Entenda como aplicar Business Intelligence na Logística

4 minutos para ler

O Business Intelligence na logística tem sido uma das soluções buscadas por empresas que querem se manter lucrativas em meio às dificuldades do setor que geram altos custos.

Esta tecnologia revela o porquê de certas falhas em seu desempenho e fornece um novo direcionamento aos gestores, abrindo infinitas possibilidades.

Para melhor entendimento de seus benefícios e onde aplicá-lo, continue a leitura e fique por dentro sobre o que esta solução pode oferecer!   

Entenda o Business Intelligence na Logística e seus benefícios? 

No nosso blog já explicamos sobre o Business Intelligence na logística e o que é esta solução digital. Portanto, veremos aqui a sua aplicação e benefícios para o setor. 

A partir da análise de um grande volume de dados, a inteligência de negócios (BI) converte dados importantes da logística da sua empresa em estatísticas.

Os insights obtidos são usados para aumentar a eficiência e velocidade da cadeia de abastecimento e aprimorar a gestão de estoque.

A seguir, veja os benefícios mais citados entre os usuários desta tecnologia. 

  • Relatórios, análises ou planejamento mais rápidos e precisos;
  • Melhor tomada de decisão e qualidade dos dados;
  • Melhor satisfação dos funcionários e clientes;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Aumento da receita;
  • Redução de custos;
  • Identificação de falhas nos processos e práticas que não geram resultados positivos;
  • Prover estratégias inteligentes com foco em otimizar e simplificar processos. 

Formas de aplicar o Business Intelligence na Logística

Agora que já vimos como funciona e os benefícios do Business Intelligence na logística, segue algumas formas de sua aplicação:

– Otimização de Rotas e Cargas

A inteligência no negócio (BI) pode otimizar rotas e carga útil, reduzindo a quantidade de combustível usado e em consequência as emissões de gás carbônico produzidas.

– Economia de tempo ao inserir dados e fazer relatórios

O Business Intelligence na logística bem configurado, minimiza o tempo gasto na entrada de dados e na execução de cálculos. 

Ainda gera rapidamente relatórios e visualização de dados em um só lugar.

– Elaboração de KPI’s de acordo com a estratégia de negócio

Com essa ferramenta você pode se concentrar nas métricas que realmente importam e assim, melhorar o seu desempenho. 

– Identificação de áreas possíveis para cortar custos

O BI mostra quais áreas do seu negócio é possível economizar. Por exemplo, se tiver um excedente no seu estoque, haverá custos extras em aquisição e também em manutenção. 

– Aumento da produtividade dos funcionários

Ferramentas de BI podem ser aplicadas para monitorar as tarefas e o desempenho geral da sua equipe

Assim, é possível saber onde agilizar os processos e tornar suas operações mais eficientes, aumentando a produtividade de sua força de trabalho.

Estes são alguns exemplos de como é utilizado o Business Intelligence na logística e os benefícios comprovados que esta solução digital tem trazido aos gestores.

Se concentrar menos em elaboração de relatórios e poder se dedicar mais em estratégias baseadas em dados precisos são suas principais vantagens.

A combinação do Business Intelligence com outras tecnologias pode dar um novo direcionamento ao seu negócio.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe uma resposta