Entenda a relação do planejamento estratégico e a cadeia de suprimentos

4 minutos para ler

A cadeia de suprimentos é complementar às operações logísticas de uma empresa. A logística consiste na eficiência dos processos relacionados à distribuição dos produtos armazenados. Enquanto a cadeia de suprimentos consiste nos produtos que estão disponíveis para uso.

Para não ter dúvidas pense que a cadeia de suprimentos é referente aos produtos disponíveis, e a logística é responsável por monitorar e tornar viável a distribuição desses itens, seja no mercado ou de forma interna em uma empresa.

Por isso, é preciso usar a logística para ter um planejamento estratégico e a cadeia de suprimentos para completar essa ação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o nosso post!

 

Como gerir o setor de suprimentos de forma estratégica

 

  • Faça o mapeamento de processos

Como todo mundo sabe, nada dentro de uma empresa é perfeito. Por isso, na hora de procurar otimizar a logística da sua instituição, para fazer um planejamento estratégico e ter uma cadeia de suplementos completos é preciso focar em como os processos internos já são feitos.

Assim será possível mapear desde o começo de cada um deles, identificando os pontos fortes (aquilo que você vai manter) e os pontos fracos que serão os seus alvos de melhorias.

 

  • Comunique-se com os fornecedores

Você precisa reconhecer que depende dos seus fornecedores para que o negócio caminhe como o desejado. Por isso, é preciso tratá-los como verdadeiros parceiros do seu empreendimento. A relação estabelecida é algo benéfico para os dois lados.

Sendo assim, procure sempre ter as portas abertas para se comunicar com os fornecedores. Seja claro, direto e eficiente na comunicação. Lembre-se ainda que é necessários negociar os valores para que a compra de insumos seja mais atrativa para a sua empresa.

 

  • Use a tecnologia a seu favor

Fazer todos os processos manualmente não é algo fácil. Procure formas de usar a tecnologia a seu favor. O mercado tem muitas opções de empresas sérias que são responsáveis por apresentar soluções tecnológicas de gestão de estoques. Desenvolver o seu planejamento estratégico e a cadeia de suprimentos pode ser um processo simplificado ao contar com a ajuda dos softwares de gestão voltados para essa área.

 

  • Mensure resultados

Outra ação importante que você deve tomar é a de estabelecer métricas para o desempenho do seu setor. Assim, você vai conseguir acompanhar e mensurar os resultados que obteve a partir das atitudes que tomou.

Lembre-se que trabalhar e não ver um resultado positivo é bastante desanimador. Por isso, tomar essa ação é muito importante para manter a sua equipe motivada. Além disso, por meio dessa ação é possível verificar o que ainda precisa ser otimizado em seus processos internos.

Fica claro que o planejamento estratégico e a cadeia de suprimentos são partes importantes dentro de uma empresa. Ao colocar em prática as dicas que mencionamos, você estará cada dia mais perto de fazer um gerenciamento adequado desse setor, aproveitando todo o potencial da sua empresa dentro do mercado.

Gostou de entender a relação do planejamento estratégico e a cadeia de suprimentos? Que tal conversar com abertamente com uma equipe expert em soluções personalizadas para gerenciamento e monitoramento de processo? Entre em contato conosco!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI — Vendor Managed Inventory e SCM — Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

Posts relacionados

Deixe uma resposta