Entenda a importância de um bom relacionamento com o cliente

4 minutos para ler

Desenvolver um bom relacionamento com o cliente deixou de ser algo desejável para se tornar uma necessidade real no mundo dos negócios. E para ser bem-sucedido nesse caminho, é preciso encarar essa relação como um casamento.

Muito além de manter-se próximo e disponível, é fundamental entender do que seu cliente precisa, muitas vezes prevendo as solicitações antes mesmo de ele falar alguma coisa.

Mas essa tarefa não é tão fácil. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a construir e cultivar um relacionamento melhor com os seus clientes. Quer saber quais são? Confira!

 

Conheça as vantagens de manter um bom relacionamento com o cliente

Antes de começar a tomar medidas para deixar esse relacionamento saudável, você precisa entender como isso será benéfico para o seu negócio.

Por meio dessa atitude, você conseguirá:

Fidelizar os clientes

A fidelização de clientes consiste em tornar os seus serviços e/ou os seus produtos atrativos para o consumidor de forma que ele não pense duas vezes para fazer negócios novamente com você.

Um consumidor bem atendido e com quem você desenvolveu um bom relacionamento tem mais chances de se tornar um cliente fiel.

E para valer ainda mais a pena, saiba que manter clientes é uma estratégia mais barata do que procurar novos.

Incentivar o marketing

O marketing é uma estratégia que tem o objetivo de tornar a sua marca reconhecida e referência no mercado. Por meio dessa ação, é possível melhorar a visão que o consumidor tem a respeito do seu negócio.

Desenvolver um bom relacionamento com os clientes vai aumentar o valor que o seu empreendimento tem para eles. Sendo assim, essa ação é uma excelente forma de trabalhar o seu marketing.

Aumentar as vendas

Como você já pôde perceber: o relacionamento com os clientes vai agregar valor à sua marca e fidelizar consumidores. Esse passo é o que vai ajudar você a aumentar as suas vendas. 

Afinal, você terá verdadeiros parceiros, que indicarão a sua empresa para os colegas e conhecidos, incentivando outros a também se tornarem seus clientes. Ao mesmo tempo, aqueles que já solicitam seus serviços e/ou produtos continuarão a fazer negócios, consequentemente, aumentando cada vez mais as suas vendas.

 

Saiba como ter um bom relacionamento com o cliente

Você já sabe como essa relação pode auxiliá-lo no dia a dia, então não hesite em desenvolvê-la para colher os benefícios.

Os passos básicos para conseguir manter o relacionamento, são:

Conhecer os seus clientes

Entender de verdade o que leva cada um deles a procurar pela sua marca é um ótimo começo. Para isso, converse com o cliente e entenda qual foi a demanda que o levou a te procurar, o que ele espera da parceria, quais as dores do negócio, etc.

O relacionamento, antes de tudo, deve ser humano.

Proporcionar um atendimento personalizado

Não os trate eles forma impessoal, mecânica. Demonstre que você se preocupa com o sucesso do negócio dele e que está atento às suas necessidades.

Para ajudar com isso, um banco de dados atualizado é de grande valia, pois te permite armazenar um grande volume de informações sobre cada cliente.

Investir em marketing de relacionamento

Promova ações diversas para encantar o cliente, como ofertas de serviços, mensagens em datas relevantes, etc. Mesmo que sejam pequenos gestos, como lembrar o cliente de que ele está perto de precisar de um ressuprimento, por exemplo, essa atenção faz a diferença.

Com dedicação e cuidado, é possível desenvolver — e manter — um bom relacionamento com o cliente. À medida que coloca em prática as dicas que mencionamos nesse post, você verá que esse processo vai se tornar cada vez mais fácil dentro da sua empresa, as suas vendas vão aumentar e a sua marca vai ganhar competitividade no mercado.

Gostou de saber a importância do relacionamento com o cliente? Aproveite para aprender também como lidar com clientes insatisfeitos e construa parcerias cada vez melhores!

 

ORBIT Logistics é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de gerenciamento de estoque (VMI – Vendor Managed Inventory e SCM – Supply Chain Management) e aquisição de dados em tempo real.

Nossa empresa, fundada em 2003, fornece um sistema modular para gerenciamento e automação da cadeia de suprimentos, atendendo clientes globais a partir de escritórios em Leverkusen (Alemanha), Atlanta (EUA), São Paulo (Brasil) e Shanghai (China). Uma equipe altamente qualificada, composta por mais de 40 engenheiros e técnicos, oferece soluções “turn key” personalizadas para gestão e monitoramento de processos.

 

Para mais informações:

ORBIT Logistics Brasil
www.orbitlog.com.br
dante@orbitlog.com.br

Tel.: (11) 3796-1755 / 1756
Cel.: (11) 96420-1701

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta