Desculpas para não automatizar. Agora você não tem mais! 

4 minutos para ler

Já parou para pensar se os seus motivos para não automatizar são, na verdade, desculpas? 

Ok, há razões compreensíveis para que empresas de logísticas hesitem em investir em automação. 

A Mckinsey estima que até 2025, empresas investirão mais lentamente na automação de seus armazéns, cerca de 3 a 5%.

Mas a pergunta que fica é: até quando sua empresa seguirá sem automação?

Bom, de qualquer forma, enquanto sua empresa pensa, outras estão inovando

E para avaliar se realmente você tem bons motivos, dê uma olhada nas desculpas que listamos aqui e veja se o seu motivo não está entre elas. 

Desculpa n° 1: A clássica: O investimento é muito alto

Muitas vezes esta resposta está ligada ao fato das empresas de logística precisarem baixar muito os seus custos para atender a demanda crescente de entregas rápidas e baratas.

No entanto, investir em passos lentos também é prejudicial ao negócio e pode levar a um estado de inércia, o que é ruim para uma área que já enfrenta uma grande concorrência. 

Uma solução para este problema é usar a estratégia de alguns grandes players e começar automatizar aos poucos, em áreas mais estratégicas para empresa. 

Vale lembrar que a média para que este custo seja pago é de 3 a 5 anos, por outro lado os equipamentos e softwares para automação são de longa duração. 

E conforme a empresa vai avançando, comece a expandir a automação para outras áreas. Logo sua empresa verá os retornos sobre o investimento.

Desculpa n° 2: Implementar automação é muito demorado

Realmente o tempo de implementação consome um tempo, mas nada que não possa ser contornado com um planejamento prévio. 

Assim, a empresa não precisa parar suas atividades fundamentais enquanto caminha para modernizar alguns setores. 

Considere também que mesmo que haja num curto período uma diminuição das operações em prol disso, assim que implementado, gestores e equipe desfrutarão de tempo de sobra.

Desculpa n° 3: É um processo muito complexo

Depende. Em casos de um novo sistema, se a empresa utiliza um sistema manual ou semiautomático, é bem provável que haverá muitos dados acumulados para migrar.  

Isso vai exigir um preparo prévio para a implantação da automação.

Agora se a empresa já usa uma solução WMS, essa integração pode ser mais tranquila.

Desculpa n° 4: Não temos profissionais disponíveis para acompanhar isso, estão todos muito ocupados

Ter uma equipe saturada não é bom para a saúde do seu negócio. É certo que com todos ocupados se tenha menos tempo para táticas e muito stress. 

Neste caso, automatizar tarefas do cotidiano irá facilitar a vida de seus funcionários, que enfim, poderão lidar com menos erros e serem mais produtivos.   

Após essa fase de começar com tarefas rotineiras, outras áreas essenciais são os hubs logísticos e o picking, para otimização de espaços e agilidade na separação e movimentação de produtos. 

Por fim, especialistas sugerem que até 2030, devido ao avanço da Inteligência Artificial, muitas operações logísticas serão automatizadas. 

Então, está claro que automatizar será, em um futuro não muito distante, a saída mais viável para lidar com muitos desafios que o setor logístico enfrenta.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos sobre o gerenciamento de processos logísticos, siga as nossas páginas no Facebook e no Linkedin para manter-se atualizado sobre as principais novidades do setor!

Posts relacionados

Deixe um comentário