Entenda a importância da Inteligência Artificial na Logística

4 minutos para ler

Graças a Inteligência Artificial na Logística, o que antes era conhecido como um setor muito complexo tem ganhado mais praticidade com ganhos exponenciais na gestão. 

É previsto grande crescimento nos serviços de I.A., pois muitas empresas estão estimuladas a adotarem suas aplicações devido aos desafios operacionais trazidos com a pandemia. 

E por estar cada vez mais em alta, vamos abordar a importância da Inteligência Artificial na logística e como ela tem sido aplicada nesta área.

Confira tudo neste artigo! 

Como a Inteligência Artificial tem mudado as empresas?

Em um jeito simples de explicar, Inteligência Artificial (I.A.) é uma inteligência similar à humana, mas operada por softwares.

Previsto como um mercado promissor, os serviços de Inteligência Artificial deverão atingir cerca de US$ 3,39 bilhões em 2025. 

Isso se deve pelo crescimento da procura com a retomada das atividades das empresas após o impacto da covid-19 que trouxe muitos desafios operacionais. 

A Inteligência Artificial tem transformado a forma com que as empresas operam, a exemplo da comunicação com assistentes virtuais, automação de serviços e sistemas de segurança.

E a logística é um dos setores que tem sido extremamente beneficiado com as aplicações de I.A, como veremos nos próximos tópicos. 

Qual a importância da Inteligência Artificial na logística?

A Inteligência Artificial na logística visa sempre a automação de processos longos e a redução de custos. 

Mas os ganhos das empresas que implementaram a I.A. na logística não param por aí! 

Podemos listar uma série aprimoramentos, como os exemplos a seguir:

  • Melhoria na tomada de decisões;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de desperdícios;
  • Espaços otimizados e mais eficientes;
  • Atrasos reduzidos;
  • Diminuição de falha humana;
  • Melhoria na previsão de demanda e pedidos.

Todos esses benefícios fazem uma grande diferença na competitividade da empresa e aumentam a qualidade do gerenciamento e dos produtos.

Como a Inteligência Artificial é aplicada na logística?

A Inteligência Artificial tem transformado a logística de uma forma que não poderíamos mensurar décadas atrás. Conheça algumas das suas aplicações: 

  • Big Data: Tem dado clareza nas previsões realizadas por profissionais de logística e contribuído na medição de desempenho da empresa. 
  • I.A. na Robótica: Na logística os robôs auxiliam na localização de itens, movimentação, classificação e rastreamento de produtos no estoque, aumentando a força de trabalho.  
  • Gestão de armazém: Com o I.A na gestão de armazéns é possível automatizar processos que refletem na comunicação e velocidade. Além da precisão na contagem de itens. 
  • Veículos autônomos: A Inteligência Artificial contribui para que falhas humanas sejam superadas na direção. Com ela o veículo pode prever mudanças e reagir assertivamente.
  • Estradas inteligentes: Já tem sido alvo de investimentos, equipadas com painéis solares e luzes LED, elas melhoram a segurança no trânsito e agilizam as entregas. 
  • Experiência do cliente: A I.A. proporciona a praticidade para recebimento e entrega de itens. 

Visto a modernização das empresas com o uso da Inteligência Artificial na logística, aumentando com isso a competitividade, a pergunta a se fazer é: 

Sua empresa está preparada para implementar essas mudanças?

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário