Entenda como a tecnologia afetou o processo de compras industriais

6 minutos para ler

A alta competitividade do mercado faz com que o processo de compras industriais seja vital para o bom funcionamento das corporações. Por isso, ele deve ser muito bem organizado.

No entanto, ter um setor de compras organizado não é ter um estoque cheio demais, com materiais que não serão utilizados por um bom tempo. O segredo é ter uma quantidade de estoque suficiente para o dia a dia da empresa; assim, os recursos corporativos não serão desperdiçados.

Fazer todo esse processo é extremamente trabalhoso, por isso, foram desenvolvidas ferramentas tecnológicas que auxiliam todo esse processo e facilitam o trabalho das pessoas envolvidas.

Quer ver como a tecnologia afetou o processo de compras industriais? Continue lendo o nosso post que já você vai entender do assunto!

Automatização de processos

Antes de qualquer coisa, é necessário entender como a automatização de processos afeta as compras industriais. Por isso, verifique em como são os processos do seu departamento de compras. 

Ao fazer essa análise, procure considerar as tarefas que são feitas manualmente e exigem grande concentração do seu pessoal. Se você encontrou muitos processos assim, talvez seja necessário investir em inovações tecnológicas.

A automatização de processos é responsável por fazer com que esses ficarem mais simples, de forma que possam ser executados automaticamente, ou seja, sem a necessidade de uma pessoa ficar conferindo manualmente cada detalhe.

Quer conhecer os benefícios disso? Confira!

Controle eficiente de estoque

Antigamente, para saber o que se tinha ou não no estoque era necessário ter uma pessoa exclusivamente dedicada a fazer esse controle diariamente. 

Ainda assim, era muito fácil acontecerem erros, nos quais passava despercebido algum item e o pedido de compra era feito com mais ou menos do que o necessário para a manutenção da empresa.

Hoje, existem softwares que fazer essa conferência de forma automática. A medida que entra ou sai um produto do estoque, o sistema processa esses dados. 

Ao fazer isso, não é necessário ter uma pessoa só para conferir manualmente o que tem ou não no estoque. Quando for fazer os pedidos de compra, a quantidade necessária de itens pode ser verificada no software.

Segurança nos dados

Esse controle eficiente no estoque também gera uma segurança maior nos dados. A probabilidade de erros é muito menor do que quando a contagem é feita manualmente.

Além disso, é possível consultar os serviços que foram vendidos pela corporação. Isso faz com que você saiba exatamente a quantidade que deve pedir de um material para manter a sua empresa.

O responsável pelas solicitações de compras não tem dúvidas de quanto pedir, em que período tudo isso deverá sair do estoque e quando deverá fazer um novo pedido de compra. 

Agilidade nas compras industriais

Além de conseguir um controle de estoque eficiente e uma grande segurança nos dados do seu departamento, é possível adquirir agilidade na hora de fazer os pedidos.

Pense em como seria complicado ter de ligar para fornecedores a fim de realizar a cotação do preço de cada um dos seus materiais toda vez que fosse fazer os pedidos. A tecnologia permite que você tenha um banco de dados em que conste o preço de todos os seus fornecedores.

Para conseguir orçar sua lista de compras, basta você procurar em seu próprio sistema qual dos seus fornecedores tem o melhor preço e consegue atender o prazo de que a empresa precisa.

Aumento da produtibilidade do pessoal

O desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a área de compras industriais afetou muito mais do que apenas o processo das atividades desse departamento.

A automatização foi apenas um dos resultados benéficos. O outro que vamos citar agora é o aumento da produtibilidade do pessoal. E isso não está apenas relacionado ao seu time de compras. Toda a equipe de uma empresa é beneficiada.

Eles podem produzir com mais eficiência e muito mais segurança. Tudo isso está relacionado a outros fatores que podem ser observados em empresas que investem em tecnologias. Quer saber quais são? Veja!

Tempo de trabalho reduzido

Por meio de um bom compartilhamento do sistema é possível, para qualquer funcionário, verificar a disponibilidade do material necessário para a execução do trabalho. Assim, não é necessário perder tempo, conversar com o responsável pelo estoque, e depois com o responsável pelas compras, para saber se terá ou mesmo quando chegará o material necessário.

Só nesse movimento já é economizado o tempo de 3 pessoas. O primeiro funcionário, responsável pela produção, consegue organizar o seu tempo para atender os prazos de acordo com os materiais disponíveis sem a necessidade de falar com mais ninguém.

Serviços Padronizados

Além de ter o tempo de trabalho reduzido, é possível criar procedimentos operacionais padrões para todos os departamentos da empresa. A execução de um sistema deve ser a mesma para todos os funcionários de uma mesma função.

Por isso, em caso de férias ou a ausência de um funcionário, os demais não terão dificuldades em cobrir o colega de trabalho. A forma de trabalhar será a mesma para todo mundo.

Isso é excelente para o reconhecimento da marca e faz com que os seus serviços tenham sempre a mesma qualidade. As solicitações de compra serão sempre feitas da mesma forma e o contato com o fornecedor será facilitado.

Otimização da rotina de trabalho

Até agora vimos que o uso de tecnologia nas compras industriais proporciona a automatização dos processos e aumenta a produtibilidade de toda a empresa. 

Mas, além disso, é possível otimizar, ou seja, melhorar a rotina de trabalho. O uso de softwares apropriados para a necessidade da sua empresa permite que os gestores tenham maior conhecimento de como está cada coisa.

No processo de compras, o gestor pode acompanhar de perto o que tem sido feito, o que está demorando para apresentar resultados, rastrear onde foi parar cada mercadoria e ainda cobrar a pessoa certa por alguma atividade. Por fazer isso, ele conseguirá ter uma visão ampla do que precisa ser mudado e melhorado.

Fica evidente que a tecnologia afetou de forma positiva o processo de compras industriais. Investir em soluções tecnológicas para a gestão de estoque vai gerar um grande diferencial competitivo na sua corporação, diminuirá a chance de faltar materiais ou até mesmo de desperdiçar recursos por comprar demais.

Gostou de saber como a tecnologia afetou o processo de compras industriais? Quer receber mais conteúdo de qualidade como esse no seu e-mail? Assine já a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário