e somente com a digitalização é possível entregar esses recursos necessários.

Isso traz um senso de urgência à cadeia de suprimentos para adaptar seus processos tradicionais para uma transformação digital.

Que, por sua vez, ainda anda em passos lentos e enfrenta alguns desafios.

Como por exemplo, os investimentos necessários, nem sempre acessível para pequenas e médias empresas e a mão de obra especializada.

No entanto, há um movimento do mercado para mudar essa realidade e tornar a transformação digital mais alcançável a todos.

Para o setor, a logística digitalizada traz mais vantagens competitivas às empresas. As operações logísticas se tornam mais eficientes, aumentando a qualidade dos serviços.

Sem contar os benefícios de lucratividade, produtividade, agilidade, sofisticação e segurança dos processos. 

Como começar a digitalizar a logística do seu negócio em 6 passos?

  1. Identifique os maiores desafios do seu negócio: Assim, você inicia o processo de digitalização priorizando os seus pontos fracos, reduzindo custos e melhorando a eficiência.
  2. Estabeleça uma meta para a sua digitalização: Você precisa definir o que quer alcançar com os investimentos em tecnologia.
  3. Liste os recursos que você precisa priorizar: De acordo com os desafios da sua empresa, aqui você deve listar as necessidades prioritárias de digitalização. Tenha em mente as soluções que podem trazer maiores benefícios.
  4. Comunique os benefícios de uma logística digital para a sua equipe: Seus colaboradores precisam entender que o recurso digital vai contribuir para uma empresa mais resiliente. Além disso, melhorar a satisfação dos clientes, economizar e ainda contribuir com o meio ambiente.
  5. Integre a sua solução digital com os seus parceiros: Com todos os seus parceiros conectados, as coisas ficarão mais ágeis, facilitando pedidos e até mesmo processos contábeis.
  6. Use a tecnologia a seu favor: Não se trata somente de mais lucros, mas de uma logística inteligente que tem tudo para trazer um novo posicionamento de mercado para o seu negócio.

 

Se você precisar de ajuda nesse processo, entre em contato com a Orbit Logistics.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, então siga a gente no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *