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Entenda a importância do bom relacionamento com os clientes

4 minutos para ler

É evidente que o carro chefe de todo empreendimento que trabalha com mercadorias ou serviços é o produto entregue ao cliente. A credibilidade de um negócio normalmente se forma a partir da qualidade que seus produtos oferecem, certo? Mas o que seria de uma empresa com um ótimo trabalho realizado internamente, mas com o trabalho de  relacionamento com os clientes considerado ruim?

Saiba que nem tudo se resume ao produto entregue, pois, mais do que um bem necessário, o cliente, seja ele uma pessoa ou uma outra empresa, está iniciando uma relação com aquela marca e deseja que ela perdure da melhor forma possível. Acompanhe o nosso post e saiba tudo o que envolve essa relação tão necessária ao fortalecimento de qualquer marca em um mercado tão competitivo.

 

Uma questão de confiança

Falar sobre confiança parece clichê quando se trata da relação entre clientes e empresas, mas saiba que se trata de uma das partes mais importantes de um relacionamento no qual as duas partes devem sair ganhando.

Quando o seu cliente se sente importante, se sente plenamente correspondido em todas as suas dúvidas e demais problemas, você acaba por conquistá-lo. Mas saiba que nas relações comerciais não existe o chamado “amor eterno”. Cultivar esta relação é extremamente necessário para o sucesso do empreendimento.

 

Atenção especial ao feedback do cliente

Manter a proximidade com o cliente é fundamental, também, para saber a opinião dele a respeito de sua marca de forma honesta. Uma insatisfação explícita pode acabar se tornando um caso de sucesso ao agir nos pontos citados por este consumidor insatisfeito de forma assertiva, encantando-o com a sua atuação. Outra vantagem é que você desta forma identifica os pontos fortes do seu negócio de forma a mantê-los.

 

Criação de oportunidades

Em um relacionamento estreito com o cliente, oportunidades podem surgir caso você consiga identificar soluções que possam vir a melhorar a vida dele naquele instante. Uma dessas oportunidades que podem surgir, é o upsell. Por exemplo, um cliente possui um artigo de uma linha de produtos mais simples, mas possui ambições maiores do que as soluções que aquele produto tem proporcionado a ele.

Fica clara aí a oportunidade de aumentar a receita conquistada através daquele cliente, oferecendo um produto diferenciado e, por consequência, fazer com que este tenha ainda mais motivos para divulgar sua marca de forma positiva, e caso seja na modalidade B2B, a parceria pode fortalecer-se ainda mais. Se atentando que não basta “empurrar” um produto ao cliente, e sim oferecer uma solução adequada às suas necessidades.

 

A importância da reputação de um negócio

Nos atuais tempos de redes sociais, um cliente bem suportado e satisfeito com o produto que adquiriu, tem muito mais peso na construção na reputação de uma marca do que em outros tempos. Antigamente, as pessoas que possuíam algo de bom a falar de determinada empresa, propagavam estes comentários a um número limitado de pessoas em um círculo de amigos e familiares.

Atualmente, os perfis sociais ou fan pages, possuem normalmente 500 contatos ou mais em suas redes sociais, e a possibilidade de propagação de qualquer informação relativa à sua marca é infinitamente maior, portanto, saiba que construir um bom relacionamento com o cliente, mais do que fidelizar uma pessoa que voltará a adquirir outro produto oferecido por sua empresa, é investir em reputação e na viralização da sua marca.

Lembre-se que o cliente problemático de hoje, pode representar um caso de sucesso a ser eternizado, afinal, as soluções aparecem a partir dos problemas, não é? Aproveite os comentários e compartilhe conosco as suas experiências ou eventuais dúvidas. Participe da conversa.

 

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