É bem provável que você já tenha escutado o termo, mas se ainda não está familiarizado com o que é logística 4.0, não se preocupe.
Hoje vamos falar mais um pouco sobre esse assunto por aqui, trazendo os conceitos e objetivos da logística 4.0, bem como seus benefícios e desafios.
Confira mais a seguir.
A evolução da logística
Aqui no nosso blog, já explicamos o que é logística 4.0 e como ela anda lado a lado com as transformações da indústria. Leia aqui se ainda não conferiu esse artigo.
Hoje, a indústria está vivendo a sua fase 4.0 e assim, tem estimulado a logística a entrar nesse movimento.
Mas, antes de tudo, como a logística evoluiu para este ponto? Vamos entender um pouco mais analisando seu desenvolvimento:
- Logística 0: Antes da industrialização a logística se resumia no transporte dos produtos do campo para o mercado;
- Logística 1.0: Com a 2a guerra, a logística se especializou na suas necessidades e no desempenho funcional;
- Logística 2.0 e 3.0: Ocorreram nos períodos entre 1960 a 1980, quando a logística estava muito mais preocupada em integrar seus processos internos e buscando ser mais eficiente a fim de atender as necessidades dos clientes.
- Logística 4.0: Se iniciou com o desenvolvimento da tecnologia e internet e buscava ser um diferencial de negócio para a cadeia de suprimentos.
Nesta nova fase, a logística ganhou mais velocidade, eficiência e economia a fim de atender às novas demandas dos consumidores contemporâneos.
O que é logística 4.0 e qual o seu objetivo?
Visto como foi a evolução da logística 4.0, podemos frisar que essa nova etapa chegou primeiramente com os avanços tecnológicos que mudaram o comportamento do consumidor.
O desejo por produtos personalizados, entregas mais rápidas e ao mesmo tempo com preços justos, trouxeram a necessidade de modernização na cadeia de suprimentos para atender esse padrão.
Ainda mais com o crescimento do e-commerce e a globalização, que aumentaram exponencialmente esses tipos de demandas.
Para manterem a competitividade e ainda continuarem nos gostos dos clientes, a logística busca cada vez mais se adequar, aumentando sua conectividade, automação e segurança.
Tudo isso com o objetivo de obter um melhor fluxo nos suprimentos e otimizar processos por meio de recursos inteligentes.
Tecnologias como IoT, Big Data, Business Intelligence, Inteligência Artificial, robótica, são alguns exemplos de soluções que vêm sendo incorporadas na logística 4.0.
Quais os seus desafios e benefícios?
Como toda inovação, a logística 4.0 dentro das empresas tem enfrentado desafios.
Um exemplo, é a falta de mão de obra para lidar com essas tecnologias.
O mercado brasileiro tem enfrentado um déficit entre o número de formandos de TI com os novos postos de trabalho.
Um outro obstáculo, em especial para empresas de porte médio ou pequenas, são os altos investimentos.
Porém, para isso novos formatos de negócios têm surgido para a implementação de soluções tecnológicas.
Contudo, vale lembrar dos resultados otimistas que os benefícios da logística 4.0 têm trazido.
Dentre elas podemos destacar: a visibilidade, a eficiência operacional e tomadas de decisões, redução de erros e desperdícios, e por fim, a agilidade nas operações.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários