Digitalização na Logística: entenda a urgência para sua empresa ser mais competitiva

4 minutos para ler

A digitalização na logística tem causado uma revolução tanto na forma das empresas gerenciarem sua distribuição quanto nas expectativas dos clientes.

É fato que empresas que não passarem por esse processo em pouco tempo serão arcaicas no mercado e prejudicadas em seus negócios. 

Empresas e profissionais precisam entender que a digitalização é uma urgência necessária, tema do nosso artigo de hoje. 

Veja se sua empresa está preparada para passar por esse processo.

Boa leitura!

Porque a digitalização na logística é tão importante nas empresas? 

Uma empresa madura em seu processo de digitalização na logística é aquela que inova de ponta a ponta com tecnologias que otimizam a distribuição de seus produtos. 

A consequência é um aumento exponencial em sua capacidade de entrega em tempo mínimo, sem contar a melhora na visibilidade em todas as atividades. 

No entanto, os profissionais da área devem familiarizar-se com as soluções digitais na gestão da logística, para assim extrair o máximo de seu potencial.  

Atualmente são poucas empresas com foco de investimento em estratégias digitais.

Conforme estudo da McKinsey, a média de digitalização é de 43% nas empresas e apenas 2% dos executivos apresentam essa intenção.

Ainda que especialistas afirmem que em 2 anos as empresas podem desfrutar do retorno financeiro e outros benefícios que veremos no próximo tópico. 

O que a digitalização pode fazer para facilitar a gestão logística da sua empresa?

Os benefícios da digitalização na logística atingem clientes, fornecedores e funcionários que obtêm agilidade, otimização e visibilidade em cada etapa desta área. 

Os principais fatores são:   

Transparência e visibilidade

A Internet das coisas (IoT), blockchain, nuvem e big data, permitem monitorar itens, equipamentos e detectar problemas.

Elas aumentam a visibilidade da movimentação de produtos na cadeia logística e trazem transparência no compartilhamento de informações entre empresas, parceiros e clientes.

Tempo

As novas soluções oferecem uma base de dados em tempo real que agiliza o processo de decisões dos gestores.

Armazéns e centros de distribuições também se beneficiam com equipamentos e maquinários que fazem o serviço pesado, com menos riscos e em menos tempo. 

Padronização e personalização

A automação permite padronizar as atividades mais repetitivas e com isso garantir a qualidade de produtos.

Ao mesmo tempo é possível personalizar a produção conforme a necessidade dos clientes e mudanças nas demandas.

Competitividade

As facilidades trazidas com a digitalização como o acesso a informações, otimização, produtividade, aumento da capacidade de produção resultam em vantagens competitivas.

Benefícios sociais

Não só empresas e clientes se beneficiam com a digitalização na logística, mas o meio ambiente e a sociedade também agradecem. 

Estima-se que até 2025 soluções digitais podem reduzir até 12% das emissões de carbono na logística, além de evitar acidentes e aliviar o trânsito.

São muitas as vantagens da digitalização na logística, desde diminuição de erros, agilidade, produtividade e maiores lucros para empresas.

Entender dados e como tirar melhor proveito do tempo extra que a digitalização proporciona são essenciais para este processo ser realmente proveitoso.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário