A digitalização na logística tem causado uma revolução tanto na forma das empresas gerenciarem sua distribuição quanto nas expectativas dos clientes.
É fato que empresas que não passarem por esse processo em pouco tempo serão arcaicas no mercado e prejudicadas em seus negócios.
Empresas e profissionais precisam entender que a digitalização é uma urgência necessária, tema do nosso artigo de hoje.
Veja se sua empresa está preparada para passar por esse processo.
Boa leitura!
Porque a digitalização na logística é tão importante nas empresas?
Uma empresa madura em seu processo de digitalização na logística é aquela que inova de ponta a ponta com tecnologias que otimizam a distribuição de seus produtos.
A consequência é um aumento exponencial em sua capacidade de entrega em tempo mínimo, sem contar a melhora na visibilidade em todas as atividades.
No entanto, os profissionais da área devem familiarizar-se com as soluções digitais na gestão da logística, para assim extrair o máximo de seu potencial.
Atualmente são poucas empresas com foco de investimento em estratégias digitais.
Conforme estudo da McKinsey, a média de digitalização é de 43% nas empresas e apenas 2% dos executivos apresentam essa intenção.
Ainda que especialistas afirmem que em 2 anos as empresas podem desfrutar do retorno financeiro e outros benefícios que veremos no próximo tópico.
O que a digitalização pode fazer para facilitar a gestão logística da sua empresa?
Os benefícios da digitalização na logística atingem clientes, fornecedores e funcionários que obtêm agilidade, otimização e visibilidade em cada etapa desta área.
Os principais fatores são:
Transparência e visibilidade
A Internet das coisas (IoT), blockchain, nuvem e big data, permitem monitorar itens, equipamentos e detectar problemas.
Elas aumentam a visibilidade da movimentação de produtos na cadeia logística e trazem transparência no compartilhamento de informações entre empresas, parceiros e clientes.
Tempo
As novas soluções oferecem uma base de dados em tempo real que agiliza o processo de decisões dos gestores.
Armazéns e centros de distribuições também se beneficiam com equipamentos e maquinários que fazem o serviço pesado, com menos riscos e em menos tempo.
Padronização e personalização
A automação permite padronizar as atividades mais repetitivas e com isso garantir a qualidade de produtos.
Ao mesmo tempo é possível personalizar a produção conforme a necessidade dos clientes e mudanças nas demandas.
Competitividade
As facilidades trazidas com a digitalização como o acesso a informações, otimização, produtividade, aumento da capacidade de produção resultam em vantagens competitivas.
Benefícios sociais
Não só empresas e clientes se beneficiam com a digitalização na logística, mas o meio ambiente e a sociedade também agradecem.
Estima-se que até 2025 soluções digitais podem reduzir até 12% das emissões de carbono na logística, além de evitar acidentes e aliviar o trânsito.
São muitas as vantagens da digitalização na logística, desde diminuição de erros, agilidade, produtividade e maiores lucros para empresas.
Entender dados e como tirar melhor proveito do tempo extra que a digitalização proporciona são essenciais para este processo ser realmente proveitoso.
Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!
0 comentários