Graças a Inteligência Artificial na Logística, o que antes era conhecido como um setor muito complexo tem ganhado mais praticidade com ganhos exponenciais na gestão.
É previsto grande crescimento nos serviços de I.A., pois muitas empresas estão estimuladas a adotarem suas aplicações devido aos desafios operacionais trazidos com a pandemia.
E por estar cada vez mais em alta, vamos abordar a importância da Inteligência Artificial na logística e como ela tem sido aplicada nesta área.
Confira tudo neste artigo!
Como a Inteligência Artificial tem mudado as empresas?
Em um jeito simples de explicar, Inteligência Artificial (I.A.) é uma inteligência similar à humana, mas operada por softwares.
Previsto como um mercado promissor, os serviços de Inteligência Artificial deverão atingir cerca de US$ 3,39 bilhões em 2025.
Isso se deve pelo crescimento da procura com a retomada das atividades das empresas após o impacto da covid-19 que trouxe muitos desafios operacionais.
A Inteligência Artificial tem transformado a forma com que as empresas operam, a exemplo da comunicação com assistentes virtuais, automação de serviços e sistemas de segurança.
E a logística é um dos setores que tem sido extremamente beneficiado com as aplicações de I.A, como veremos nos próximos tópicos.
Qual a importância da Inteligência Artificial na logística?
A Inteligência Artificial na logística visa sempre a automação de processos longos e a redução de custos.
Mas os ganhos das empresas que implementaram a I.A. na logística não param por aí!
Podemos listar uma série aprimoramentos, como os exemplos a seguir:
- Melhoria na tomada de decisões;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição de desperdícios;
- Espaços otimizados e mais eficientes;
- Atrasos reduzidos;
- Diminuição de falha humana;
- Melhoria na previsão de demanda e pedidos.
Todos esses benefícios fazem uma grande diferença na competitividade da empresa e aumentam a qualidade do gerenciamento e dos produtos.
Como a Inteligência Artificial é aplicada na logística?
A Inteligência Artificial tem transformado a logística de uma forma que não poderíamos mensurar décadas atrás. Conheça algumas das suas aplicações:
- Big Data: Tem dado clareza nas previsões realizadas por profissionais de logística e contribuído na medição de desempenho da empresa.
- I.A. na Robótica: Na logística os robôs auxiliam na localização de itens, movimentação, classificação e rastreamento de produtos no estoque, aumentando a força de trabalho.
- Gestão de armazém: Com o I.A na gestão de armazéns é possível automatizar processos que refletem na comunicação e velocidade. Além da precisão na contagem de itens.
- Veículos autônomos: A Inteligência Artificial contribui para que falhas humanas sejam superadas na direção. Com ela o veículo pode prever mudanças e reagir assertivamente.
- Estradas inteligentes: Já tem sido alvo de investimentos, equipadas com painéis solares e luzes LED, elas melhoram a segurança no trânsito e agilizam as entregas.
- Experiência do cliente: A I.A. proporciona a praticidade para recebimento e entrega de itens.
Visto a modernização das empresas com o uso da Inteligência Artificial na logística, aumentando com isso a competitividade, a pergunta a se fazer é:
Sua empresa está preparada para implementar essas mudanças?
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários