Falar sobre a importância da logística para o e-commerce ainda se faz necessário, pois por mais que os negócios virtuais estejam crescendo exponencialmente nos últimos anos, nem sempre a qualidade de entrega acompanha esse crescimento.
Só para ilustrar, uma pesquisa da ABComm relatou que 61% das lojas virtuais têm problemas com entregas no prazo.
Pensando na qualidade desses serviços como forma de fidelizar o cliente, hoje vamos abordar esse tema.
Falando das peculiaridades da logística para o e-commerce, sua importância e como fazer dessa área, um setor de sucesso para o seu comércio virtual.
Não deixe de conferir!
Quais as peculiaridades da logística para o e-commerce?
Apesar da logística ser essencial para a indústria e varejo, em cada área de negócio ela demanda diferentes cuidados.
Isso não é diferente no caso do e-commerce, onde os processos logísticos têm grande impacto na satisfação do cliente e sucesso da marca.
Como por exemplo, uma pessoa que compra pela internet e recebe seu produto fora do prazo informado e ainda danificado.
Provavelmente, esta pessoa não retornará a comprar da sua loja online, sem contar os prejuízos que você pode acarretar com uma entrega mal sucedida.
Sendo assim, é necessário ter uma atenção maior em aspectos como:
- O controle do estoque, para que haja reposição no tempo certo sem o risco de prejudicar os prazos de entrega.
- Ter um centro de distribuição diversificado, com localizações estratégicas para um frete mais ágil.
- Transporte, estude as opções mais viáveis para o seu tipo de negócio, que garanta qualidade e rapidez na entrega.
- Processamento dos pedidos, como nos itens anteriores, agilidade e eficiência nessa etapa é essencial, bem como uma boa solução tecnológica.
Por que a logística é importante para o e-commerce?
Como visto acima, passar confiança para o cliente habituado a internet é a chave para que seu negócio seja bem sucedido, e é aí que a logística desempenha um importante papel.
Em 1° lugar, uma gestão logística eficiente tem o objetivo de fazer a entrega do produto com sucesso e garantir a redução de custos em seus processos.
Isso significa ser pontual com prazos, garantir a segurança e qualidade do produto, ter galpões equipados que permitam manuseio com agilidade.
E do mesmo modo, contar com uma equipe preparada e bons transportes.
Para facilitar a vida dos varejistas nessa missão, as soluções tecnológicas têm evoluído de forma a descomplicar os processos de integração logísticas.
Além de facilitarem todo o acompanhamento das encomendas, fornecendo mais visibilidade e interação entre os pedidos e transportadoras parceiras.
Como garantir que sua logística seja um sucesso para a sua marca
Faça um bom planejamento
É importante dedicar um tempo na definição e gestão do armazenamento, estoque, escolha dos fornecedores e logística reversa.
Essas etapas precisam ser eficientes para o bom andamento do seu negócio online.
Invista em inovações para a integração logística.
Soluções tecnológicas inovadoras melhoram a experiência do usuário quanto a entrega, fornece mais visibilidade para o varejista e clientes e eleva as taxas de sucesso das entregas.
Além de aumentar a comunicação entre todos os envolvidos no processo.
Aprenda ser mais assertivo nas tomadas decisões
Para isso, escolha bons KPI’s que ajudem a monitorar seu serviço logístico. Alguns exemplos são:
- OTIF (On Time In Full) que está relacionado ao seu desempenho nas entregas;
- OTD (On Time Delivery), parecido com a OTIF, mas que considera a qualidade e as condições da entrega, também essencial para entender se os prazos estão sendo cumpridos.
- E por fim, a OFR (Order Fill Rate) que analisa o tempo médio de recebimento de um pedido.
Muitas outras práticas devem ser avaliadas minuciosamente, mas tendo essa visão principal seu e-commerce tem muito mais chances de conquistar a satisfação dos clientes.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários